segunda-feira, 7 de março de 2011

Pessoas ansiosas comem rápido e prejudicam digestão

Nossa digestão começa pela mastigação, devemos aprender a mastigar bem os alimentos, na macrobiótica, que é uma filosofia da alimentação natural onde pregam a longevidade, dizem que devemos mastigar umas 30 vezes antes de engolir, até transformar o alimento numa pasta....envolver o bolo alimentar com a saliva que irá ajudar a futura ação das enzimas que ajudam na digestão.

Quando comemos com calma damos tempo para o organismo absorver os nutrientes. Mas se observarmos nossa mastigação veremos que não chegamos nem perto disso, e os ansiosos, pior ainda.

Algumas pessoas comem muito, compulsivamente sem sequer saborear o gosto do alimento.

Quem come rápido, ao fim da refeição, sente-se empanturrado, aquela sensação de estufamento. Nosso estômago leva cerca de 20 minutos após estar saciado para nos dar o aviso de que "não quer mais comer", por isso quem come muito rápido, não presta atenção nos alimentos que ingere, come mais e tem uma tendência maior de engordar.

Todo hábito compulsivo é rápido. Comer rápido sem respirar, engolindo quase tudo inteiro, o organismo não tem como assimilar adequadamente o que se ingere e a consequência disso é o acúmulo de gordura.

Outro hábito nocivo dos ansiosos é que muitas vezes mastigam chicletes durante horas, essa mastigação estimula a produção das enzimas digestivas, mas como não há alimentos para digerir, esse excesso de ácido pode começar a corroer a mucosa do estômago criando uma úlcera.
"A pessoa que come por compulsão não dá tempo de sentir saciedade, justamente porque mal mastiga já engole".
Aprenda a degustar
Comer com calma e mastigando bem os alimentos, percebendo os sabores, isso é saudável. É na superfície da língua que existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os cinco sabores: doce, azedo, picante, salgado e amargo. Depois de engolir acaba o prazer.

A pessoa que come por compulsão não dá tempo de sentir saciedade, justamente porque mal mastiga já engole, come um pacote inteiro de bolacha num segundo e depois se sente culpada por ter cometido esse ato de autodestruição.

Com o fumante também acontece isso, ele fuma sempre com pressa ou com a atenção em outros afazeres e assim não sente o gosto do cigarro e acaba fumando muito mais.

É comum pessoas ansiosas relatarem que fumam três maços de cigarros por dia. Essa semana uma cliente me disse que não fumava durante o dia todo, mas quando chegava em casa fumava um maço inteirinho.

Ansiedade de novo, compulsão e intoxicação do corpo. Como uma pessoa quer viver bem se não percebe o quanto está se agredindo.

Entenda a digestão
Esse bolo alimentar passa pela faringe, e se desloca por um tubo alongado chamado esôfago.

O alimento é empurrado pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contrações musculares. Quem come rápido e é ansioso tem uma tendência a ter esofagite que é uma inflamação da mucosa do esôfago causada, na maioria das vezes, por refluxo de ácidos.

A mucosa do esôfago não está preparada para receber esse conteúdo extremamente ácido como o suco gástrico. O excesso de ácido no seu estômago pode estar voltando pelo esôfago, o chamado refluxo, e quando isso acontece, e normalmente é à noite, é comum pessoas acordarem com muita azia e sentido esse ácido voltando na boca.

O absurdo é que tem pessoas que ao invés de cuidar do problema, usam almofadas anti-refluxo, rs. Tem muita gente que passa uma vida inteira assim, remediando os problemas, e quando chega ao final da vida quer ter saúde, se espanta quando aparece uma doença grave. Eu sempre falo ou você cuida da saúde ou depois corre atrás da doença.  
"Quem come rápido e é ansioso tem uma tendência a ter esofagite que é uma inflamação da mucosa do esôfago causada por refluxo de ácidos".
Veja o que piora o refluxo
Fumar e tomar café contribui de forma importante para a irritação no estômago e devem ser evitados. Cuidado com frutas e sucos ácidos, tais como de tomate, laranja, abacaxi.

Tem gente que come o abacaxi e logo depois aparecem aftas na boca. Isso é um alerta do excesso de acidez estomacal. Laringite, gengivite e problemas dentários ocorrem, em alguns casos, devido à ação direta do ácido do refluxo, principalmente o mau hálito.

E não adianta escovar os dentes, nem usar enxaguantes bucais se o seu estômago está completamente ácido, esse hálito está relacionado a essa digestão.

Do estômago para o intestino
No final do esôfago encontra-se o estômago, onde começa a transformação das proteínas e gorduras.

Tudo o que está no seu estômago é misturado com as enzimas, que processam o alimento, não temos dentes no estômago, por isso quem não mastigou direito vai ter que produzir mais ácidos para conseguir digerir.

Esta mistura passa do estômago para os intestinos, onde os nutrientes são absolvidos pela corrente sanguínea. Os nutrientes que são as vitaminas, os minerais e as proteínas são transportados pelo seu corpo para as células onde serão utilizados ou armazenados. As substâncias dos alimentos que não são absorvidos serão eliminadas pelo intestino. 

Minha Vida

14 comentários:

  1. Ixiii amiga eu me policio muito com isso pq se deixar como em 5 minutos mesmooooo, sou ansiosa com tudo e quero fazer tudo rápido, oi? pra que? Então se não sentar e pensar pra comer já viu? Ai ai... péssima mesmo rsrs!!!

    Bjusss e ótima segunda =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Magrela linda!
    Ótimas dicas!


    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oiee..é vdd, comer devagar além dos beneficios, da pra saborear os alimentos, se não a gente e nem sabe o que comeu rsrs
    bjosss

    ResponderExcluir
  4. adorei adorei!
    aprendi esse processo de mastigação com meu endócrino. Eu sou muito ansiosa e sempre mastiguei muito rápido. Já posso sentir a diferença de comer devagar, me sinto mais satisfeita ao longo do dia e não me sinto muito cheia depois que como.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tenho me policiado muito qto a isto, as vezes na empresa meus companheiros saem antes de mim kkkk coisa que antes eu não fazia, morrendo de vontade de sair logo do refeitório para aproveitar o pouco tempo de almoço.Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu como rápido demais! Tento melhorar, já melhorei um pouco, mas sei que ainda estou longe do ideal. Vou tentar mais esse ato de respeito com o meu corpo, rs.
    Ótima segunda!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. euzinhaa rs rs adorei o post. Preciso conseguir comer devagar, mastigar com calma. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oie querida,

    Eu tento bastante cuidar da minha mastigação, pq com certeza é fundamental.
    Eu pego no pé muito é do meu marido e da minha filha que comem tudo no vapt e vupt e já falei com eles que é por isso é que repetem tanta comida,não dão tempo pro cérebro assimilar a comida e dizer que está cheio!!
    Mais um dia eles aprendem!!

    beijos e boa segunda

    ResponderExcluir
  9. Oi Rõ !
    Bom dia !
    Sabe que eu me vi em algumas situações aí rsrs !
    Preciso aprender muuuito ainda !
    beijinhos adorei o post !

    ResponderExcluir
  10. Oieee amiga, tudo bem? Tentando manter na linha, mas eh dificil. E vc? Firme? heheh. Bjoks flor

    ResponderExcluir
  11. Excelente post. Sou super ansiosa. As vezes como andando e fazendo coisas para não "perder" tempo. Aff, faço tudo errado.

    ResponderExcluir
  12. Menina preciso melhorar nisso viu, sempre fui ansiosa, para mim tudo é pra ontem, mas já observei que as poucas vezes que me preocupei em comer de vagar e mastigar bem, eu comi menos!
    Otimo post, bjokas e uma linda semana

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro.
    Excelente dicas.

    Bj grande e ótimo feriado p vc.

    ResponderExcluir
  14. Menina...
    Como é bom ter uma amiga blogueira que nos traz informações tão preciosas.
    Aprendi a comer mas ainda não aprendi a mastigar corretamente, começarei hoje a mastigar mais e melhor.
    Bjkas e um dia abençoado

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...