terça-feira, 1 de março de 2011

Encontre as falhas na sua dieta, aprenda novos hábitos e perca peso de vez



Quase todo mundo, corredor ou não, deseja perder alguns quilinhos. Seja para ficar mais saudável, em forma ou mais rápido nas pistas. Mas alguns obstáculos à sua meta de peso, como coxinha e batata frita, insistem em permanecer no caminho. Eles são os mais nítidos, mas não os únicos. Alguns hábitos que muitas vezes passam despercebidos costumam sabotar a dieta, diz Lisa Dorfman, diretora de nutrição e desempenho em medicina esportiva da Universidade de Miami. Conheça algumas dessas armadilhas nutricionais – como ignorar os rótulos dos alimentos e comer distraído – e adquira uma nova rotina que colocará suas metas de perda de peso e de corrida no caminho certo.
Falha na dieta - CAFÉS ESPECIAIS
Em uma pesquisa realizada em 2008 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), foi constatado o aumento de 42% em relação a 2007 no número de consumidores de café fora de casa, incluindo expressos, cappuccinos e cafés especiais (mocaccinos, cafés com chocolate e chantilly etc.) no Brasil. Algumas dessas bebidas à base de café mais elaboradas, como os mocaccinos, são bastante calóricas: dependendo da porção, possuem mais de 200 Kcal.
NOVA ROTINA --> Uma alternativa aos "cafés invocados" seria o café simples, que quantidade insignificante de calorias (7 por xícara) e pode ser adoçado com adoçantes artificiais ou com açúcar em pequena quantidade (pois uma colher de chá cheia tem 20 calorias). "Outra alternativa são os chás como o verde, o branco, o de erva doce, o de camomila. Segundo alguns estudos, antioxidantes presentes no chá verde reduziriam o risco de doenças do coração e aumentariam o gasto energético corporal", afirma Maria Gandini, nutricionista pela USP.


Falha na dieta - POUCA ÁGUA
Os corredores sabem que precisam se hidratar antes de um treino, mas muitos não imaginam que deveriam beber antes de sentar para comer. Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que bebem dois copos de 250 ml de água antes das refeições perdem mais peso do que as que não bebem nada. "É o fator plenitude", diz Dorfman. "Você come menos porque seu estômago parece estar cheio", o que ajuda a diminuir a ingestão calórica e estimula a perda de peso.
NOVA ROTINA --> Antes das refeições, beba um ou dois copos de água ou uma xícara de chá. Uma tigela de sopa terá efeito semelhante, explica Dorfman. Faça o mesmo antes de chegar ao lanche da tarde. "Corredores costumam confundir fome com sede", afirma Dorfman. Portanto, beber água pode resolver o seu problema.
Falha na dieta - MUITA CARNE
Um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as dietas de mais de 300 000 adultos e descobriu que, no período de cinco anos, quem comeu mais carne ganhou mais peso (cerca de 1,8 kg extra) do que quem comeu menos carne. "A carne é uma fonte muito importante de proteína e de ferro", diz a nutricionista esportiva Deborah Shulman. "O problema é que comemos carne demais e no lugar dos vegetais."
NOVA ROTINA --> Se está tentando perder peso, "uma dieta à base de verduras e legumes, com pouca carne, é melhor", diz Shulman. "Frutas, verduras, cereais integrais e grãos têm menos calorias por grama." Ela sugere adotar a carne como um ingrediente entre vários, preparando, por exemplo, refogados de camarão com legumes e curry de frango com arroz.

Falha na dieta - IGNORAR OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS
As tabelas nutricionais e as listas de ingredientes dos alimentos industrializados nos ajudam a ter consciência do que estamos ingerindo, explica Shulman. De fato, um estudo publicado recentemente no periódico The Journal of Consumer Affairs descobriu que adultos que leem os rótulos nutricionais têm maior probabilidade de perder peso do que os que não leem.
NOVA ROTINA --> Ao ler a tabela nutricional, concentre-se nos nutrientes que devem ser limitados, como calorias, gorduras ruins e sódio, e olhe os ingredientes. "Se você quer um pão integral, mas o primeiro ingrediente é a 'farinha de trigo', significa que mais da metade da farinha é de grãos processados e não integrais", diz Shulman. E lembre-se de verificar os tamanhos das porções, que geralmente são menores do que as que realmente comemos.
Falha na dieta - COMER DISTRAÍDO
Ao comer e executar outra tarefa ao mesmo tempo, fica mais difícil controlar a ingestão de calorias. "É como ler na esteira", afirma Dorfman. "Você não faz nenhuma das coisas bem." Ela observa que, comendo mais rápido, leva-se a um consumo excessivo de calorias e ganho de peso.
NOVA ROTINA --> Desligue a TV, deixe o jornal de lado e concentre-se no seu prato. “É importante ter um local específico para comer”, explica Dorfman. “Ponha a mesa onde estiver e acabe com as distrações.” Se você costuma comer na mesa de trabalho, pare de espiar os e-mails em meio às garfadas. Se estiver em casa, não coma no sofá – sente-se à mesa. Faça da refeição um evento, e aproveite-a.
COMER DEMAIS DEPOIS DO EXERCÍCIO

Os corredores sabem que precisam reabastecer depois de um treino, mas geralmente superestimam quantas calorias queimaram, o que os leva a comer demais. "Se for um treino leve de até 45 minutos", diz Dorfman, "100 calorias são suficientes para a recuperação." 
Revista Runner's

16 comentários:

  1. Ótimas dicas!!! Amei..quero virar uma corredoraaaa!!! bjim

    ResponderExcluir
  2. Gostei...só a parte do rótulo que é meio complicado para leigos, avaliar porções, ingredientes, etc.
    hehehe
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Dicas ótimas tanto apra corredoras como para quem corre atrás de perder peso mesmo...Eu adorei ler sobre o café Eu amo cafá mas raramente tomo especiais, mas uma coisa que não largo mão é do açucar sei que é um erro grande para quem quer emagrecer mas o meu paladar não aguenta adoçante sempre tomei mas agora não mais... beijos e tenhas um ótimo dia

    ResponderExcluir
  4. Oiii...

    Tô impressionada com o que vc ta fazendo pelas meninas elas estao emagrecendo muito e estao mto felizes, e logo eu fico feliz por vc e por elas tbm.
    Tenho uma seguidora que nao tem blog e tem trocado e-mail comigo, acho que vou indicar vc pra ela, ela ta depressiva, ja procurou medicos ta com tudo alterado nos exames e a nutri que ela foi simplismente imprimiu uma dieta, e ela esta super desanimada, se vc quiser me passar um e-mail pra falar como funciona a consultoria ai eu passo pra ela, quem sabe ela nao resolve fazer.

    Beijos e parabens pelo sucesso nas consultorias.


    beijos ge

    ResponderExcluir
  5. OI LINDA,COMO SEMPRE VC TEM OTIMAS DICAS.PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELO DE SUCESSO.BJINHOS SUPER CARINHOSOS,TENHA UMA OTIMA TERÇA.

    ResponderExcluir
  6. oi ro alimntação fundamental, ate a carne em excesso engorda e agua de menos não ajuda, adorei o post
    beijokas

    ResponderExcluir
  7. Rô,me metendo no comentário da Gê...eu super te indico para todo mundo...
    te ter como consultora não tem preço!
    minha querida Diva!

    ResponderExcluir
  8. Um beiju, Flor!

    e tenha uma terça feira de muita luz*

    Enfim, Março chegou!!!

    ResponderExcluir
  9. Não posso comentar sobre esses erros pq o espaço seria pouco. Eu cometo praticamente TODOS eles! Preciso urgente mudar esses hábitos. Muito obrigada pelas dicas!
    Ótima terça e vamos twittar! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. oi ro!!!
    adorei a dica de hooje, seus posts sempre me ajudam!!!
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  11. Dois copos de água antes da refeição. Anotado!

    Beijão moça!

    ResponderExcluir
  12. Menina, tem tudo haver, adotei o café fora de casa em minha vida desde q passei a não tomar em casa... amo cafés diferentes e tenho mania de experimentar novos, hj mesmo tomei um enooooorme... Vou repensar isso. E eu só como distraída, aliás, sou distrída por natureza. Outra coisa a rever em minha vida. Bjks

    ResponderExcluir
  13. Oieee amiga, preciso rever mesmo minha R.A. viiiu... Pouca água, menos ainda de A.F.... preciso voltar com tudo, com força total.
    Obrigado pelo chacolhão ontem no twitter... não vou participar do desafio pq sei q vou "furar", nao vou conseguir postar sempre, mas estarei aqui lendo vc todos os dias e seguindo suas dicas!

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi querida!!!
    obrigada pelo carinho de sempre!!!
    Eu sei tudo que tenho que fazer, e faço tudo errado.. a nemmm!!!...
    bjssss

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rô
    preciso encontrar motivação,
    adoro lê seus textos, mas ainda dá dificíl um recomeço, tenho ensaiado,mas...então, amiga tenha uma boa noite,beijos.

    ResponderExcluir