Pular para o conteúdo principal

Dicas para Secar os últimos quilos


Perder peso por meio da prática de esportes não é uma tarefa fácil. Os primeiros treinos podem ser dolorosos e muitas são as desculpas para ficar em casa e deixar os exercícios para depois. Para criar disciplina e motivação e continuar em busca do corpo perfeito para o ano inteiro, uma boa alternativa é começar os trabalhos na esteira, aproveitando-se do ambiente controlado da academia, para não desistir por conta de chuva, sol ou trânsito.
Rogério Orban, professor de caminhada e corrida da Academia Fórmula e coordenador da Properformance Assessoria Esportiva, diz que, além de simples e acessível, a esteira é poderosa, principalmente para mulheres que estão em busca de boa forma. “O treino indoor ajuda a emagrecer, tonificar os músculos das pernas, glúteos e abdome, além de melhorar o cardiovascular.”

Treino rápido e efetivo - A estudante Mariana Roth, 19, sabe disso. Ela começou a treinar em esteira há dois meses, e já tem como meta correr 10 km e perder 15 kg. “O início foi leve, mas, aos poucos, fui aumentando intensidade, velocidade e inclinação. Já consegui emagrecer 5 kg dessa forma”, conta.
Mesmo aquelas que não são iniciantes na modalidade podem valer-se das vantagens do treino indoor para emagrecer. Rodrigo Ferreira, professor de educação física pela Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath) e técnico de corrida e triatlo, ensina que os treinos intervalados são adequados por manter o metabolismo elevado, sendo uma forma efetiva de diminuir a taxa de gordura. “Entretanto, para que o resultado seja eficiente, é indicado iniciar treinos longos ou de intensidade, trabalhando entre 70% e 90% da sua frequência cardíaca máxima.”
A grande vantagem em realizar exercícios de alta intensidade (com o auxílio dos recursos de velocidade e inclinação do aparelho) é contribuir para uma transformação mais eficiente e rápida da gordura em músculos. “O glicogênio muscular é o principal combustível dos trabalhos mais intensos de corrida. Além do gasto calórico mais alto, durante a recuperação pós-treino o corpo continuará gastando energia para se recuperar do desgaste. Assim, o metabolismo estará mais acelerado e o corpo começa a consumir as indesejáveis gordurinhas”, explica Ferreira. 

Importante:
Exercícios físicos transformam massa gorda em magra?

Sim, e isto é muito bom. Um atleta, mesmo em repouso queima calorias, ao contrário de uma pessoa sedentária. Com um treino regular de pelo menos três vezes na semana, com exercícios aeróbicos seguidos de musculação, conseguimos condicionar o corpo e ter uma musculatura apropriada para queimar calorias de uma forma mais intensa. O exercício aeróbico vai queimar massa gorda e a musculação vai formar mais massa magra. 

Determinados tipos de alimentos aceleram o metabolismo?

Existem alguns alimentos que o organismo precisa trabalhar mais para digerir, outros podem acelerar a queima calórica. Para melhor entender, podemos dividir os alimentos em energéticos e proteicos, além das vitaminas e sais minerais. Os energéticos (carboidratos e gorduras), como o próprio nome já diz, dão energia para queima calórica, essencial durante o exercício. Porém, quando ingeridos em grande quantidade de uma só vez, são acumulados no organismo na forma de gordura. Os alimentos proteicos - carnes magras, leite desnatado e seus derivados magros, além dos cereais integrais - são essenciais para se formar os músculos. As proteínas também gastam mais energia para serem metabolizadas. Estudos demonstram que os carboidratos, em doses adequadas, não só servem como energéticos, mas também equilibram, mantendo a perda de peso a longo prazo.  

O que fazer para manter o metabolismo em dia?

Além da atividade física regular é preciso ter uma alimentação disciplinada com horário para comer em intervalo de três horas, fazer ao menos seis refeições diárias. Dessa forma disciplinamos o organismo a queimar calorias em todos os horários.

Informações: Revista WRun e bonde.com.br

Comentários

  1. Oiii

    Verdade seja dita, esses ultimos quilos são muito dificeis de eliminar, ta louco viu....
    Adorei o post.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. E o exercício físico motiva mesmo. Fato.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. querida amiga venho gentilmente pedir para que siga o novo endereço do meu blog
    www.ficandoemforma.blogspot.com
    Pois o endereço da penelope se encontra com problemas de atualização da hora e sera importado para esse novo endereço.
    Peço gentilmente, que passe a me seguir no blog citado acima,até mesmo devido ao sorteio do blog, só vai concorrer quem for seguidora e as incrições se encerram dia 07.03
    espero você no meu novo endereço
    http://ficandoemforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei Rô, emagrecer é fácil, difícil é manter hahaha!!! E os últimos quilos sempre são os piores né? Putzzz!

    Bom dia pra vc amiga, bjuss!

    ResponderExcluir
  5. Isso ae Ro...tô necessitada para mandar embora esses ultimos kilos que nao me pertencem!:)
    Beijooo e ótima quarta ae! Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas Rô, principalmente pq treino 3 vezes por semana intercalando transport com musculação e realmente tenho visto mais resultados. Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Os últimos quilinhos são "osso" Bem sei quanto me custaram...aff! Vale a dedicação e as dicas*

    Boa quarta pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto vc na boa forma, agora vi a dica do seu blog na blog da @ugust@.
    Parabéns, estou começando a correr agora e estou viciada já.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ro!

    Infelizmente ainda não posso pensar nos quilos finais, porque não perdi nem os iniciais ainda... huahuahuahua
    Brincadeiras à parte, dizem que os últimos são os mais difíceis. Espero um dia poder descobrir, né? rs

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa tem carro, mas marido usa pra trabalhar, então vou pra academia à pé. Na volta tento correr um pouco, mas sinceramente parece que o coração vai bater na garganta... daí dou uma corridinha, paro, e fico nessa até chegar em casa, mas não é nem um minuto de corrida, poucos metros... meu sonho é aprender a correr.

    ResponderExcluir
  11. Os últimos quilos são sempre os piores!
    Adorei as dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Estou nos últimos e tá complicado demais! Preciso acabar com eles! rs
    Algumas dicas eu já pratico, outras vou tentar fazer.
    Obrigada!
    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post!!! Muito bom!! Vou daqui direto pra academia!!!
    Beijos
    http://80diasparaemagrecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oiii..
    oitmas dicas, preciso acabar definitivamente com meus ultimos tres quilos.. rs..
    bjsss

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei o seu cantinho, suas dicas de hoje, e claro
    Adorei sua visitinha, foi a primeirona sabia???
    Fiz o meu blog hoje, ou melhor ainda está sendo criado, heheheh.
    Obrigada pelo carinho viu, estarei sempre por aki, me inspirando....
    e ó gostei de saber que tem coisas já pro carnaval, hehehe assim é um começo e tanto para mim..
    beijocas

    ResponderExcluir
  16. Ai Rô! Adorei seu blog! Sou irma da Dani (mate a gorda) e te achei por lá!!! É o insentivo que precisava! Estou na maior dificuldade para iniciar uns exercícios!!!! Mas sem eles, dificil emagrecer, né???
    Estou seguindo vc!!! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi querida!
    Como sempre suas dicas são maravilhosas!
    O treino de uma atividade constante faz a gente estar sempre motivada, isso é fato, pq não trabalhe só o corpo, mas a mente vai junto, eleva a auto-estima, enfim é recomendado para tudo!
    Então vamos suar muuuito!!rss
    Ótimo carnaval!Grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Ainda estou no começo, mas algumas dicas sempre valem, certo?

    Criei meu blog também.. Passa lá!

    http://meu-spa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Vim lhe convidar a conhecer meu blog e participar do SORTEIO de 2 JOIAS exclusivas. Vou aguardar a sua visita.

    Bjoooooooooooo..........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adoro essas dicas sempre ajudam *-* bjs boa quinta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …