Pular para o conteúdo principal

O que é preciso para começar a correr ?


A corrida é uma atividade que pode mudar a vida de muitas pessoas. Isso porque ela ajuda a emagrecer, reforça o sistema imunológico, diminui o estresse, melhora o sono, reduz a depressão, diminui o mau colesterol e aumenta o bom, equilibra a pressão arterial e previne diabetes. Ufa… benefícios não faltam para começar a correr.
Por isso, se você está pensando em iniciar algum exercício, essa pode ser uma ótima escolha. Entretanto, antes de iniciar, é preciso seguir algumas dicas:

- Marque uma consulta com o clínico geral. Ele deverá pedir três exames: hemograma (para avaliar colesterol, triglicérides e anemia); eletrocardiograma (investiga alguma arritmia ou insuficiência); e teste ergométrico (determina a sua frequência cardíaca máxima).
- Escolha um tênis que seja compatível com o seu tipo de pisada: neutra, para dentro ou para fora. Para descobrir exatamente qual é a sua procure um ortopedista.
Eu tenho pisada neutra, uso e recomendo o tênis da marca Asics.
- Inicie a corrida intercalando pequenos trotes enquanto caminha. “Em um treino de 30 minutos, três vezes por semana, faça 5 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida leve. No fim, termine com 10 minutos de caminhada leve para desacelerar”, aconselha o professor Pablo Ramos, da Runner Academia, em entrevista à revista MÁXIMA. A cada semana aumente um minuto de corrida, até o dia em que conseguir emendar a corrida sem parar.

Quer um treino mais específico ? Clique AQUI
Não esqueça: persistência e paciência, nada de desistir na segunda semana ok?
NO PAIN NO GAIN!!
Eu na Eco Run- Abril 2011 (adoro essa foto)
Informações: M de Mulher-Blog Corpo Saudável

Amanhã conto para vocês sobre a "novela" da Bota.
Obrigada pelos comentários, apoio e depoimentos.
Juntas somos mais fortes!

Comentários

  1. oi Rô, ja fui ao cardio e marquei esses testes e os exames, quero ver se ta td certinho pra poder intensificar os exercicios, adorei teu post, vou anotar as dicas , sobre o tenis eu tenho problemas com isso, sempre tds q compro me doe, os pes kkkkkk ô tristeza

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Rô, gente esse post eh p mim... rsrsrsrsrsrs Me inscrevi na minha primeira corrida dia 24/07 #ansiosa... correr os 5k sei q não vou maaaaaaas só de "chegar lá" vai ser um passo mto importante p mim! =D

    bjoooooos e obrigada por nos incentivar sempree! \o/

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Vendo sua primeira foto da corrida e depois a mais recente dá pra notar a grande diferença que fez pra vc.
    Eu tbm adoro essa foto...linda
    Suas dicas estao sempre anotadinhas aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa Rôoo...ótimo post e excelente incentivo!!!! Vc é lindaaaa!!! bjoooossss

    ResponderExcluir
  5. Ro, sempre nos incentivando!Tks

    ResponderExcluir
  6. oi lindona, gravei tudo, ta linda na foto...bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ro, Eu, agora, já preencho todos os requisitos: já fui ao médico, tenho o tênis, agora, só preciso de coragem e voltar a treinar!
    Vou aproveitar que amanhã começa um novo vou mês e vou dar a partida...
    Ah, hoje vou, finalmente, comprar uma balança, acho que isso vai ajudar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. ahhhh eu tinha comentado ...mas meu celular e doido .... bem me falta vergonha na cara pra começar a correr.... afff .... vc sabe qe sou sua fã ...bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Ro, estou amando seu blog, e sempre q der entrarei nele...
    Ah, sabia que graças a vc já iniciei minha "quase" corrida? Não está sendo fácil, mas tô tentando.

    Linda foto mesmo!

    Bjs
    Dani
    http://vida-em-cores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estou fazendo meu início de carreira na corrida de acordo com o que vc falou, mas mesmo com um tênis top de linha da Mizuno ainda tenho dores na canela e n consigo aumentar o tempo de corrida. Consigo fazer 3km em 30 minutos =\.

    ResponderExcluir
  11. Rô, outro dia me disseste que eu poderia correr e me apresentou a história da Carol (Ano Novo, Carol Nova). Pois então... tenho um problema no joelho e resolvi consultar um ortopedista. Ele me deu algumas dicas, uma órtese para o joelho e um spray para massagear antes e depois do treino. Comecei a correr no esquema 5' caminhada para 1' corrida e em 5 dias já estou correndo 2 min para cada 3 de caminhada.
    Agradeço pelo teu apoio e espero conseguir melhorar esse tempo aos pouco para evitar sobrecarregar meus ligamentos da patela!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …