sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atletas de fim de semana

Você só tem tempo para atividade física nos dias de folga? Então, saiba como aproveitar o período e evitar lesões

Finalmente chegaram o sábado e o domingo, e com eles a empolgação para colocar o tênis e ir para o clube ou parque mais próximo. Afinal, é preciso "compensar" o tempo em que esteve parada. Bom, se esse é o seu caso ou se você se animou com a idéia, conheça os prós e os contras de mexer o corpo apenas nesses dois dias. Quem explica é o fisiologista e especialista em esportes Paulo Roberto Correia.

Exercitar-se só nos fins de semana oferece riscos à saúde?

Para quem não tem outra oportunidade durante a semana e treina corretamente, não há risco algum. Pelo contrário, há um ganho de qualidade de vida. Entretanto, quem tenta fazer tudo o que não fez durante a semana, sem seguir uma conduta correta, se exercitar pode ocasionar desde uma simples contusão até morte súbita.

Quem está mais propenso a esses riscos?

Pessoas de vida desregrada, obesas, diabéticas, portadoras de hipertensão arterial, colesterol alto e que não fazem um check-up anual são as principais vítimas.

Há alguma orientação para quem só tem esse tempo livre para se exercitar?
O ideal é procurar profissionais adequados para isso. Saber se é apto à prática esportiva é o primeiro passo. Sendo assim, o cardiologista, o ortopedista, a nutricionista e o educador físico são os especialistas indicados. Já para os que sabem que podem se exercitar e não dispõem de orientador qualificado, a aquisição de um frequencímetro (equipamento que mede os batimentos cardíacos, usado em treinamentos físicos) é uma ótima conduta. Outra dica é fazer a atividade física dentro de uma freqüência cardíaca adequada (ver tabela abaixo).

Optar pela prática de esportes como futebol, vôlei ou tênis requer atenção especial?
Sim. Os esportes envolvem várias qualidades físicas para ser executado. No caso do futebol é necessário correr rápido em alguns momentos, ser forte para suportar os choques entre jogadores e ter a capacidade de saltar, além de correr em diversas direções rapidamente e por muito tempo consecutivo. Para "atletas" de fim de semana, certamente, será uma atividade de risco, mesmo que praticado moderadamente, pois o esporte exige todos esses esforços.

Quais as modalidades mais indicadas?

Caminhada, corrida, bicicleta e dança são mais adequadas para os praticantes de fins de semana. Isso porque são atividades regulares de fácil dosagem. Como foi dito antes, as desportivas, como futebol e basquete, exigem qualidade física (velocidade, força, flexibilidade, coordenação, etc.), obtida com mais empenho e treinos prolongados.

Qual o tempo ideal para obter um bom aproveitamento?

Se o seu organismo estiver funcionando bem, o tempo de atividade física ideal fica entre 30 minutos e uma hora.

Como as pessoas podem identificar o momento de moderar ou interromper os exercícios?
Há sintomas que requerem cuidados: tonturas, sono, movimentos descoordenados, dor de cabeça, visão turva, com brilhos ou dores específicas, denunciam que algo não está bem, o que requer a interrupção da atividade e investigação do ocorrido. Outro sinal é quando você percebe que essa prática deixou de ser prazerosa (isso só não pode ser confundido com preguiça).

Sabemos que o alongamento é imprescindível antes de qualquer atividade física. Como ele deve ser feito?

O ideal é se aquecer com uma caminhada de 5 a 10 minutos, seguida de exercícios de flexibilidade e alongamento, que favorecem a irrigação dos tecidos que estão inativos e o aumento da elasticidade e articulação dos músculos. Dessa forma, a pessoa fica menos propensa a se machucar durante o treino.

Exigir do corpo mais do que ele está preparado a oferecer pode gerar que tipo de problema?
Quando há abusos ou imprudências, os danos mais comuns para a musculatura são: tendinite (inflamação nos tendões por usá-los muito mais do que estão acostumados); distensões musculares (rompimento parcial ou total da musculatura), por executar movimentos que esse tecido ainda não suporta; entorses ou ruptura de ligamentos (joelho, tornozelo, ombro, etc.), pela exigência articular além dos limites habituais; fraturas ósseas por estresse ou quedas. Já na parte clínica, há desde complicações cardiológicas a problemas respiratórios que acometem muitas pessoas. No mínimo, as dores musculares já refletem o despreparo para o esforço.

Fazer atividades físicas moderadas apenas no fim de semana reduz pela metade problemas com obesidade, diabetes, hipertensão, estresse e ataques cardíacos. Procede tal informação?

Eu não seria tão afirmativo quanto aos 50%. Porém, quanto menos inativo (sedentário), mais distante a pessoa estará de tais males.

É mais vantajoso fazer exercícios apenas nesses dias da semana do que ser sedentário?

Correto. Exercitar-se é sempre importante, nem que seja apenas uma vez na semana. Lembre-se de que moramos num país de muitos feriados, o que possibilita aumentar a frequência da atividade física.

Revista Dieta Já

25 comentários:

  1. Eu nao tenho paciencia pra esse calculo, e sei que parece que uma faixa é onde vc emagrece e tals... preciso de um personal!

    ResponderExcluir
  2. Oie Rô bOm dia flor. adorei o post, não tem desculpas certas pra dizer não as A.F neh mesmo ah sempre um mtempinho pra poder realiza-los. tenha uma linda sexta flor bjus no ♥

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que não nos enquadramos neste grupo de atletas de fim de semana rsrs ...e que notícia maravilhosa voce me passou, vou agitar o grupo.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi. Como sempre, ótimas informações.
    Bom final de semana, bj

    ResponderExcluir
  5. Sou da opinião que podemos incluir diariamente actividade física na nossa vida.
    Optar por caminhar, subir escadas, brincar com os filhos, usar mais o aspirador, etc
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi ro,

    Adorei as dicas!! Falo isso sempre pro meu esposo, pq quase não faz A.F e quando resolve fazer, quer fazer por 2 horas direto e falo com ele que tenho muito receio disso, de querer tirar o atraso de exercicios num dia só!!

    beijos e boa sexta!!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga linda...
    aqui pertinho de casa tem uma montão de atleta de findi, até acho legal, pq me ajuda a fazer exercícios tb nos FDS...
    bj flor

    ResponderExcluir
  8. oi amiga passando aqui pra te desejar um otimo fim de semana
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  9. Oiee .. acho que vou começar a optar pelos exercicios de findi viu ... dar uma bela caminhada pela manha .... o ruim é o curso que faço no sabado , mas ja estou acabando ele .. bom findi ..bjus

    ResponderExcluir
  10. oii.. adoro vir aqui ver suas dicas.. e ja estou deixando de ser atleta de final de semana, pra ser uma atleta de verdade...
    bjss e otimo final de semana...

    ResponderExcluir
  11. Rô, vc vao vir pra Sampa? Q legal!
    Qq coisa me escreve
    cmsgomes@inbox.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Ro!!! Isso ae, tô tentando um pouquinho mais a cada dia! Vamos que vamos... Vou fazer esse cálculo ae e seguir firme!
    BEijos; ótima sexta!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rô
    eu faço caminhada durante toda a semana, e tiro fds para descansar, muito legal as dicas, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Ótimo post.

    Pois é, estou mudando de atleta de fim de semana para atleta de todo dia. Já fiz algumas alterações em minha rotina, e quero e vou incluir mais Af em minha vida.

    Bjs e um ótimo findi flor!

    ResponderExcluir
  15. Ola isso é um perigo mesmo pois pode dar varias lesões já li varias reportagens sobre isso.

    É bom ficar esperto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ro,
    eu inclui atividades fisicas na minha vida,acho que qualquer atividade é valida o que não pode é ficar parada sem se mexer né!
    Amiga tenha um ótimo final de semana!
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  17. Olá Rô,passando p dxr um bjinho e uma sexta MARA........

    ResponderExcluir
  18. Oi Ro gosto muito das suas materias, sempre ajudam muito a nos. Abracos

    ResponderExcluir
  19. Oi Rô,
    bom post hj sabe que não consigo medir minha frequência cardiaca devo ter algum problema pq não sei como não consigo, devo estar tentando no lugar errado tb (deve ser)
    bjinhos
    *-*

    ResponderExcluir
  20. Oii Flor!

    Vim te desejar um ótimo sábadão! rs

    Beijosss e força ai!

    ResponderExcluir
  21. Acho tão lindo quem consegue malhar no fds. Eu esqueço a AF no fds infelizmente.

    ResponderExcluir
  22. Acho tão lindo quem consegue malhar no fds. Eu esqueço a AF no fds infelizmente.

    ResponderExcluir
  23. Acho tão lindo quem consegue malhar no fds. Eu esqueço a AF no fds infelizmente.

    ResponderExcluir
  24. Acho tão lindo quem consegue malhar no fds. Eu esqueço a AF no fds infelizmente.

    ResponderExcluir
  25. é um saco eu viajar toda a semana a trabalho pois nem tenho tempo mais de me exercitar certinho, aí sobra só o findi mas no findi quero resolver tudo que não consegui resolver durante a semana... uma semana super light! bjus!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...