terça-feira, 14 de setembro de 2010

Como escapar da epidemia de obesidade

Nunca antes na história deste país os brasileiros foram tão gordos!

Uma pesquisa divulgada há poucas semanas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o excesso de peso atinge 48% das mulheres brasileiras e 50,1% dos homens acima dos 20 anos.

Entre as crianças entre 5 e 9 anos, 30% sofrem com sobrepeso, enquanto o índice é de 20% entre os jovens de 10 a 19 anos. Os números do estudo, realizado com 188,4 mil pessoas, dão a dimensão de uma epidemia silenciosa que abre caminho para mais de 30 doenças, como diabetes e hipertensão.

O pior é que, se a população não mudar os maus hábitos, a realidade tende a se agravar. No ritmo atual, em 10 anos 30% da população estará acima do peso adequado, mesmo índice dos Estados Unidos, onde a obesidade é hoje um grave problema de saúde pública.

Na raiz dessa epidemia estão o sedentarismo e uma alimentação rica em açúcares e gorduras e pobre em nutrientes. Segundo a última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE entre 2002 e 2003, os brasileiros estão substituindo o tradicional arroz e feijão por comida pronta ou processada. Para complicar, apenas 10,2% da população com 14 anos ou mais se exercita regularmente.

Para fugir das estatísticas de quilos extras, não há outra maneira que não controlar a alimentação e praticar atividade física. Às vésperas do verão, as academias costumam lotar, quando o objetivo é afinar o silhueta para ficar bem na roupa de praia.

Mas uma vida saudável só se conquista com bons hábitos o ano inteiro. Para ajudar você nessa missão, o Publications International e o How Stuff Works elaboraram sugestões para uma vida saudável. Confira.

1: Siga um programa regular de exercícios
Uma caminhada rápida de 30 minutos queima algo em torno de 1,5 mil calorias por semana, ou seja, 78 mil calorias por ano. Exercícios cardiovasculares são excelentes para o coração e pulmão, mas adicione à sua rotina uma ou duas sessões semanais de musculação para tonificar seus músculos.

2: Tenha um parceiro de treinos
Saber que alguém está esperando você para treinar já é um motivo e tanto para não faltar. Além disso, o treino é, sem dúvida, bem mais agradável quando se pode também conversar.

3: Movimente-se enquanto trabalha
Levante-se e caminhe um pouco nas suas “paradas” dentro do escritório. Quando em frente ao computador, sente-se corretamente.

4: Faça pequenas refeições durante o dia
É melhor comer seis pequenas refeições durante um dia inteiro do que três grandes refeições. Você sentirá menos fome e o seu metabolismo trabalhará mais acelerado.

5: Hidrate-se
Beba, no mínimo, oito copos de água durante o dia. Isso não inclui café, refrigerante ou suco.

6: Tome sempre um bom café da manhã
Pular o café da manhã é um método que muita gente utiliza quando quer emagrecer. Mas estudos já comprovaram que pessoas que tomam café da manhã regularmente têm menos chance de se tornarem obesas.

7: Não polua o seu corpo
Evite o cigarro, excesso de álcool e drogas ilegais. Tudo isso faz mal e pode inibir a perda de peso.

8: Abandone as frituras
Opte por assar ou grelhar a sua comida. A fritura só acrescenta calorias desnecessárias à comida.

9. Proteja-se do sol
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer. A exposição ao sol é o principal fator de risco. Use sempre bom protetor solar.

10: Cuide das emoções
Se você estiver emocionalmente mal, seu sistema imunológico ficará mais vulnerável e, você, mais suscetível a doenças. Não ignore o que quer que esteja passando em seu coração e mente. É saudável reconhecer suas emoções e buscar o equilíbrio.

11: Seja menos estressado
O estresse pode causar ou agravar muitas condições de saúde. Então, não se aborreça por qualquer coisa.

12: Priorize o sono
Uma noite mal dormida causa estresse e aumenta os níveis de cortisol e insulina no corpo, tornando mais difícil a perda de peso.

13: Curta a vida
Embora seja importante ter um bom emprego e assumir responsabilidades, a vida precisa ser desfrutada. Ria de si mesmo e divirta-se o mesmo tanto que você trabalha!

Vida Saudável

Para não perder o ritmo!

No Blog da Mili ! Tem um relato sobre corrida, quer começar a correr ? Dê uma passadinha lá e Ótima semana e nada de desânimos! http://aqueleemquetudocomecou.blogspot.com/2010/09/para-nao-perder-o-ritimo.html

30 comentários:

  1. BOM DIA AMIGA
    TA FEIA MESMA A COISA
    O POVO N CAIR EM SI DOS PROBLEMAS QUE A OBESIDADE CAUSA E CONTINUAM COMENDO ERRADO NÃO DANDO VALOR A VIDA
    AFF BJS

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu to me policiando pra fazer isso? To vivendo muito melhor!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!

    Nunca fomos tão gordos e mal nutridos! lembro que em criança mão tinha hábitos de comer biscoitos recheados e salgadinhos tipo skiny ou hamburgueres como a galera de hoje ataca...eram coisas bem mais naturais e muito doce feito em casa.

    Temos que reverter isso no dia a dia,

    Beiju

    ResponderExcluir
  4. Realmente Flor o povo só car na real quand ja estar na fase critica da obsidade, que pena neh pq isso pode ser evitada . bom adoro seus posts viu tenha um alinda terça bjus no ♥

    ResponderExcluir
  5. oi flor obrigado por visitar meu blog, gostei muito do seu estou te seguindo...beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga linda...
    eu já faço parte da estatística, mais logo logo não farei mais
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  7. falta me cuidar mais das minhas emoções... afff .. o.O ,,.. as o resto das dicas ja sigo ..rsrsrs..bjoks

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Amei a reportagem e as dicas...estou tentando segui-las.
    bjs e otima terça.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô Linda!!

    Mais é verdade cada vez mais agente ve gordinhos por ai... em todos os lugares..
    Eu vou te confessar que olhar algumas pessoas que eram "mto fofinhas" me fez ter mais disposição pra correr atras do meu emagrecimento, eu pensei.."eu nao posso ficar assim"... Tem casos que agente ve uma pessoa tão bonita mais tao gorda, eu tenho pena, pq no fundo a pessoa deve ser mto triste com isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sim percebi isso mesmo, tem muita gente gorda no mundooo. Não quero mais estar entre eles!!! Tô na luta, caindo sim, mas, sempre levantado.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  11. É impressionante comi nosso povo está ficando gordinho, temos que vigiar afinal gordura em excesso significa muitos problemas de saúde.
    Seus post sempre são ótimos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia lindona.. obrigada pela visita...
    Sobre obesidade.. meu filho, embora seja magro.. é bem pesado.. e nao para de comer um minuto.. fico com tanto medo... estou tentando dar uma controlada.. colocar mais frutas do que bolachas etc.. mas criança é tao dificil né..as pessoas falam que sou louca, que ele esta crescendo, entao tem que comer mesmo..o problema é que ele naooo para de comer...rs..
    Bom, vamos la..
    bjs e bom dia.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo carinho.. boa terça pra ti .... bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Rô, realmente a obesidade pode ser considerada como uma epidemia, e também como uma cultura erronea quanto a alimentação.
    Saladas deveriam ser ensinadas a serem apreciadas desde os primeiros meses de vida, só assim teríamos mais chances de acabar com o sobrepeso.
    bjo e excelente comentário.

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga.
    Muito bom seu post e é verdade tudo isso. As pessoas estão cada vez mais acomodadas e a tecnologia aliada a má alimentação estão fazendo as pessoas engordarem semrpe mais.
    Sei por mim, antes olhava tv(controle remoto) comendo e comendo e tinha preguiça até de ir ao banheiro, subir escada ao invés de elevador então?
    As pessoas veem vc indo a pé para casa e quase morrem te oferenço uma carona, tudo bem que querem ser legais mas elas não acreditam que alguem faça isso porque quer, logo imaginam que vc está sem passagem ou algo do tipo, não é mesmo?
    Ainda bem que estou vendo isso a tempo e estou arrumando tudo por aqui pois não quero estar entre essas estatisticas.
    bj

    ResponderExcluir
  16. Oiii... Bom dia!!

    Uma epidemia mesmo ne!!??
    Por isso tento educar ao maximo a alimentaçao da minha filha... nao qro q ela sofra como eu sofro hj para emagrecer!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Quero a farinha de feijãooo. Quero participar do sorteio viu?
    Candice
    candymagalhaes@gmail.com
    www.candyblog.com.br
    Moro em Cruz das Almas - BA

    ResponderExcluir
  18. Oi Rô,
    hehehe li seu post e comecei a rir pois eu passo o dia TODO sentada na frente do pc trabalhando, vou começar a dar uma voltinha pelo escritório, meu chefe que diz: Vai dar uma caminhada pelo depósito!! mas nunca vou.
    bjinhos
    *-*

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Este assunto é muito sério mas as pessoas não se preocupam. Eu resolvi virar o jogo e perder peso pois sei que não é só pela estética e sim para minha saude.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Pois é amiga, mas pelo menos nós já estamos no caminho certo...
    Uma coisa que me assusta são as crianças obesas, por elas certamente vão ser futuros adultos obesos...
    Mas como um pai e uma mãe que não se alimetam corretamente ~vão ensinar os filhos a comerem coisas saudavéis???
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. . E é essa a palavra mesmo Rô, epidemia de obesidade, espero ter escapado em definitivo, mas sempre alerta de agora em diante, risos.
    . Ontem vi que fui indicada em dois blogs de moda, em um deles no oficial da hering, amei! Relatei tudo na minha postagem de ontem, gostei muito disso, risos.
    . Amenidade: esmaltes, eu querooooo o jeans, clubber e o sereia, desisti do charminho lilás, comprei hoje um prateado e um da impala rosa chamado rio alguma coisa. Ainda estou com o absinto, não descascou nem mesmo com limpeza de casa, lavei louças todos os dias.
    . Bj. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  22. Materia muito interessante e bem real.....se nao tomarmos uma atitude agora pode ser q mais pra frente seje dificil reverter o quadro...


    e oq mais vejo na rua são criança obesas....e sera q esse sera o futuro do pais??



    Começar JAA

    Beijossss

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga,

    Eu ouvi falando sobre essa estatística num programa e a realidade tem sido dura!!!

    O sedentarismo pra mim, é a causa da obesidade, ficar parado não dá!!

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Lindona,
    Te vi lá na Mili, te admiro demais e sigo muito as coisas que vc coloca aqui no blog viu?
    Sou sua fã!
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  25. Por isso estou mudando os hábitos alimentares daqui de casa, minha filha se eu diexar só comer porcarias, depois que iniciei a Ra, passei a me preocupa mais com os alimentos que trago para casa, beijos

    ResponderExcluir
  26. Oie Rô
    Td bem Miga???
    Olha realmente na minha familia tds sao bem gordinhos,eu sempre me cuidei,engordei pq fiquei doente,mas o problema é o sedentarismo e fast food com toda certeza...'
    Bjuss
    Fica com Deus Miga
    :)

    ResponderExcluir
  27. Vdd,estamos vivendo uma epidemia de obesidade.
    Em casa eu sempre oriento as crianças sobre alimentação.
    Vou lá no blog da Mili ver

    Beijocas

    ResponderExcluir
  28. e uma epidemia das feias viu, e olha o que tenho visto de gente mais cheinha por ai não é mole nao... obrigada pelo carinho! bjus!

    ResponderExcluir
  29. Oii querida saudades de ti , infelismente meu tempo anda curtinho n esta dando tempo de nada mais sempre venho aki no seu cantinho da uma espiadinha =)


    bjus

    uma linda quarta feira!!!

    ResponderExcluir
  30. Oii Flor!

    Vim te desejar uma ótima quarta!!!

    Força ai...beijãooo

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...