segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A malhação fica de lado por causa da agenda apertada? Saiba como resolver o problema

Organize seu tempo

Você está matriculada na academia e todos os dias se programa para malhar. Mas chega na hora e você sempre se lembra de um compromisso mais importante. Nesses casos, não tem problema: a malhação pode esperar, certo? Errado! Os exercícios físicos - e todos os outros cuidados pessoais - também devem ter um horário reservado na sua agenda. Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, revelou que poucos minutos de ginástica diária também podem trazer muitos benefícios para a saúde e para as curvas. Aproveitar o tempo, por menor que ele seja, para botar a malhação em dia é superválido. Mas se, mesmo assim, você ainda estiver com problemas para fazer tudo o tem que ser feito e ainda ir à academia, tudo bem! Ajudamos você a solucionar esse quebra-cabeça.

Como planejar o dia

Segundo Christian Barbosa, especialista em administração do tempo, planejar o dia ajuda você a encontrar tempo para fazer o que precisa - e isso inclui a atividade física. "Priorize apenas aquilo que será feito. As possibilidades devem ficar de lado", aconselha. Para que o planejamento funcione e não seja mais um desperdício, é preciso assumir um compromisso com você mesma e, para isso, incluir atividades de lazer e que deem prazer é fundamental. "Saber o que você faria se tivesse mais tempo coloca você na direção certa. A resposta - seja viajar ou ficar com os filhos - é a sua meta, ou seja, coisas que você deve arranjar tempo para fazer", explica.

Como driblar os imprevistos

Se os imprevistos são os grandes culpados por grande parte das suas faltas na academia - e até em outros programas -, você pode aprender a driblá-los sem muitas dificuldades. A primeira lição é não agendar mais compromissos do que você pode cumprir. A segunda é sempre reservar um espaço para os imprevistos. E, se eles aparecerem ao longo do dia e o tempo reservado não for o suficiente, não tem problema. Sabe a lei da compensação que funciona na dieta? Funciona aqui também! "Quando organizo meu dia, sempre deixo espaço para eventuais problemas. Caso não seja suficiente, faço uma hora extra, por exemplo", diz Christian.

Rotina? Nem pensar!

Planejar o dia ajuda você a usar seu tempo de uma forma melhor. Mas cuidado para não confundir organização com rotina. Para isso, é fundamental que o planejamento não vire paranoia - afinal, tudo bem deixar a agenda para lá uma vez ou outra. "A neurose sempre faz mal. Então, recomendamos flexibilidade: planejar apenas 70% do dia e incluir atividades que você curta é importante", diz o especialista.

Para não deixar a atividade física de lado

Aqui, o objetivo é encontrar tempo para a malhação. No entanto, antes de rever a sua rotina, você precisa achar o incentivo necessário para levar seu projeto adiante. Afinal, não adianta descolar aqueles minutinhos preciosos e, mesmo assim, encontrar novas desculpas para abrir mão da ginástica. Para começar, você deve encontrar uma atividade que dê a você prazer. "Se você odeia caminhar, não perca seu tempo na esteira. Você vai desistir logo dos treinamentos", exemplifica Christian. A hora que você escolhe para malhar também influencia no seu empenho. Segundo o especialista, horário vagos entre trabalho e faculdade ou após o expediente não são as melhores escolhas. "A manhã é uma ótima opção. Acordar mais cedo dá ânimo para aguentar o dia", explica. Além disso, outro truque que pode ajudar na hora de se manter firme na malhação é encontrar um companheiro fiel para a tarefa - e pode ser até seu cachorrinho de estimação, sabia?

Revista Boa Forma

31 comentários:

  1. OI AMIGA,SEI COMO É IMPORTANTE UMA ATIVIDADE FISICA.FALTA MESMO É COLOCAR A MÃO NA MASSA rsrs.OTIMO POST.1000BJS TENHA UMA OTIMA SEGUNDONA.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, essa semana meu desafio é esse encontrar tempo para fazer a malhação...prioridade total!!!
    * confere o post lá do blog...advinha relato de quem?!eeee rs
    Beijooo e muito obrigada pela força sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Rô, fiz alguns treinamentos sobre administração do tempo e hj com horários não tenho problemas, e ainda me sobra tempo..rs
    A propósito, o Cristian é daqui da minha terrinha, oras pois pois...inclusive culegas de bairro..rs
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Oi. Na correria do dia a dia é mesmo dificel de encontrar um tempo sobrando mas ai vai depender das nossas prioridades né? Se emagrecer, ter saude, deixar de ser sedentária for minha prioridade sempre vou achar tempo para malhar, basta se programar.
    BJ

    ResponderExcluir
  5. bom dia amada otimoas dicas
    uma otima semana pra vc
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Amiga Bom dia adorei o post. vai me ajudar bastante .. tenha uma linda semana ,mil bjus no ♥

    ResponderExcluir
  7. Oiiii

    Ai Rô...não sei pq mais todas as vezes que leio seus posts sobre a.f, acho que sao pra mim... GÊ ve se volta a malhar pessoa preguiçosa!! hahaha
    Mais sabe que faz todo o sentido... se programar... talvez se eu conseguir dormir mais cedo consiga acordar cedo e fazer af...

    Beijos e como sempre adorei as dicas

    ResponderExcluir
  8. olá Ro
    Amei as dicas, muito bacana...otima semana
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ro!
    Planejar o tempo não é bom só para a atividade física, não, é bom para tudo na nossa vida!
    Mas, sabe, não sei as outras pessoas, mas eu uso muito essa questão do tempo como desculpa para não malhar, por pura preguiça mesmo! Porque um tempinho a gente sempre arruma, nem que seja pra dar uma caminhadinha, né? rs

    Bjus, boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Oiiiiii...Ro,
    amiga realmente é dificil encontrar um tempinho para malhar,eu por exemplo malho em casa ai já viu né...filha ,marido,tarefas domesticas,ufaaaaaaaaaaa...não é facil não,mas estou me adpitando.
    Valeu as dicas!
    BjO

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, é bem verdade o q vc escreveu, por muito tempo não fui a academia por esse motivo, mas agora me coloquei em primeiro lugar e não me arrependi, pois há o ditado que diz: "Há tempo para tudo debaixo do sol". Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga linda...
    olha eu consegui encaixar na minha rotina os exercícios, faço na hora que a Bia está na escola...
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  13. Oiê!
    Seu post veio bem a calhar. Essa semana me comprometi em caminhar todos os dias, mas na quinta e sexta tô com a agenda super apertada. Mas vou seguir seu conselho e vou agora mesmo reservar um horário só pra isso...
    Beijinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Ro...pergunta da Val (http://magralogologo.blogspot.com/)sobre o post p vc:
    "Gostaria de saber se correr aumenta as varizes mito ou verdade? E qual é o tênis mais apropriado? Beijos..."

    Beijooo

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Realmente é um desafio para mim achar esse "tempo". Mas vou seguir seus conselhos, temos que nos organizar e ver as prioridades. E hj pra mim ter uma vida saudável é pRIORIDADE.
    Bjs e uma ótima semana flor!

    ResponderExcluir
  16. Esse post foi feito para minzinha!!!
    hahaahahaha
    Adorei amiga..
    Bjão ..tô sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  17. Oi Migaaa:)
    Ai nem fale eu troquei a academia pela faxina..rsrs
    fiquei sem minha funcionaria,ai ja viu ne..rs
    mas caminho tds os dias

    Bjus
    Linda semana
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  18. Oi Ro,
    Como foi o final de semana?
    Nossa... estou cansada de saber disso tudo e ainda sim não saio do lugar em relação à A.F.... saco!! Rsrs...
    Olha, em relação a divulgação no Twitter... Não será aceita como inscrição no sorteio... só no blog mesmo pois muitas meninas não utilizam o twitter...
    Mas relaxe que vc já está duplamente inscrita pois está entre as top comentaristas, tá?... :)
    Tenha uma ótima semana!!
    Beijos
    Kika

    ResponderExcluir
  19. ai credo,esse post é pra mim. mas devia ser pra como driblar a preguiça, meu caso é mais serio kkkkk
    mas eu sempre dou um jeito e malho direitinho, as vezes hihihi..
    mas não há nada melhor do que ter agenda, eu por exemplo tenho uma que funciona, algumas vezes, mas tem dia que ele desanda e fica tudo de pernas pro ar viu, aii só jesus na causa tah!mas a gnt segue firme e forte, pq não pode desistir NUNCA
    adorei o post ;)
    beijão :*

    ResponderExcluir
  20. amiga presiso imprimir tudo isso e colocar na geladeira pra mim ve se eu aprendo a lição afff
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  21. Rô, nem me fale de falta de tempo!
    Eu sei q tenho q aproveitar enquanto meus filhotes são pequenos, mas não vejo a hora de ter mais tempo...eu adoro atividade física!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Rô, acho que existe também uma questão do que é prioridade! Enquanto a AF não era prioridade, enquanto emagrecer não era importante, eu nunca tinha tempo. Eu tinha tempo pra ver tv, dormir a tarde, mas nunca pra malhar!! Hoje malhar é minha prioridade, então sempre tnho tempo!! Bjkas!

    ResponderExcluir
  23. huummm... administrar o tempo néah?! rrs... uma hora eu consigo! hehehe... eu sou tua fã tá legal?! só pra vc saber... adorei seu relato no blog da mili.. bjão!

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga!!

    Atividade física é importantíssimo, apesar da nossa correria do dia dia, é importante separar tempo sim!!

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga!!

    Atividade física é importantíssimo, apesar da nossa correria do dia dia, é importante separar tempo sim!!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Oiiii...

    Sabe q mesmo nao trabalhando as vezes acabo nao indo pq o dia esta apertado, como pode isso nao??!!

    Otima semana amiga, bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oii Flor!

    Adorei seu relato no blog da Mili!

    Vc é um exemplo de determinação!

    Além de ser uma magrela linda =D

    Tenha uma ótima terça...beijosss

    ResponderExcluir
  28. Oi,Querida!Ai graças a Deus esse semestre tá mais tranquilo na facul e to conseguindo malhar na academia direitinho.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Bem legal o texto!
    Me fez refletir...
    Claro que há situações que a vida engole o tempo da gente e realmente não há possibilidades, mas parar de malhar totalmente é exagero...eu aprendi a aproveitar a 1h que tenho entre o trabalho e a universidade, e corro neste meio tempo...redescobri que não há necessidade de fazer treinos longos sempre, deixo os longos pro fim de semana...e tem dado super certo, ainda mais que o clima tem ajudado...
    Adoro teu blog!
    Grande bjo,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Bem legal o texto!
    Me fez refletir...
    Claro que há situações que a vida engole o tempo da gente e realmente não há possibilidades, mas parar de malhar totalmente é exagero...eu aprendi a aproveitar a 1h que tenho entre o trabalho e a universidade, e corro neste meio tempo...redescobri que não há necessidade de fazer treinos longos sempre, deixo os longos pro fim de semana...e tem dado super certo, ainda mais que o clima tem ajudado...
    Adoro teu blog!
    Grande bjo,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  31. Oi Rô,
    nossa vc sempre com ótimos post, temos que encontrar um espacinho em nossa agenda para realizar a AF e nunca tinha pensado no cachorrinho mesmo, agora sim meu noivo vai ter que me dar um hehehe.
    bjinhos
    *-*

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...