quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quer queimar gordurinhas: Caminhe Forte!

Porta de entrada para a corrida, a caminhada intensa também traz benefícios para quem não tem pretensões de acelerar no asfalto, como possibilidade de queima de gordura e melhora no sistema cardiovascular .

Uma das atividades físicas mais acessíveis, a caminhada, é o berço de um futuro corredor e apaixonado pela corrida. Contudo, não são todas as pessoas que gostam ou podem optar pelas passadas mais rápidas. Algumas preferem mesmo é caminhar, seja na velocidade que for.

Entretanto, após alguns meses, o caminhante pode querer passar para um novo nível de dificuldade. Entra em jogo a corrida forte, ou intensa, que construirá grandes benefícios para os atletas, melhorando sua performance e o condicionamento físico. Porém, antes de partir para uma caminhada vigorosa, o atleta deve pensar em qual nível está e se seu corpo consegue acompanhar o exercício proposto, evitando problemas futuros.

Benefícios da caminhada intensa
O poder da caminhada forte consegue ser, algumas vezes, superior a própria corrida. Entre esses benefícios está o impacto da pisada, que é mais leve. Além disso, há outra diferença, como fala Miguel Sarkis, diretor técnico da Assessoria Esportiva que leva o seu nome e colunista do site O2 Por Minuto.

“Diferentemente da corrida, as passadas da caminhada saem por pouco tempo do contato com o solo, fazendo com que os músculos não descansem, já que o período aéreo é inexistente na caminhada. Com isso, os músculos conseguem uma melhora significativa, principalmente na contração de músculos como tibial anterior glúteos e quadrícipes”, diz.

Mesmo sendo um exercício confortável, a caminhada intensa proporciona a efetivação de efeitos gerados pelo impacto (piezoelétrico), que leva a uma maior absorção do cálcio, pelos ossos, além de melhora significativa no sistema cardiovascular.

A eliminação de peso também é um dos quesitos que faz o exercício físico mais atraente. Mesmo que a corrida seja um esporte completo, a caminhada forte é um dos melhores meios de eliminar gordura. “A maior parte das calorias eliminadas durante uma caminhada vigorosa está creditada, a gordura, bem diferente da corrida, que provoca a eliminação de grande quantidade de calorias, porém, a quantidade de gordura, percentualmente é menor”, afirma novamente Sarkis.

Bem significativa na perda de peso, a caminhada forte, para cumprir esta função, tem que ser aliada a uma alimentação equilibrada, já que necessita de um consumo controlado calórico e do conhecimento de um profissional na área de nutrição, que irá recomendar a melhor dieta alimentar.

Uma passada para a corrida
Mesmo que a vontade do atleta seja permanecer na caminhada, o corpo já estará em perfeita sintonia para encarar uma futura corrida. “Com a melhora da frequência cardíaca e da melhora das funções musculares, o esportista já estará apto para uma corrida leve a moderada. A caminhada é o melhor meio para uma vida longa na corrida”, afirma Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Júlio Coelho Assessoria Esportiva.

Contudo, há exercícios que podem melhorar o desempenho do atleta ainda na caminhada, fazendo-o andar mais rápido, em mais tempo, e até acompanhar lado a lado um trote. Exercícios como caminhar em subidas, descidas, além de descer e subir escadas são os principais meios de uma melhora de performance, não esquecendo da musculação, exercício essencial em qualquer esporte.
Revista O2

25 comentários:

  1. Aii amiga preciso fazer minhas caminhadas mas a falta de tempo esta pegando viuuu

    bom dia bom para vc beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi. Muito legal essas informnações, bom dia flor, bj

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de correr mas amo caminhar... E durante muito tempo!
    Abraços e tem um bom dia

    ResponderExcluir
  4. Rô,

    brigada sempre por seu incentivo e pelos seus posts inspiradores.
    Quero muito quando "crescer" ser igual a ti =]

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. oi amiga do♥
    e viva a caminhada
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  6. Oiee como vai?
    ate que eu tento,mas sinto o joelho repuxar,ai nao forco muito
    Bju ttimo dia

    ResponderExcluir
  7. Oiee como vai?
    ate que eu tento,mas sinto o joelho repuxar,ai nao forco muito
    Bju ttimo dia

    ResponderExcluir
  8. Oi linda...
    eu estou fazendo isso aqui em casa...
    olha quando termina estou no bagaço rs...
    bj flor

    ResponderExcluir
  9. a onde eu morava tem uma otima pracinha pra correr... eu ainda naum exei nada bom perto da minha nova casa... alem da academia que começo hj ... boa sua dica.. bjoks

    ResponderExcluir
  10. amiga
    hoje t feliz
    consegui ir caminhar e ate dei uma ameçada de correr kkkk
    bjs
    otimo dia pra vc

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, meu sonho é correr, e eu vou chegar lá, mas por enquanto estou caminhando, hihi. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Legal o post hoje!
    Amo correr, quem sabe depois que eu ficar mais levinha consiga aumentar a intensidade...
    Beijinhos flor!

    ResponderExcluir
  13. Oii

    Legal isso heim... gostei de saber to querendo mto correr mais primeiro preciso voltar a caminhar... ia adorar dividir meus esmaltes e virar corredora como vc..

    Bjs Diva

    ResponderExcluir
  14. que post tudooo amiga.. eu aqui louca pra conseguir correr, sem saber que muitas vezes a caminhada em ritmo acelerado elimina mais gorduras ainda.. eu to tentando correr, mas fico muito cansada, doi minhas costas e minha barriga tbem, bem embaixo das costelas.. vou caminhar rapido.. acho que vai ser melhor...
    bjs e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  15. Adoro caminhar!!!
    Correr não consigo mesmo, então forço bem a caminhada!!!
    ótima dica
    kisses

    ResponderExcluir
  16. Caminhada é td de bom!!
    Qdo nao pagava academia fazia caminhada, adorava!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de caminhadas.
    Estou contando os dias pro horário de verão, os dia rendem mais e assim dá tranquilo para caminhar no fim do dia!
    Bjs, ótimo post!

    ResponderExcluir
  18. Oi flor
    Dias atras eu postei sobre caminhada, tenho feito as minhas bem rapidinho, só esta semana q chove estou pedalando em casa.Mas tenho adorado caminhar.Boa materia
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. adorei a matéria...
    meu sonho é correr...
    vira e mexe me aventuro..
    mas tenho hérniassss de disco e com a corrida sinto mtas dores...
    tenho que me segurar na caminhada mesmo...
    quem sabe um diiiia eu corra mesmo..
    bj!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...