quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As melhores modalidades para perder peso

Corrida
- Vantagens: trata-se de um trabalho aeróbico, que utiliza a gordura como fonte de energia. Segundo o professor de Educação Física Saluf Lula Nascimento, de São Paulo, nos primeiros 20 minutos depois de iniciada a atividade a pessoa já começa a queimar calorias. Entre 30 e 40 minutos, essa queima se potencializa mais 10% e após 50 minutos, mais 20%.

- Outros benefícios: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.

- Cuidados e contra-indicações: realize um check-up antes, utilize tênis com bom amortecimento, corra sempre com roupas leves e nunca esqueça de se hidratar. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para avisar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.

- Gasto calórico: entre 500 e 700 calorias.

Ashtanga Yoga
- Vantagens: enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica as posturas são feitas em sequências. “O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a frequência cardíaca lá em cima”, declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.

- Outros benefícios: aumenta o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.

- Cuidados e contra-indicações: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.

- Gasto calórico: 1.000 calorias.

Bicicleta ergométrica
- Vantagens: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, consequentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.

- Outros benefícios: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.

- Cuidados e contra-indicações: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.

- Gasto calórico: entre 600 e 800 calorias.

Natação
- Vantagens: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.

- Outros benefícios: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.

- Cuidados e contra-indicações: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.

- Gasto calórico: entre 700 e 800 calorias.

Boxe
- Vantagens: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.

- Outros benefícios: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas.

- Cuidados e contra-indicações: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.

- Gasto calórico: entre 400 e 1.000 calorias.

Musculação
- Vantagens: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico. O programa de resistência de força – realizado com cargas leves e muitas repetições – diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima.

- Outros benefícios: ajuda no contorno corporal e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.


- Cuidados e contra-indicações: controle as cargas, a amplitude e a velocidade de execução dos movimentos para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com altas cargas.

- Gasto calórico: 500 a 600 calorias.

Caminhada
- Vantagens: para que haja eliminação de gordura, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 15 minutos, numa frequência cardíaca que fique em torno de 55% a 70% da máxima, que é obtida subtraindo a sua idade de 220.

- Outros benefícios: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, mas não produz a mesma hipertrofia da musculação. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse.

- Cuidados e contra-indicações: caminhe em terrenos regulares sem buracos e, de preferência, pela manhã, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.

- Gasto calórico: de 300 a 400 calorias.

Capoeira
- Vantagens: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior.

- Outros benefícios: a pessoa ganha flexibilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.

- Cuidados e contra-indicações: o professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva lembra que a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve evitar essa atividade.

- Gasto calórico: em torno de 800 calorias.

Hidroginástica

- Vantagens: é uma atividade sem impacto, da qual não existe ação da gravidade, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações.

- Outros benefícios: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória.

- Cuidados e contra-indicações: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.

- Gasto calórico: 500 calorias.

Saúde Plena

Estou aqui também: Twitter @rosbarbieri

19 comentários:

  1. Oi Rô, bom diaaaaa... que post bacana amiga, muito interessante né? Se eu pudesse faria tudo rsrs!

    Corrida, boxe e hidro são meus favoritos, ai ai, será q um dia eu chego nesse patamar? Eu querooooo rsrs, basta ter força de vontade né?

    Beijos flor e pode ficar no meu pé mesmo, estou muito folgada, rsrs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi ro, bom.
    Adorei o posto. Adoro ler a respeito de atividades físicas, eu, se pudesse faria várias, pois amo me mexer.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oii linda... tudo bem?!
    Eu estou começando a forçar um pouco na esteira e estou correndo por mais tempo, e realmente a queima de gordura é maior..
    adorei a materia de hoje..

    bjs

    ResponderExcluir
  4. bom dia amiga....adorei o post de hj..eu pratico corrida..no maximo 15 minutos hehe..caminhada..musculação e bike ergometrica..mas tnho que aprender a correr mais...qnto mais melhor ne..so começar aos poucos..pq corro 15 minutos intercalando corrida e caminhada e ainda perco os bofes hehe
    bjossss

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Diva!!

    É tão facil queimar umas calorias pena que qto menor agente é e menos agente pesa menos agente eliminina..
    Conclusão tenho que comer menos e me exercitar mais pra ficar em forma..rs
    Seu post esta demais super interessante como semper.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sabe qual é meu proximo sonho: Lutar Jiu Jitsu!

    ResponderExcluir
  7. Rô eu estou amando fazer exercíciso com o Wii ele é beminterativo e tem uma mistur ade tudo ao mesmo tempo em determinados jogos eu gosto disso pois como faço exercícios em casa vejoque rotina não combina um dia estou no wii outro subo e desço escada, outro danço, outro faço yoga com os DVDs que tenho mas a localizada com pesinhos está sendo show par a mim pois sinto meu corpo mais durinho,um grande beijo e sinto saudade de vc buááááá...brincadeirinha beijos

    ResponderExcluir
  8. BOMDIA ♥
    POR ISSO QUE GOSTO MUITÃO DE VC !!!
    POIS APRENDO DEMAIS AQUI
    OTIMO DIA AMIGA
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô...
    Tenho feito spining e muscilação 3 x por semana e nos outros dias só pedalado na ciclovia, sei lá, mas acho q se não fosse isso eu nçao tinha eliminado metade do q eliminei né...e fora o gás que dá, hj tenho muito mais ânimo para fazer as coisas, bem legal...adorooooo
    Correr é uma fase que ainda pretendo chegar....hehehehe
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  10. adorei as dicas! no momento, só tá rolando bicicleta, e caminhada rs
    Mas amo natação!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. oi Rô que bom saber que a corrida diminui o colesterol porque maridinho tá com ele alto
    nós estamos tentando correr rsrs
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  12. Post bem legal esse ´pe bom sabero gasto calorico de cada atividade pra assim escolher a que melhor se adapta com a gente!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Bem amiga eu só faço caminhada e exercícios de tonificação em casa. Não está muito mal!?
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. E ae amiga!!! Eu estava sentindo falta desse cantinho!!
    Das opções que vc colocou as que eu mais queria era a corrida, pq funciona messssmooooooo, hidroginástica pq aqui é super quente e musculação para por tudo no lugar!! rsrsr

    Mas o que me falta é tempo mesmo!! =/
    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!
    Sempre quis saber sobre caminhadas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ro,eu tenho um achado em casa.rsrs
    Ganhei uma bicicleta ergométrica,mas não sabia que gastava tantas calorias assim não,vou lá tirar a poeira da minha.rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Brigada pelo elogio! E Parabéns por sua conquista, vc é linda! Adorei esse post e vi que preciso aumentar minha AF pq o pilates que faço não deve queimar nada hahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie Rô

    Pena que vendi minhas duas bicicletas ergometricas!! Mais tbém na época não tinha o conhecimento que tenho hoje e não tinha blog, se nao, não teria vendido!!

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi. Ótimos exemplos de exercicios, já fiz hidroginástica e que gostava mas fiz dois meses e não tive muitos resultados, já a caminhada se tornou um prazer na minha vida assim como a corrida deve ser na sua não é? j

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...