quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

15 dicas no supermercado

Fazer boas escolhas faz parte do processo de reeducação alimentar, por isso o momento da compra dos alimentos também é importante, por isso segue algumas dicas que podem te ajudar na hora das compras.

1 – Antes de sair de casa faça uma lista com tudo que precisa comprar e guie-se por ela no supermercado, assim você evitará compras de alimentos desnecessários.
2 – Não vá ao supermercado com fome, pois dessa maneira fica difícil controlar o impulso de comprar alimentos calóricos e gordurosos.
3 – Leia os rótulos dos produtos. Lá você encontrará informações importantes, como teor calórico dos alimentos, quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Cuidado com os alimentos “diet” e “light”, pois nem sempre são melhores opções, além de serem mais caros. Compare com o produto convencional e veja se vale a pena.
4 – Fique atento ao prazo de validade dos alimentos, principalmente se eles estiverem em promoção, pois muitas vezes nestas situações, os alimentos estão com a data de validade próxima do vencimento.
5 – Prefira os produtos naturais aos industrializados. Evite comprar pratos prontos.
6 – Compre muitas frutas para fazer sucos. Eles são mais saborosos e saudáveis que os industrializados. Se você não tem tempo para preparar, opte pela polpa congelada.
7 – Compre temperos e especiarias naturais, como manjericão, alecrim e outros. Dispense molhos gordurosos. Eles acrescentam muitas calorias nas preparações.
8 – Evite passar no corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas a vista fica mais difícil resistir às tentações. Caso você more com outras pessoas que fazem questão destes alimentos, compre uma quantidade pequena.
9 – Observe o estado da embalagem dos produtos. Fique atento com qualquer alteração, como caixa amassada, lata estufada, vidro trincado ou plástico perfurado.
10 – Verifique nos produtos congelados, se na superfície existem placas de gelo encobrindo a embalagem. Caso isso ocorra, evite levar o produto, pois é sinal de que o mesmo foi descongelado e por algum motivo novamente congelado.
11 – Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no bom funcionamento do intestino. Existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.
12 – Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente possuem menos calorias.
13 – Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos. Dê preferência aos leites e iogurtes desnatados.
14 – Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelo light ou diet. Mas não se esqueça que o ideal é evitar o consumo excessivo de qualquer refrigerante. Prefira beber água,
15 – Se você faz suas compras mensalmente, cuidado na hora de armazenar as compras quando chegar em casa. Coloque os alimentos da compra anterior na frente, para serem consumidos primeiro, já que a data de validade está mais próxima do vencimento, deixe os novos para serem consumidos por último, assim você evita prejuízos.

Ana Paula Maia/Agora eu sei

11 comentários:

  1. gostei das dicas, algumas eu ja fazia , acho que to no caminho certo
    bjimmm

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Rô!
    Amei as dicas, simples porém tudo que precisamos para aprendermos fazer as escolhas certas.
    Tenha uma excelente quinta feira, beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Ah dica de não ir ao super com fome é a que eu considero a mais importante.
    Já fui fazer compras com fome e saí de lá com uns cinco lanches... nem havia me dado conta..
    E os integrais também ajudam um monte, depois de alguns meses se percebe que comemos menos e a pele está bem melhor =)
    Gosto muito das tuas dicas, apesar de conhecermos todas estas dicas nem sempre colocamos as mesmas em prática...
    Fico feliz que você fica lembrando a gente né... mil beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Essas dicas são sempre bem vindas e é assim mesmo...eu com fome no mercado? nunca mais!rs
    Beijooo e ótima quinta!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor nossa adorei essas dicas, algumas ja faço, como não sair de estomago vazio heheeh, leio rotulos sempre ainda mais agora com a dieta que faço, validade sempre né,e ntre outras, beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Vc acredita que eu sou mestre de ir ao supermercado com fome. Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ro!

    Adorei a matéria, e ri ao constatar que ir ao supermercado com fome realmente é uma tragédia, você compra até coisas que nem gosta tanto assim de comer! Eu sou craque nessa prática...rs

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. oi flor saudades
    post ótimo
    tenha uma ótima noite
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Rô, foi ótimo este post hein! Eu ficava meio perdida no supermercado sim.
    Olha, eu ando meio sem dim, mas assim que der, eu ainda vou te pedir um auxílio técnico na RA. rs...
    Super beijo e obrigada pela atenção no email!

    ResponderExcluir
  11. lindas dicas e nao só pra quem ta de dieta

    bjo

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...