terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vitamina D ajuda a emagrecer

Altos índices de vitamina D no organismo aceleram o metabolismo, reduzem a barriga e ainda fazem bem à saúde

Que a vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, já se sabia. A substância também está relacionada à prevenção de várias doenças, como diabetes do tipo 1, mal de Parkinson e depressão. A essa lista, soma-se agora uma novidade: o nutriente ajuda a evitar e a combater a obesidade. Uma pesquisa recente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com índices mais elevados de vitamina D no organismo afinam com maior facilidade, principalmente, a região abdominal.

Como o nutriente atua na perda da barriga

 1. A vitamina D promove o metabolismo da gordura, cortando a produção do hormônio da paratireoide, o que acelera a quebra da gordura pelo fígado.

2. Depois, a vitamina D seca as gordurinhas - a substância ativa os receptores nas células adiposas, inibindo o seu crescimento.

3. A supervitamina também reduz o apetite, pois aumenta a quantidade de leptina, hormônio que envia sinais de saciedade ao cérebro.

4. Por fim, o nutriente ativa a força dos músculos - ele facilita a redução do excesso de gordura no tecido muscular, fator ligado ao aumento da força.

Sol na medida certa

 Apresentar níveis deficientes de vitamina D é uma realidade cada vez mais comum da vida moderna. Incluir na dieta alimentos que são fonte da substância - óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, produtos industrializados enriquecidos, manteiga e peixes, como salmão, sardinha, atum e cavalinha - ajuda a melhorar o quadro, mas está longe de ser suficiente.

O mais importante, garantem os especialistas, é tomar de 15 a 20 minutinhos de sol todos os dias, antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde, e sem protetor solar. "Deixar uma área correspondente ao tamanho da nuca em exposição já está ótimo", garante o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo.

"A pele produz vitamina D numa rapidez extraordinária", conta Andréia Naves. Para ter uma ideia da eficiência dos raios ultravioleta, 15 minutos de exposição solar no verão produzem a mesma quantidade de vitamina D fornecida por 100 copos de leite. No entanto, há limitações para a conversão da supervitamina pelo sol: a idade (idosos vão perdendo a capacidade de absorvê-la), tom da pele (negros sintetizam a substância em menor escala), tipos de roupa e até mesmo os níveis de poluição da atmosfera.

Sim ao suplemento

 A única forma de descobrir se você tem carência de vitamina D é fazer um exame de sangue a cada seis ou oito meses. Caso o nível esteja abaixo do esperado, a saída é tomar suplementos nutricionais - mas atenção: sempre sob a orientação de um médico ou nutricionista, nunca por conta própria.

E, normalmente, quem suplementa a vitamina D também deve reforçar os níveis de cálcio e magnésio no organismo, pois, para que ela possa trabalhar de forma eficiente, precisa que os dois minerais também desempenhem bem a sua função. Importante: para surtir efeito, a suplementação deve ser feita por, no mínimo, seis meses. 
Os suplementos podem ser encontrados em casas de produtos naturais ou farmácia de manipulação.

Por que a vitamina D é essencial

Alimentos ricos em vitamina D

  • óleo de fígado de bacalhau
  • peixes como salmão, atum e sardinha
  • leite
  • margarina
  • ovos
  • fígado
 Além de ajudar na perda de peso, bons níveis do nutriente no organismo mantêm a saúde em dia. Confira alguns benefícios da substância:

1. Imunidade turbinada
A vitamina D tem o poder de estimular a atividade das células de defesa no momento em que elas precisam entrar em ação.

2. Maior resistência a vírus De acordo com um recente estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, pessoas com altos níveis de vitamina D ficam menos doentes do que as que têm índices baixos. E, quando as “vitaminadas” adoecem, se recuperam muito mais rápido. Isso porque o nutriente ordena as células brancas a fabricar um tipo de proteína que acaba com a infecção.

3. Sem mal de Parkinson Segundo um estudo publicado em julho na revista Archives of Neurology, a vitamina D tem uma ação protetora sobre o cérebro: ela regula os níveis de cálcio, melhora o trabalho dos neurônios e desintoxica as células, diminuindo o risco de desenvolver a doença.

4. Câncer reduzido A vitamina D tem influência em muitos dos genes responsáveis pelo crescimento e pela sobrevivência das células malignas. Ela também induz o suicídio das células cancerígenas, chamada de apoptose. Estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama caia de 30 a 50% e o de cólon, 50%.

5. Coração mais forte Quem tem deficiência em vitamina D, dizem os especialistas, corre um risco 80% maior de entupimento das artérias. Além disso, a substância regula mais de 200 genes e controla as contrações do músculo cardíaco. Os pesquisadores também acreditam que o nutriente esteja relacionado a uma pressão arterial saudável.

6. Amiga da longevidade Taxas insuficientes de vitamina D aumentam o risco de morte das mais variadas causas em 26%, em comparação aos indivíduos com altos índices da molécula.

7. Longe do diabetes Como a vitamina D estimula a produção de insulina, acredita-se que baixos níveis da substância estejam ligados ao diabetes. Uma nova pesquisa mostrou que as crianças com carência no nutriente têm uma chance 200 vezes maior de desenvolver o diabetes do tipo 1.

 Revista Máxima

21 comentários:

  1. Uau Rô, vitamina D é tudo de bom!!!!
    Sabedoria das nossas avós cada dia mais comprovada né, minha vó dava a seus filhos ao menos 2 vezes ao ano óleo de fígado de bacalhau e mandava colocar os bebezinhos pelo menos 15 minuts para tomar banho de sol pelas manhãs com roupinhas leves ou pelo menos as pernoquinhas de fora!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi flor estava com saudades, mas como a vida anda corrida passei mesmo para lhe mandar um beijinho
    Abraços no coração e tenha um excelente dia

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu post, gostaria de saber aonde encontro suplementos pra começar a fazer uso.
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. adorei td. mas vc podia por uma listinha dos alimentos que tenham a vitamina D pra gente. plise
    ha,vc sabe onde encontro pra comprar a farinha de soja preta?
    bjimmm

    ResponderExcluir
  5. Puxa... quantos beneficios!!!!

    ResponderExcluir
  6. RESTRUTURAÇÃO DE ROSTOS FLÁCIDOS E SEM TONICIDADE


    AMPOLA UNIDOSE DE COLÁGENO MARINHO COUP D´ÉCLAT DA FRANÇA

    Auxilia em remodelar e regenerar a face e o aumento da firmeza, tonicidade e flexibilidade cutânea. Possui colágeno marinho solúvel, de estrutura helicoidal, na forma mais próxima a do colágeno humano.
    O colágeno e um elemento fundamental da estrutura da derme e dos tecidos de sustentação dos quais depende a firmeza da pele . Ele ajuda contra o envelhecimento prematuro e as suas manifestações inesteticas.

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

    O ÚNICO COM ESTUDOS DE EFICÁCIA MENSURÁVEL:

    Eficácia testada in vivo sob controle dermatologico:

    Após 12 dias (percentual dos voluntários nos quais os seguintes efeitos foram constatados)

    • Aumento da tonicidade e flexibilidade cutânea: 53%
    • Aumento da tensão cutânea: 47%
    • Aumento da firmeza cutânea: 59%

    Toda noite , na pele da face e do pescoço perfeitamente demaquiados , aplicar o conteúdo de uma ampola , massageando ligeiramente com a extremidade dos dedos até a absorção completa do produto. Proceder a um tratamento de 12 dias consecutivos ( ampola toda noite ) . No caso de peles muito exigentes , prolongar o tratamento de 12 dias.

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  7. . eu já tive deficiência dessa vitamina e nasceram brotoejas em mim, principalmente nas nádegas, juro, horrível, risos, mas tomei sol e acabou.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosângela!

    Ótima essa dica hein!

    beijo grandee

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Estou recomeçando hoje por varios motivos tive que "abandonar" minhas metas, e recomecei com o pé direito depois de ler o teu post. Adorei mesmo, valeu pelas dicas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Rô , que legal essa dica da vitamina D e o Sol.
    vou aproveitar que aqui no estado p sol presença constatante...rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Rô!
    Adorei a dica... não sabia que a vitamina D era tão boa... e pra tanta coisa né??

    Vou tentar inclui-la no cardápio....

    Beijo grande lindona

    ResponderExcluir
  12. Ai que novidade boa!

    Não sabia de tudo isso, mas minha amiga Rosangela também é cultura...

    adorei o post

    Beijuus***

    ResponderExcluir
  13. Ro, como é seu trabalho? Vc faz um acompanhamento virtual ou só com nossa presença mesmo?....Como é? Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Oii

    Vou ali tomar um solzinho e ja volto..rs
    Mto bom saber de tudo isso, eu com certeza tenho em falta, pq 1 copo de iogurt por dia não deve suprir minhas necessidades de vitamina D.

    Viu que consegui caminhar 35min ontem,rsrs . Ta eu sei que é pouco mas pra mim vc sabe que é mto né.rsrs


    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii

    Vou ali tomar um solzinho e ja volto..rs
    Mto bom saber de tudo isso, eu com certeza tenho em falta, pq 1 copo de iogurt por dia não deve suprir minhas necessidades de vitamina D.

    Viu que consegui caminhar 35min ontem,rsrs . Ta eu sei que é pouco mas pra mim vc sabe que é mto né.rsrs


    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii Ro!!

    Sempre dando dicas mara...
    Gostei mais ainda da parte que diz q diminui a barriga...kkkk...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, adorei o post!! Vitamina D é tudo de bom mesmooooo!!

    Obrigada pelas super dicas e pelo carinho de sempre!!

    Beijos, e uma linda quarta-feira!!

    ResponderExcluir
  18. Olaa.nossa não sabia q vitamina D era tão boa assim...vou caprichar nos alimentos e no solzinho rsr..
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Ro!Ótima quarta! Vamos juntas. Beijos!
    ¨adorei a matéria da vitamina D

    ResponderExcluir
  20. (................ tomar de 15 a 20 minutinhos de sol todos os dias, antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde, .................)
    TA ERRADISSIMO ESSE HORARIO, O CERTO É DAS 12:00 AS 14:00 HORAS

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...