sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Você tem compulsão por doces ?

A maioria das pessoas  relatam que não conseguem ficar sem comer doces ou precisam ingerir depois do almoço ou pela tarde. Quando começo a analisar a dieta dos mesmos sempre encontro deficiências de minerais e vitaminas, ingestão inadequada de alguns alimentos, longos períodos sem comer e outros.

As causas para a compulsão por doces que não precisa ser somente por doces, mas sim por salgados, massas, pães estão associadas com deficiência de um hormônio do humor chamado serotonina, resistência a insulina, aumento do hormônio do estresse, o cortisol e pelo fato de haver algumas deficiências de ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, vitamina B12 e outros.
Os sintomas podem ficar além da vontade de comer doces como fadiga, cansaço, sonolência durante o dia, preguiça, dor de cabeça, enxaqueca, suores e tremores em casos mais graves.
Quando o paciente sente vontade de comer doce logo após o almoço é indicativo de resistência insulina, quadro que é caracterizado por uma insuficiência da insulina, hormônio que coloca o açúcar dentro das nossas células, fazendo com que o corpo “pense” que não há energia para as células e faz você comer mais.
Se há uma vontade de doces no final do dia pode ser uma deficiência de serotonina que está aliada a deficiência de vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio, triptofano e outros.
Outro fator bastante comum também é ficar longos períodos sem se alimentar e haver um aumento do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma ingestão de energia, no caso de alimentos ricos em calorias como doces, massas, guloseimas, pães e outros.
Há muita coisa para ser feita. Primeiramente é preciso que consulte um nutricionista para verificar qual tipo de deficiência está relacionada a sua vontade de comer doces.
Em segundo lugar aqui estão algumas dicas que podem melhorar:
- Sempre comer de 3 em 3 horas para não haver o aumento do hormônio do estresse, o cortisol;
- Comer frutas, verduras e legumes variados para tentar garantir o aporte de vitaminas e minerais importantes;
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano como banana, feijão, lentilha, leite e derivados, nozes;
- Sempre praticar atividade fisica;
- Consumir fibras na alimentação como aveia em flocos, germén de trigo, granola, linhaça dourada triturada;
Uma dica interessante para diminuir a vontade de comer doces é no café da manhã ter fontes doces como geléias, sucos e frutas doces. Isto ajuda no decorrer do dia precisar de menos doces.
Outra dica é consumir suco de açaí sem xarope de guaraná com banana no período da tarde. Tem sido bastante relacionado com a diminuição da ingestão de doces no período da tarde.

ANutricionista.Com

16 comentários:

  1. oi Ro...
    faz tempo q nao passo por aqui...
    eu estou tendo varios tipos de compulsao... voce acredita que ontem eu cozinhei uma lata de leite condensado e comi tudo sozinha???
    depois me deu a maior tristeza..
    meu marido nao pode nem sonhar nisso...
    afff
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ai ai eu não devo ter nadica de humor então amiga o meu humor é totalmente deficiente, kkkkkkkkkkk!!!!!

    Tem 3 coisas que comecei a usar na alimentação depois q parei com a palhaçada de engorda: aveia, linhaça e geleia =) Bom saber q ajudam!!!!

    Beijocas **

    ResponderExcluir
  3. Engraçado eu ás vezes osu compulsiva por doces, outras vezes compulsiva por salgados.
    MAs percebi que quando comecei alimentar-me melhor, com frutas, legumes e verduras, deu uma diminuida nesses fatores de fato isso deve se dar a falta de vitaminas que o corpo necessita, adorei a matéria.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. oie flor..
    eu tnho compulsao por doce e salgado tbm..apesar de comer de 3 em 3 horas as vezes as lombrigas batem mais forte..hehe
    mas to tentando me esforçar e chegar no meu objetivo sem compulsoes..
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito show este post!! A mais pura verdade ;) Tenho que me policiar mais!


    Beijos, e um lindo final de semana!
    *´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*

    ResponderExcluir
  6. que post maravilhoso Rô. Muito útil pra mim, eu sou totalmente dependente de doce, sempre que como algum salgado tenho extrema necessidade de comer um doce, é uma loucura e tem horas que bate uma vontade de doce e já penso logo naquela caixa de bisss...qdo isto acontece, ultimamente, procuro me distrair com outras coisas...rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi. Eu sinto muita vontade de comer doces, mas percebo que isso acontece quando como doce seguido, ai parece que a vontade aumenta mais nos outros dias.
    bom final de semana, bjkas

    ResponderExcluir
  8. RESTRUTURAÇÃO DE ROSTOS FLÁCIDOS E SEM TONICIDADE


    AMPOLA UNIDOSE DE COLÁGENO MARINHO COUP D´ÉCLAT DA FRANÇA

    Auxilia em remodelar e regenerar a face e o aumento da firmeza, tonicidade e flexibilidade cutânea. Possui colágeno marinho solúvel, de estrutura helicoidal, na forma mais próxima a do colágeno humano.
    O colágeno e um elemento fundamental da estrutura da derme e dos tecidos de sustentação dos quais depende a firmeza da pele . Ele ajuda contra o envelhecimento prematuro e as suas manifestações inesteticas.

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

    O ÚNICO COM ESTUDOS DE EFICÁCIA MENSURÁVEL:

    Eficácia testada in vivo sob controle dermatologico:

    Após 12 dias (percentual dos voluntários nos quais os seguintes efeitos foram constatados)

    • Aumento da tonicidade e flexibilidade cutânea: 53%
    • Aumento da tensão cutânea: 47%
    • Aumento da firmeza cutânea: 59%

    Toda noite , na pele da face e do pescoço perfeitamente demaquiados , aplicar o conteúdo de uma ampola , massageando ligeiramente com a extremidade dos dedos até a absorção completa do produto. Proceder a um tratamento de 12 dias consecutivos ( ampola toda noite ) . No caso de peles muito exigentes , prolongar o tratamento de 12 dias.

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  9. Olá Ro, segue meu e-mail...LUCIANANAVARINO@GMAIL.COM....beijo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rô,

    Graças a Deus essa compulsão eu não tenho

    menos uma luta!

    Tenha um lindo findi

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente além da compulsão por doces, eu tenho andado super cansada... Não consigo relaxar e ter uma boa noite de sono.

    Já tive hipoglicemia, mas meu ultimo exame mostrou que estava normal. Acho que vou refazer...

    bjo grande e obrigada pelas ótimas dicas sempre

    ResponderExcluir
  13. Rô otimo post, eu não sou muito fã de doces, mas em compensação gosto muito de carboidratos, ai esta o meu pecado..rsr
    Otimo fina de semana , nessa cidade maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  14. oi Ro...
    Passei para desejar um otimo final de semana.

    bjo

    ResponderExcluir
  15. Ah, sou siiiiimmm!!!
    Ás vezes eu sigo essas dicas direitinho. Mas tem dias em que está tudo ali na minha frente, acenando. E eu caio em tentação. Aí intensifico a malhação e fico váááários dias me sentindo culpada. Pelo menos demoro um monte pra sucumbir de novo!
    Adoro tuas dicas, tu sabe!
    Beijão.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...