quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dicas para controlar a Ansiedade Alimentar


Muitas meninas reclamam da ansiedade, minhas queridas consultadas, as leitoras amigas, o post é extenso, mas vale a pena a leitura ou imprima para relembrar os ítens quando bater a ansiedade.

1. A finalidade não é “deixar de sentir ansiedade” mas aprender a lidar com ela. 

2. Fazer “regime” é grande fonte de ansiedade. “Regime” está ligado à punição, privação, frustração. É “tudo ou nada” ou a gente faz e “não come” ou não faz e devora o que vem a frente. Troque o “regime” por uma reeducação nutricional, equilibrada e SABOROSA! Quem faz regime quer resultados para ontem.

3. Não tente abreviar o processo bancando a “faquir”, pulando refeições ou jejuando para “ir mais rápido”. Além de não adiantar, sua ansiedade será aumentada e você irá direto para o prato. Não fique sem comer por mais de 3 ou 4 horas. Favorece os ataques de comer.

4. É normal sentir ansiedade diante de situações novas e não previstas . Planeje, dentro do seu estilo de vida, horários aproximados e constantes para suas refeições e o que irá comer. Você se acostumará a sentir fome nestes horários. 

5. Fome não é catástrofe! Quando senti-la, calma! Observe que sentirá sensações diferentes da “vontade de comer” (um certo vazio no estômago, às vezes fraqueza, etc). Não vá como uma doida para qualquer alimento. Você irá satisfazer com a comida que foi planejada, ingerida lentamente, muito bem mastigada, concentrando-se “com todos os sentidos”, saboreando cada bocado, fazendo pausas entre as garfadas. De quando em quando preste a atenção na sensação de saciedade que está aparecendo. Pergunte-se “ainda estou com fome?” Se estiver, coma um pouco mais, senão pare! ACOSTUME-SE A COMER PORQUE TEM FOME E NÃO PORQUE HÁ COMIDA DISPONÍVEL.

6. Claro que existem alimentos que devem ser ingeridos dentro de limites, mas não os elimine. Cuidado com “alimentos proibidos!” Dão muita ansiedade, tentação, depois culpa e sensação de “estar tudo perdido!” Não “tranque a boca!” Abra-a com RESPONSABILIDADE!

7. Pior que “sair da dieta” é “achar que saiu da dieta”. A culpa, a sensação de fracasso, leva a uma baita ansiedade que poderá levá-la a comer muito mais. O problema de um bombom a mais é levar à caixa toda, como forma de autopunição.

8. Aceite seus “escorregões”.Encare esses episódios com serenidade. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! Falhas ocorrerão e deverão ser encaradas como oportunidades para aprendizagem!

9. INCLUA O PRAZER NA SUA DIETA E EM TODO O SEU ESTILO DE VIDA. Mudar estilo de vida é mudar hábitos. Um novo comportamento só irá se constituir um hábito se for prazeroso.Prazer na comida sim senhora! Comida monótona, ruim, sem gosto leva ao desânimo! AGORA, PRAZER NÃO É QUANTIDADE MAS QUALIDADE! É DADO PELO TEMPO EM QUE MANTEMOS PEQUENA PORÇÃO DO ALIMENTO EM CONTATO COM A PAPILA GUSTATIVA!

10. Da mesma forma, faça exercícios físicos que lhe dêem prazer. O melhor exercício é aquele que, mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazê-lo amanhã e não o que é só uma obrigação chata que você não vê a hora de se livrar.

11. Não fique o dia todo pensando em sua dieta e maldizendo-se porque é gorda. Aprimore os outros aspectos da sua vida. Divirta-se, leia, encontre seus amigos! FAÇA! AUMENTE SUAS FONTES DE PRAZER! NÃO EVITE SITUAÇÕES “PORQUE ESTÁ GORDA”. 

12. Pergunte-se o que você espera do emagrecimento! Não espere resolver todos os seus problemas adquirindo uma silhueta mais fina! O desapontamento pode ser grande...

13. Verifique se não está havendo uma “ligação direta” da ansiedade decorrente de dificuldades de resolver problemas no dia a dia com a comida. O único “problema” que a comida resolve é o da fome e da nutrição. Os demais precisarão de outras alternativas.

14. Cuidado com os falsos padrões de beleza, inatingíveis para a maioria das pessoas! A busca de um falso objetivo torna-se muito angustiante! Não existe beleza sem saúde e você pode ser bonita sim, sem renunciar à sua individualidade. Desenvolva uma “identidade estética!” Seja você mesma!

15. Fuja do mito do “peso ideal”. Troque-o por “PESO VIÁVEL”. Aquele clinicamente saudável, que a deixe bonita e que seja fácil manter. RESPEITE SEU TIPO FÍSICO.

16. DESENVOLVA SUA AUTO-ESTIMA OU ESTARÁ SEMPRE ANSIOSA E INSATISFEITA! Lembre-se que, tão importante como SER ou ESTAR bonita É SENTIR-SE BONITA! Beleza é uma questão de imagem e AUTO – IMAGEM!

17. Não tenha pressa para emagrecer. Você ficará ansiosa, frustrada, sempre com a sensação de que “não está dando certo” e daí para a comida é um pulo...

18. Cuidado com a “balançomania”. Pesar-se toda hora, todo dia traz enorme grau de frustração. A flutuação de peso é esperada e mal interpretada é realmente angustiante.

19. O stress é companheiro da ansiedade. Desenvolva mecanismos anti-stress. Pratique atividades prazerosas, alguma forma de relaxamento, alguma atividade esportiva recreativa e não competitiva, administre seu tempo. Faça aquilo que você pode realmente fazer em determinada situação. Não se preocupe com o que não pode ser feito! Não adiante nada e você ficará menos ansiosa. INCLUA-SE EM SUA AGENDA!

20. A compulsão alimentar é disparada pela ansiedade. Identifique os primeiros sinais de risco (pensamentos, situações, emoções etc) e faça algo que seja prazeroso e incompatível com ato de comer. Tenha consigo uma lista destas atividades e as acione ao primeiro sinal de ansiedade. Visitar ou telefonar para uma amiga, fazer uma atividade física, digitar um trabalho no computador, escrever, pintar ou fazer um trabalho de argila etc.

21. Adie o mais possível a satisfação do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade você der uma caminhada verificará que sua “vontade” de comer diminuiu! O tempo é seu grande aliado! 

22. Não tenha alimentos de risco em casa. Se você sentir-se ansiosa para devorar chocolate e tiver que sair para comprá-lo ganhará tempo. Compre só uma unidade. Volte para casa, anote no seu diário alimentar que irá comê-lo. Espere cinco minutos e coma-o lentamente. O chocolate não foi proibido e o impulso foi bastante enfraquecido. Se estiver ansiosa por um bolo, prepare-o. Não o tenha em casa.

23. ALGUMAS FORMAS DE ANSIEDADE ALIMENTAR DECORREM DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NÃO RESOLVIDOS: afetivos, conjugais, de relacionamento, sexuais, timidez excessiva, depressão, etc. NÃO EXITE EM PROCURAR AJUDA DE UM PROFISSIONAL. Muitas vezes estes fatores mantém uma obesidade e, tratados, levam a pessoa ao emagrecimento.

24. Determinados momentos da vida, mal avaliados, geram grande ansiedade. A mãe que criou seus filhos pode sentir-se “sem função”. Suas fontes de prazer escasseiam e a comida poderá ser priorizada. Se você criou e encaminhou seus filhos, parabéns! Mas a vida não acabou! Faça um curso, reuna suas amigas, vá a uma academia! Cultive outras formas de prazer!

25. VIVA O DIA DE HOJE! Ontem já se foi e o amanhã ainda não veio! O tempo é HOJE!

26. Valorize o que você já fez. Não fique lamentando o que não fez ou o que deveria ter feito!

27. Estabeleça metas viáveis. Por exemplo, começar a caminhar dez minutos todos os dias esta semana. Certamente poderá cumpri-las. Propostas do tipo “vou correr 10 km por dia”, se você é sedentária, são descabidas e causam frustração. Gratifique-se a cada meta conquistada! 

28. Você deve emagrecer, por sua saúde, sua beleza, sua vontade. Não para agradar quem quer que seja. Desenvolva uma motivação interna.

29. VIVA ENQUANTO EMAGRECE. NÂO ESPERE EMAGRECER PARA VIVER.

30. COMA QUANDO TIVER FOME! NÃO COMA QUANDO ESTIVER ANSIOSA!

Recebi essas dicas por e-mail da querida Ingrid, obrigada por compartilhar.

21 comentários:

  1. Ótimas dicas! Comer devagar é um grande desafio!

    É deprimente ver alguém passar os dias trancada, achando que não pode viver e ser feliz simplesmente porque está acima do peso.

    ResponderExcluir
  2. Gostei d+ do post. Tb acredito que o segredo é controlar a ansiedade... qd está controlada tudo fica mais fácil.

    Bjus
    http://dietafeliz2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ACOSTUME-SE A COMER PORQUE TEM FOME E NÃO PORQUE HÁ COMIDA DISPONÍVEL.

    Falou e disse!
    BOM DIA!

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo ,post maravilhoso
    driblando a ansiedade e dando um passo de cada vez a gente chega la
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!

    Muito legal as dicas, a ansiedade é mesmo um grande problema.
    Mas assim com tantas ótimas dicas não da pra deixar de controlar.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei Rô. Faz muito sentido, vou tentar por em prática porque eu ando muito ansiosa, mesmo vendo os resultados!
    O tornozelo já está bem melhor, ontem consegui fazer uma caminhada bem leve na esteira (3km/h durante 15 minutos só para relaxar a musculatura da região) e vou estar 100% para nossa caminhada no domingo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. oiee linda
    obrigada pelo recadinho!
    otima materia sobre anciedade...
    ate q sou bem tranquila quanto a isso!
    bjus
    xauxau

    ResponderExcluir
  8. Post incrivel, vou imprimir e certamente guardar!!

    ResponderExcluir
  9. oi Ro!
    Que beleza suas dicas. Tal da ansiedade é triste, mas com jeitinho conseguimos controlá-la.
    Abração

    ResponderExcluir
  10. Rô parabéns pelo post... Foi diretamente pra mim. Até copiei pra me lembrar sempre disso!

    ResponderExcluir
  11. Rô,

    Post mais que perfeito.
    Estou muito chateada comigo por que ando percebendo que a ansiedade e estresse pelos quais ando passando estão me inclinando a comer mais, tipo, estou preocupada, como sem refletir, pior, sem mesmo precisar.
    Por conta disso, mantenho proxio de mim somente frutas, biscoitos integrais, danones. Mas tem hora que não resisto...
    Pensei até em sair do Desafio da Primavera, porque dá vergonha. Na primeira pesagem já havia eliminado quase 2 kilos e dai em diante, engordei de novo.

    Obrigada por sempre partilhar dicas, que por mais que conhecemos, teimamos em fazer do modo errado,
    Soa como um martelinho na cabeça, para não esquecermos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Enfim...tô eu aqui de volta no meu espaço, retomando o contato com as antigas blogueiras que sigo desde de sempre!!!
    E é MUITO BOM, escovar os dentes logo após a refeição. Ajuda, e muito, a evitar o ataque às tranqueiradas!

    Flor...me dá uma mão nessa nova estrada? PRecisamos uma das outras...Então vim buscar força pra caminhar.

    Mil beijos.
    E quem mais quiser me visitar e deixar contato pra que eu siga também, será MUITO BEM recebida.

    Beijocas
    Fer

    ResponderExcluir
  13. A ansiedade me mata, mas nada como um bom suco de gelatina....que tu minha musa master ensinou....
    bjo

    ResponderExcluir
  14. "pitacos" são sempre bons! Vindo de vc então, são excelentes. Vou comer uma banana antes do aeróbico de manhã!

    obrigada lindona

    ResponderExcluir
  15. Já sofri demais com ansiedade.. Aprendi a domar meu cerébro e agora controlei a ansiedade.

    ResponderExcluir
  16. Post muito bom mesmo. Tem que imprimir pra reler quantas vezes for necessário né?
    Gostei mais do 5,10,26,29.

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  17. Querida!
    Parabéns! Esse teu espaço é muito especial para todas nós. Somos muito sortudas por termos tanto apoio nos cuidados com a nossa saúde e bem estar.
    Bjão,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post. O desafio para mim é comer devagar, afff, meu marido é uma triadeira, como muito rápido e eu como fico do lado dele a mesa, acabo fazendo isso também. Preciso me policiar mais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Mto bom o texto. "INCLUA-SE NA SUA AGENDA": tenho certeza que essa frase foi escrita pra mim!!! hehe

    bj, Jaque

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...