terça-feira, 5 de julho de 2011

Mexa-se: 10 dicas para não abandonar os exercícios

Quem decide abandonar o sedentarismo com a prática da caminhada ou até da corrida costuma relatar alta motivação nas primeiras semanas de atividade física. Com o passar dos dias, no entanto, o pique pode diminuir, especialmente se não houver um planejamento dos exercícios.
“Entre 80% e 90% dos iniciantes que não seguem uma planilha abandonam a atividade por volta da terceira semana. Já os que seguem orientações de um instrutor ou até programas de treino – mesmo que genéricos – continuam firme mesmo depois de terminada a primeira planilha, o que geralmente fica próximo do terceiro mês”, diz o professor de educação física Alen Brandizzi, técnico esportivo de corrida e triatlo da Treine Certo Assessoria Esportiva, de Vitória (ES).

Confira dicas práticas para não desistir:
1. Arranje um parceiro de treino nas primeiras semanas e se comprometa com ele. É muito fácil “deixar para lá” quando você está sozinho. Especialmente naquele dia em que bateu a preguiça ou amanheceu nublado.

2. Estabeleça metas atingíveis e reais, como caminhar dois quilômetros, três vezes por semana nas primeiras duas semanas. E aumente 300 metros a cada semana em um período de 12 semanas. “É mais fácil de praticar e cumprir, do que decidir caminhar cinco quilômetros todos os dias até o fim do ano”, argumenta Alen Brandizzi. Vale também planejar a evolução, traçando planos para um ano com metas curtas, médias e de longo prazo.

3. Em um caderno ou agenda, faça uma espécie de “diário de treino“. Algo como: “hoje caminhei dois quilômetros e me senti bem”. E valorize os progressos: “caminhei 10 minutos e corri durante dois minutos. Nossa, como correr é legal!” Segundo o treinador, o ato de registrar seu exercício faz com que você visualize sua evolução, o que é altamente motivador.

4. Esqueça o treino dos outros: concentre-se em você. Trace suas próprias metas, sabendo aonde quer chegar e como fará para atingir seus objetivos.

5. Use roupas e tênis confortáveis, adequados ao seu corpo.

6. Escolha um local agradável para a prática de exercícios, como um parque. Pelo menos uma vez por semana programe um treino ao ar livre.

7. Se você segue uma planilha entenda que “treino perdido é treino feito”. “A sessão de exercício programada e perdida para aquele dia não poderá ser somada a do dia posterior. Esqueça e siga em frente”, diz Alen.

8. Compartilhe experiências. Converse sobre seu treino com pessoas do mesmo nível que você e com os mais experientes. Até redes sociais como Twitter e Facebook, podem ajudar nessa troca.

9. Não use desculpas como “estou muito pesado”, “não tenho fôlego”, “não consigo acordar cedo” para desistir do exercício. A perda de peso e a resistência vêm justamente com a continuidade da caminhada ou da corrida. Quanto ao horário, escolha o que é possível e mais confortável para você.

10. Descanso também é treino. O intervalo entre um dia e outro de atividade física é benéfico para a recuperação e altamente recomendado, principalmente para iniciantes. Só não use esse argumento para descansar a semana inteira.

IG Saúde

15 comentários:

  1. Olá amiga ,engraçado eu venho praticando caminhada a mais de quatro meses,e estava super bem empolgada mesmo,e ta com dois dias que estou num desânimo só,muito ruim,não imaginava sentir mais isso,não deixei de ir,mas não vou com o mesmo entusismo.Hoje entrei aqui no teu cantinho e dou de cara com esta postagem maravilhosa,e com boas dicas.Vou me concentrar no treino e vou fazer uma planilha,tentar me superar a cada dia,pos acho que o meu treino já caiu na rotina.
    BJos.

    ResponderExcluir
  2. Oi. Primeiro quero pedir desculpas por não comentar a algum tempo aqui, mas quero que saiba que sempre li seus post, somente não conseguia parar para comentar.
    Um mesmo treino de caminhada, que é o exercicio que eu uso, as vezes enjoa ai é preciso saber bem o que queremos e saber nos adaptar. Eu prefiro as caminhadas ao ar livre, mas a desculpa agora é o frio.....
    bjkas

    ResponderExcluir
  3. Ro, como é importante pra mim passar sempre por aqui! Ótimas dicas como sempre!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Legal seu blog...Parabéns
    http://corridasemlimites.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi bom dia ...tanto que vc fala dos exercicios que recomecei tô muito animada
    vou fazer um diário pra me manter motivada
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  6. Alguém me chamou???
    Rsrs...
    Bom dia!!!
    Olah eu sou 1 dessas... comecei a caminha, sozinha, e da terceira pra quarta semana desanimei, e agora pra voltar tah complicado, viu!!!!! Isso porque obtive bons resultados... perdi cerrca de 1,800kg...
    Tenho que voltar!
    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Oii

    Adorei, sabe o meu erro ja esta nesse primeiro item, fazer A.F sozinha é muito chato.
    E meu marido tá um problema, e pior que ele precisa mais que eu de atividade fisica, afinal passou dos 100kg ja.
    Vou tomar nota das suas dicas, como sempre. Eu estava super animada pra começar na segunda, mas a segunda aconteceu tudo aquilo e acabei nao indo em frente mais uma vez.

    Beijos Linda

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava num ritmo de A.F. legal, fazendo caminhadas intercalando corridas e musculação. Nos 2 primeiros meses tudo certo. No terceiro diminui para 3 vezes por semana e nas duas ultimas semanas tinha largado de vez! Essa semana recomecei novamente, estou com um desafio de caminhar 1h TODOS os dias. Não preciso nem falar que seus posts sempre me ajudam a voltar pra linha né RO!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente tem dias que batem a preuicnha e ter um parceiro de treino, ajuda mto!

    ResponderExcluir
  10. oi Rô linda adorei as dicas, e ontem eu retornei para a academia uhuruuuu♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Passando pra deixar um beiju!

    O frio aqui tá demais pra Carioca, rs! Só teh corrido pra me aquecer no chá, avv!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ro X)

    Ah :D agora nas férias finalmente vou implementar minha volta na academia de forma a não sair mais! hehehe :D eu vou arranjar um parceiro, namorado hehehe xD pra eu conseguir ir todos os dias sem falta :3

    Eu tenho mta vontade de correr :D mas nao posso nem consigo ainda xD quero conseguir logo :3 acho que é a atividade mais divertida xD

    bjo querida ;*

    ResponderExcluir
  13. Adorei essas dicas, parece até que foram ditas pra mim kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ando bem desmotivada com meu trinno na academia e invento mil desculpas pra mim mesma afffffff

    bjs doces light

    ResponderExcluir
  14. Eu venho caminhando mas realmente com o tempo dá uma vontadinha de parar kkkk

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...