terça-feira, 26 de julho de 2011

Lipoaspiração: gordura retirada pode voltar após um ano

Adotar hábitos saudáveis, como dieta balanceada e prática de atividades físicas é essencial para manter o resultado da cirurgia.

A gordura retirada durante uma lipoaspiração pode voltar um ano após a cirurgia, diz um estudo  feito por cientistas da Universidade do Colorado e publicado no jornal especializado em problema de peso Obesity. Isso acontece principalmente quando as pessoas que passaram pelo procedimento têm um estilo de vida sedentário e continuam sem ter uma vida saudável após a cirurgia. Segundo os autores da pesquisa, mesmo que as áreas onde foi feita a lipoaspiração não voltem a ganhar gordura, outras partes do corpo começam a acumular tecido adiposo.

No Brasil, são realizadas mais de 140 mil lipoaspirações todos os anos, segundo dados do IBGE. Esse número faz do Brasil o segundo país que mais realiza lipoaspirações, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O estudo foi feito com um grupo de 32 mulheres com idade entre 18 e 25 anos e com IMC (Índice de Massa Corpórea) menor do que 25, considerado um nível saudável. No decorrer do estudo, 14 voluntárias fizeram uma lipoaspiração sem mudar nenhum hábito em seu dia a dia após a cirurgia. Foram retirados cinco litros de gordura de cada uma das voluntárias, principalmente nas regiões dos quadris, coxas e abdômen.

Seis meses após o início no estudo, o grupo de mulheres que passou pela lipoaspiração apresentou uma redução na gordura corporal de 2,1%, enquanto o grupo de controle mostrou queda de 0,28%. Após um ano, os dois grupos apresentaram praticamente os mesmos níveis de gordura no corpo.

De acordo com os autores do estudo, a lipoaspiração é um procedimento seguro e que apresenta bons resultados, mas para que a gordura retirada não volte a acumular em outras partes do corpo é preciso ter hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Riscos da lipoaspiração

A lipoaspiração está sujeita às mesmas complicações que qualquer outro procedimento cirúrgico. Problemas com essa cirurgia acontecem quando a indicação do procedimento não é precisa. Frequentemente, a lipoaspiração também é a saída procurada por pessoas que estão acima do peso, o que não é o mais indicado.

"A lipoaspiração não é um método de emagrecimento. É um procedimento destinado a remover gordura localizada, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal", explica o cirurgião plástico Ruben Penteado.

O primeiro passo para não ter surpresas na hora da lipoaspiração é verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Depois, é conveniente conversar com pacientes que já foram operados por esse médico e verificar também se ele atua em bons hospitais e se a equipe dele é habilitada e treinada.

Ruben Penteado alerta que doenças cardíacas, alterações pulmonares, anemia, diabetes e hipertensão arterial precisam estar sob controle para que o paciente seja operado. Outra grande contraindicação diz respeito às alterações psicológicas, como depressão e doenças ligadas à autoimagem, como a anorexia e a bulimia. Nesses casos é preciso acompanhamento profissional psicológico antes da cirurgia.
Minha Vida

UPDATE
Tem entrevista minha no Portal IG Como emagrecer sem desequilibrar seu orçamento

14 comentários:

  1. Meu... eu tenho amigas que fizeram lipo e so enfiaram dinheiro na bunda... bom... eu queria hauahuahua
    Beijos diva! hoje meu desafio tem a ver com voce!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se vc sabe que está numa reportagem sobre "Emagreça sem desequilibrar o orçamento", sua história é motivadora demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Só conheço uma pessoa que fez lipo e não engordou mais, mas ela mudou totalmente o estilo de vida!

    ResponderExcluir
  4. Rô!
    Eu não sou muito a favor de lipo!
    Há quem goste né?
    É melhor e mais barato fazer exercícios todos os dias!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Rô, eu fiz lipo nos flancos, e foi justamente isso o pré operatório que me fez mudar meus habitos e minha alimentação, beijos.Hoje como somente coisas saudáveis e faço exercícios todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. ROOOOO...VC ESTA NO SITE DO IG....Vc é nosso exemplo mesmo...grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Conheço várias pessoas que fizeram e após um ano voltou tudo...Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Conheço várias pessoas que fizeram e após um ano voltou tudo...Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Morro de medo de fazer lipo!rsrs
    N adianta sugar tudo se os hábitos ainda continuarem os mesmos...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Rô... adorei a matéria...é fato né... conheço pessoas q se submeteram a lipo e estão do mesmo jeito de antes... Se vc não muda a sua cabeça, não adianta... Adorei a matéria do ig... toda linda na foto correndoooo
    beijos
    Pri Ramos

    ResponderExcluir
  11. Ro, acordei pensando em lipo hoje!
    eu gostaria de fazer a lipo porque acho que seria um estímulo para mim e, também porque essa gordurinha no quadril que tenho desde a adolescência não resolve com dieta e nem com exercícios. Mas, concordo que não deve ser usada indiscriminadamente, pois trata-se de um procedimento cirúrgico que como tal, é cheio de riscos!
    beijão

    ResponderExcluir
  12. oi minha lindaaaaa
    obrigadaaaaa..
    agora falta tao poucooooo 4kg..
    agora nao desistooo nunca maisss
    bjosss

    ResponderExcluir
  13. Oi Rô

    Eu morro de medo da lipo...teria coragem de fazer a plástica!!
    Mais conheço pessoas que fizeram todos os dois métodos e perderam a cirurgia..
    Tem que mudar hábitos alimentares mesmo!!

    beijos e ótima terça

    ResponderExcluir
  14. Ótima matéria!
    Ah, vou fazer os sucos essa semana e já 'distribuí' suas receitas para as amigas.
    Bjo!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...