Pular para o conteúdo principal

Lipoaspiração: gordura retirada pode voltar após um ano

Adotar hábitos saudáveis, como dieta balanceada e prática de atividades físicas é essencial para manter o resultado da cirurgia.

A gordura retirada durante uma lipoaspiração pode voltar um ano após a cirurgia, diz um estudo  feito por cientistas da Universidade do Colorado e publicado no jornal especializado em problema de peso Obesity. Isso acontece principalmente quando as pessoas que passaram pelo procedimento têm um estilo de vida sedentário e continuam sem ter uma vida saudável após a cirurgia. Segundo os autores da pesquisa, mesmo que as áreas onde foi feita a lipoaspiração não voltem a ganhar gordura, outras partes do corpo começam a acumular tecido adiposo.

No Brasil, são realizadas mais de 140 mil lipoaspirações todos os anos, segundo dados do IBGE. Esse número faz do Brasil o segundo país que mais realiza lipoaspirações, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O estudo foi feito com um grupo de 32 mulheres com idade entre 18 e 25 anos e com IMC (Índice de Massa Corpórea) menor do que 25, considerado um nível saudável. No decorrer do estudo, 14 voluntárias fizeram uma lipoaspiração sem mudar nenhum hábito em seu dia a dia após a cirurgia. Foram retirados cinco litros de gordura de cada uma das voluntárias, principalmente nas regiões dos quadris, coxas e abdômen.

Seis meses após o início no estudo, o grupo de mulheres que passou pela lipoaspiração apresentou uma redução na gordura corporal de 2,1%, enquanto o grupo de controle mostrou queda de 0,28%. Após um ano, os dois grupos apresentaram praticamente os mesmos níveis de gordura no corpo.

De acordo com os autores do estudo, a lipoaspiração é um procedimento seguro e que apresenta bons resultados, mas para que a gordura retirada não volte a acumular em outras partes do corpo é preciso ter hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Riscos da lipoaspiração

A lipoaspiração está sujeita às mesmas complicações que qualquer outro procedimento cirúrgico. Problemas com essa cirurgia acontecem quando a indicação do procedimento não é precisa. Frequentemente, a lipoaspiração também é a saída procurada por pessoas que estão acima do peso, o que não é o mais indicado.

"A lipoaspiração não é um método de emagrecimento. É um procedimento destinado a remover gordura localizada, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal", explica o cirurgião plástico Ruben Penteado.

O primeiro passo para não ter surpresas na hora da lipoaspiração é verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Depois, é conveniente conversar com pacientes que já foram operados por esse médico e verificar também se ele atua em bons hospitais e se a equipe dele é habilitada e treinada.

Ruben Penteado alerta que doenças cardíacas, alterações pulmonares, anemia, diabetes e hipertensão arterial precisam estar sob controle para que o paciente seja operado. Outra grande contraindicação diz respeito às alterações psicológicas, como depressão e doenças ligadas à autoimagem, como a anorexia e a bulimia. Nesses casos é preciso acompanhamento profissional psicológico antes da cirurgia.
Minha Vida

UPDATE
Tem entrevista minha no Portal IG Como emagrecer sem desequilibrar seu orçamento

Comentários

  1. Oie. Gostei de ler sobre isso. Na verdade, posso perceber isso com pessoas que conheço. Acho que todas conheço 8 pessoas próximas a mim que fizeram lipo. Todas engordaram novamente. Algumas pouco e outras muito! Para manter o corpo de "lipo" a mudança na alimentação e exercício é muitíssimo necessária. Isso acontece com quem faz cirurgia bariátrica também. A alimentação saudável é primordial sempre.

    ResponderExcluir
  2. Meu... eu tenho amigas que fizeram lipo e so enfiaram dinheiro na bunda... bom... eu queria hauahuahua
    Beijos diva! hoje meu desafio tem a ver com voce!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vc sabe que está numa reportagem sobre "Emagreça sem desequilibrar o orçamento", sua história é motivadora demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Só conheço uma pessoa que fez lipo e não engordou mais, mas ela mudou totalmente o estilo de vida!

    ResponderExcluir
  5. Rô!
    Eu não sou muito a favor de lipo!
    Há quem goste né?
    É melhor e mais barato fazer exercícios todos os dias!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Rô, eu fiz lipo nos flancos, e foi justamente isso o pré operatório que me fez mudar meus habitos e minha alimentação, beijos.Hoje como somente coisas saudáveis e faço exercícios todos os dias.

    ResponderExcluir
  7. ROOOOO...VC ESTA NO SITE DO IG....Vc é nosso exemplo mesmo...grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Conheço várias pessoas que fizeram e após um ano voltou tudo...Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Conheço várias pessoas que fizeram e após um ano voltou tudo...Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Morro de medo de fazer lipo!rsrs
    N adianta sugar tudo se os hábitos ainda continuarem os mesmos...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Rô... adorei a matéria...é fato né... conheço pessoas q se submeteram a lipo e estão do mesmo jeito de antes... Se vc não muda a sua cabeça, não adianta... Adorei a matéria do ig... toda linda na foto correndoooo
    beijos
    Pri Ramos

    ResponderExcluir
  12. Ro, acordei pensando em lipo hoje!
    eu gostaria de fazer a lipo porque acho que seria um estímulo para mim e, também porque essa gordurinha no quadril que tenho desde a adolescência não resolve com dieta e nem com exercícios. Mas, concordo que não deve ser usada indiscriminadamente, pois trata-se de um procedimento cirúrgico que como tal, é cheio de riscos!
    beijão

    ResponderExcluir
  13. ameiii seu blogg
    me segue???
    bjusss

    ResponderExcluir
  14. oi minha lindaaaaa
    obrigadaaaaa..
    agora falta tao poucooooo 4kg..
    agora nao desistooo nunca maisss
    bjosss

    ResponderExcluir
  15. Oi Rô

    Eu morro de medo da lipo...teria coragem de fazer a plástica!!
    Mais conheço pessoas que fizeram todos os dois métodos e perderam a cirurgia..
    Tem que mudar hábitos alimentares mesmo!!

    beijos e ótima terça

    ResponderExcluir
  16. Ótima matéria!
    Ah, vou fazer os sucos essa semana e já 'distribuí' suas receitas para as amigas.
    Bjo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …