Pular para o conteúdo principal

Verdades e mitos sobre a musculação na corrida

A musculação costumava ser uma atividade física cercada de mitos. Muitas pessoas acreditavam que ao investir no fortalecimento muscular, acabariam ganhando peso e uma aparência pouca delicada. Na verdade este conceito vem sendo combatido e comprovados na pratica, por especialistas e alunos. Hoje ninguém mais duvida que a musculação pode e deve ser considerada uma aliada de quem busca saúde para o corpo, mente e desempenho esportivo.

Com o propósito de melhorar seu desempenho na corrida, a musculação vem sendo muito praticada. Cuidado deve se tomado para que não haja over trainning (excesso de treino) e com isso ao invés de melhorar rendimento, ele irá diminuir.


  • A musculação, ao contrario do que muita gente diz, acelera o metabolismo no processo de perda de peso


  • A prática não engorda, mas sim, aumenta massa muscular e diminui o percentual de gordura do corpo


  • Um músculo fortalecido resulta em uma melhor postura, principalmente na coluna. Com isso a biomecânica da corrida será melhor, diminuindo assim o stress muscular


  • Adolescentes podem e devem fazer musculação, ela não irá afetar o crescimento desde que seja realizada com critérios e acompanhamento de um profissional qualificado

    Um cuidado para quem pratica a corrida é NÃO exagerar nos treinos da musculação, para que o corredor não se sinta “travado e duro”, dificultando a biomecânica da corrida. Isso pode deixar a cintura escapular dura sem movimentos, causando assim maior desgaste e diminuindo o rendimento na prova.
     

  • Informações WebRun

    Comentários

    1. Se a musculação for feita em demasia o corpo fica masculinizado sim, mas na dose certa dá a tonicidade tão desajada por nós, rs.
      Boa segunda!
      Bjs

      ResponderExcluir
    2. Oi Rô, eu acho bonito as pernas bem torneadas...isso sim.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    3. O tipo de treino depende do objetivo da pessoa. Não necessariamente vai dar um ar masculinizado.

      Nas épocas que fazia gostava bastante dos resultados =]

      Beeeeeeeijo e boa segunda!

      ResponderExcluir
    4. Oi Rô!
      Demorei mt para aprender sobre isso!
      Quanto mais músculos menos gordura, pq músculo queima gordura!
      Eu achava que gordura virava músculo, pode???
      Mas... viver na ignorância não é algo eterno, Graças a Deus, meu endocrinologista me ensinou isso e hoje quero muitos músculos!
      kkkkkk
      Tenha 1 linda semana!
      Obrigada pelas dicas preciosas!
      Bjs mil!!!

      ResponderExcluir
    5. Olá mocinha!!! Bom dia!!!!
      Adorei o seu blog... achei você no blog da @ugust@ e tomei a liberdade de te seguir!!!!
      AS dicas de musculação foram muito válidas.. já havia lido que ela ajuda e muito no processo de emagrecimento.. pois massa magra - musculo gasta mais caloria!!!
      Estou começando a dar os primeiros trotes na esteira... mas não tenho muita resistencia na hora de correr..mas eu chego lá!!!
      Bjinhos e tenha uma ótima semana!!!

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Bolo de Cenoura com farinha de Coco

    Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



    Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

    Ingredientes:
    -3 cenouras média  
    - 6 claras
    - Essência de baunilha
    - Stevia 40 a 50 gotas
    - 50ml de água fervente
    - Fermento 1 colher de chá
    Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
    - 3 ovos
    - 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
    - 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

    1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

    2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

    Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

    Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
    Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
    Vamos aos benefícios dos produtos:

    Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
    A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

    Kássia emagreceu 21kg

    Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

    Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …