segunda-feira, 25 de julho de 2011

Verdades e mitos sobre a musculação na corrida

A musculação costumava ser uma atividade física cercada de mitos. Muitas pessoas acreditavam que ao investir no fortalecimento muscular, acabariam ganhando peso e uma aparência pouca delicada. Na verdade este conceito vem sendo combatido e comprovados na pratica, por especialistas e alunos. Hoje ninguém mais duvida que a musculação pode e deve ser considerada uma aliada de quem busca saúde para o corpo, mente e desempenho esportivo.

Com o propósito de melhorar seu desempenho na corrida, a musculação vem sendo muito praticada. Cuidado deve se tomado para que não haja over trainning (excesso de treino) e com isso ao invés de melhorar rendimento, ele irá diminuir.


  • A musculação, ao contrario do que muita gente diz, acelera o metabolismo no processo de perda de peso


  • A prática não engorda, mas sim, aumenta massa muscular e diminui o percentual de gordura do corpo


  • Um músculo fortalecido resulta em uma melhor postura, principalmente na coluna. Com isso a biomecânica da corrida será melhor, diminuindo assim o stress muscular


  • Adolescentes podem e devem fazer musculação, ela não irá afetar o crescimento desde que seja realizada com critérios e acompanhamento de um profissional qualificado

    Um cuidado para quem pratica a corrida é NÃO exagerar nos treinos da musculação, para que o corredor não se sinta “travado e duro”, dificultando a biomecânica da corrida. Isso pode deixar a cintura escapular dura sem movimentos, causando assim maior desgaste e diminuindo o rendimento na prova.
     

  • Informações WebRun

    5 comentários:

    1. Se a musculação for feita em demasia o corpo fica masculinizado sim, mas na dose certa dá a tonicidade tão desajada por nós, rs.
      Boa segunda!
      Bjs

      ResponderExcluir
    2. Oi Rô, eu acho bonito as pernas bem torneadas...isso sim.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    3. O tipo de treino depende do objetivo da pessoa. Não necessariamente vai dar um ar masculinizado.

      Nas épocas que fazia gostava bastante dos resultados =]

      Beeeeeeeijo e boa segunda!

      ResponderExcluir
    4. Oi Rô!
      Demorei mt para aprender sobre isso!
      Quanto mais músculos menos gordura, pq músculo queima gordura!
      Eu achava que gordura virava músculo, pode???
      Mas... viver na ignorância não é algo eterno, Graças a Deus, meu endocrinologista me ensinou isso e hoje quero muitos músculos!
      kkkkkk
      Tenha 1 linda semana!
      Obrigada pelas dicas preciosas!
      Bjs mil!!!

      ResponderExcluir
    5. Olá mocinha!!! Bom dia!!!!
      Adorei o seu blog... achei você no blog da @ugust@ e tomei a liberdade de te seguir!!!!
      AS dicas de musculação foram muito válidas.. já havia lido que ela ajuda e muito no processo de emagrecimento.. pois massa magra - musculo gasta mais caloria!!!
      Estou começando a dar os primeiros trotes na esteira... mas não tenho muita resistencia na hora de correr..mas eu chego lá!!!
      Bjinhos e tenha uma ótima semana!!!

      ResponderExcluir

    Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

    Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...