terça-feira, 28 de dezembro de 2010

30 minutos de exercícios para ficar saudável

Praticar atividades físicas todos os dias em períodos curtos já trazem benefícios

Existem diversas evidências científicas de que praticar atividades físicas moderadas (equivalente em intensidade a caminhar) durante um período tão pequeno, como 30 minutos, na maioria ou senão todos os dias da semana, trazem benefícios substanciais para a saúde. A Associação Americana do Coração (AHA)e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM) são apenas alguns dos muitos grupos que recomendam essa fórmula dos 30 minutos.

Esse padrão de tempo foi escolhido porque, se feito regularmente, resulta em uma redução significativa no risco de incidência de doenças crônicas, como:

- Doenças cardíacas
- Câncer
- Derrame
- Hipertensão arterial
- Diabetes 

Além disso, 30 minutos de atividade moderada é uma quantia razoável para as pessoas que não praticam exercícios regularmente.

Cinco dias por semana foi escolhido como um valor aceitável, embora o ideal seja praticar algum tipo de atividade física todos os dias. Porém, exercícios durante cinco dias apenas permite que as pessoas possam deixar um ou dois dias por semana de descanso e mesmo assim sair ganhando, pois estão fazendo mais exercícios do que o normal. 

Faça os 30 minutos em pequenos blocos
Os benefícios para a saúde são melhores se os seus 30 minutos de atividade são feitos em blocos de 10 minutos ou mais. Isso incentiva as pessoas a adicionar a atividade à sua rotina diária normal.

Sempre que possível, faça suas atividades em blocos de tempo. Você pode fazer isto estacionando mais longe o carro para que você possa dar um passeio, mesmo que dure apenas cinco minutos.

Pratique este hábito por seis semanas
Os benefícios para a saúde da atividade física são percebidos através da participação regular. O objetivo é ser ativo durante toda a sua vida.

Seis semanas podem ser um bom início para começar, se animar e decidir tornar-se um "exercitador" ao longo da vida. Você pode acumular estas seis semanas de atividade durante um período de oito semanas, pois os fatores fora de seu controle podem dificultar o seu cumprimento. O ideal seria acumular as atividades durante um período de seis semanas, mas se um obstáculo limita a sua atividade por um curto período de tempo, você não precisa desistir. Você tem oito semanas para acumular suas horas de atividade.

30 minutos são realmente suficientes?
É quase certo de que mais de 30 minutos de exercícios proporcionam benefícios adicionais de saúde. O aumento da duração da atividade física moderada para além de 30 minutos pode proporcionar reduções adicionais nos riscos para doenças crônicas e pode ter um valor extra de redução de gordura corporal.

Não há dúvidas que a realização regular de atividade vigorosa, além de atividade física moderada tem benefícios. Esta rotina de 30 minutos é destinada a pessoas que não são regularmente ativas.

Ao longo do tempo, você pode aumentar gradualmente a sua atividade (acima de 30 minutos por dia), incluindo uma atividade vigorosa, além da moderada.

Antes de mudar dramaticamente os padrões de sua atividade física, especialmente se você planeja fazer uma atividade mais intensa, é aconselhado se certificar com o seu médico e confirmar se você está pronto para este tipo de esforço. 

Quais exercícios realizar em 30 minutos?
Você pode escolher diversas atividades. Desde uma simples caminhada pela vizinhança até a contratação de um personal trainer para atingir o seu objetivo mais rapidamente e cuidar adequadamente de suas características individuais.

Seguem algumas dicas de exercícios para que você possa começar agora sua rotina de 30 minutos por dia:

- Caminhada com passos mais acelerados
- Subida de escada
- Aulas de ginástica
- Bicicleta
- Esteira
- Dança
- Hidroginástica
- Natação
- Musculação
- Localizada
- Pilates

Meia hora diária de exercícios melhora o condicionamento físico, o tônus muscular, alivia o stress e oxigena o cérebro. Comece agora mesmo o seu programa de exercícios! 
Vamos lá, você pode! Mexa-se!!!
Minha Vida


18 comentários:

  1. Aos 30 é melhor que aos 18, nem balzac poderia prever!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga, sábias dicas, ótimas mesmo adorei, beijos e ótima terça.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida!
    Adoro seus posts e dicas... lá vou eu atrás dos meus 30min! hehe
    beijoooos

    ResponderExcluir
  4. Rô esse ano de 2011 vai ser muito diferente, vou me cuidar mais! Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga,
    Bom dia!!

    Gostei das dicas, e gostei da dica do carro de estacioná-lo mais longe!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Ultimamente não estou conseguindo aquele tempo pra fazer exercícios, mas como estou trabalhando no bar de noite, gasto mtas calorias e encaro isso como meu exercício diário. Bjão.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!
    Eu realemnte não tenho muito tempo para me exercitar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. SEMPRE ARRASANDO NAS DICAS
    CORPICHO AQUI GRITANDO POR A.F.
    MAAAAS SÓ SEGUNDA-FEIRA RSRSRSRS
    #PREGUIÇOSA CREDO
    BJOSSS CAT

    ResponderExcluir
  9. Oii Diva

    Como sempre trazendo otimas dicas...

    Mas esse ano quero te desejar um feliz ano novo que tenha ainda mais sucesso nesse ano que se incia, que todos seus sonhos se realizem.

    Beijos e adoro mto vc

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ro..
    Eu to fazendo 35 minutos de caminhada agora todo os dias, to pensando fazer bike tbém q vc acha?
    Obrigado pela dica de ontem.. beijocas
    Vc é minha inspiração!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi linda , pássando para te desejar um ano iluminado e de muitas conquistas, que seus sonhos e metas se realizem e você possa sempre ser mais feliz,. Saiba que você é alguém em que me espelho e sei que terei sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Se alguem disser que não tem 30 minutos para se exercitar , ta conseguindo enganar so ela mesma kkk valeu amiga pelas dicas . Beijos mil e um ano novo repleto de muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Amiga se tem uma coisa que preciso gostar de fazer é andar viu....na academia faço todo dia esteira 5km.....eu cahav tudo mto tedioso...agora aprendi coisas novas que torna a caminhada/corrida..mais legal....pra esse ano de 2011 quero virar corredora igual vc....

    AF é importante e torna ate o emagrecimento mais rapido ne!!


    Beijocas lindonaaa

    ResponderExcluir
  14. oi amiga!
    amo fazer exercicios e 30 minutos eh o minimo que eu faço ..descanso no domingo!rs
    otimas dicas sempre aqui!adoro!
    beijoss

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela reportagem da revista Tua!
    Assim que te vi na capa, passei a mão.

    Gostaria de te conhecer mais, repondendo as perguntas no meu blog. Topa?

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  16. Oi queridinha,

    Voltei*

    Tô passando pra deixar beiju

    Amu muito esses 30 minutinhos...é saúde mesmo!

    Beiju

    ResponderExcluir
  17. Está aqui: http://meussonhosdoces.blogspot.com/2010/12/7-perguntas-7-respostas-7-blogs.html

    Divirta-se!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Como se diz cá:" Vá lá mexa-se, pela sua saúde":)
    Abraços

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...