quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trocas inteligentes que emegrecem


Engana-se quem ainda acredita que o sucesso para perder peso é fazer grandes restrições de alimentos ou aquelas dietas monótonas impossíveis de serem seguidas por muito tempo. A troca de determinados alimentos ou preparações por outros similares e mais saudáveis faz toda diferença.
Ao trocar alguns alimentos por outros similares menos calóricos, você verá o resultado na balança ao se pesar no final do mês. O melhor, é que a troca de alimento feita sob orientação e bem equilibrada, não compromete sua saúde, nem seus músculos!

Troca inteligente X Dietas da moda
Criar o hábito de comer de tudo um pouco, fazendo trocas inteligentes faz parte do processo de reeducação alimentar; que sem dúvida, é o segredo do sucesso para quem quer emagrecer sem sofrer e sem recuperar o peso perdido (efeito sanfona), característico de quem vive fazendo as dietas da moda que existem por aí.

As dietas da moda são monótonas, desestimulantes, associadas a sofrimento e fome, nos privam de atividades sociais, provocam nervosismo, maior perda de massa magra e a recuperação do peso rapidamente; e se mantida por muito tempo pode trazer prejuízos à saúde, como anemia, gastrite, hipoglicemia, flacidez e deficiências nutricionais.

A dieta saudável, possível de ser feita e que traz bons resultados deve ser individualizada, flexível, versátil, associada a bem estar e satisfação, favorecer a manutenção da massa magra, compatível com qualquer atividade social, adaptável a rotina diária; além de colorida, de baixo índice glicêmico, rica em fibras e pobre em açúcar, sal, gordura saturada e trans. O segredo é comer de 3 em 3 horas para manter o metabolismo acelerado e de tudo um pouco para assimilar a maior variedade de nutrientes. Sempre levar em consideração também a forma de preparo (cru, cozido, assado e grelhado) e ingredientes utilizados na receita (quanto menos industrializados, melhor).

Trocas inteligentes que emagrecem:


Trocas inteligentes que emagrecem 

Não existe diferença significativa entre as calorias do pão de forma comum (branco) e do pão integral. No entanto, as versões integrais apresentam maior quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a saciedade por mais tempo.

Trocas inteligentes que emagrecem

Prefira o leite desnatado e queijos brancos. Todos são excelentes fontes de cálcio. O que difere, é que a versão integral do leite e os queijos amarelos, são ricos em gorduras e calorias.

Trocas inteligentes que emagrecem

Iogurte light, desnatados ou probióticos são sempre bem vindos ao invés dos integrais ou os que contêm muito açúcar, calorias e poucos nutrientes como os do tipo flans. Os probióticos são microorganismos adicionados no alimento que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde e equilibram a flora intestinal.

Trocas inteligentes que emagrecem

Biscoitos integrais: com a troca, você substitui a farinha refinada pela integral, consome menos açúcar, menos gordura e mais fibras quando comparados aos recheados e amanteigados.

Trocas inteligentes que emagrecem

Legumes in natura diante dos enlatados, são mais saborosos e possuem menos sódio, boa alternativa para quem está de olho na pressão arterial.

Trocas inteligentes que emagrecem

É comum as pessoas acharem que os cereais não são engordativos. Porém não é bem assim! A maioria deles é feito exclusivamente com farinha refinada, que não contém fibras e aumenta mais rapidamente a glicemia, fazendo você sentir fome de novo mais rapidamente. Procure pelas versões integrais, sem açúcar, ou pela aveia, cereal muito nutritivo, pouco calórico, de baixo índice glicêmico e funcional (previne a obesidade, o diabetes, doenças cardiovasculares e reduz o colesterol).

Trocas inteligentes que emagrecem

A batata frita tem 3 vezes mais calorias do que a cozida!

Trocas inteligentes que emagrecem

O salmão é uma carne magra, rica em proteína e em ômega 3, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. As carnes vermelhas (picanha, cupim, costela, carne seca e maminha) possuem muita gordura saturada, que além de calorias, aumentam o colesterol ruim (LDL).

Trocas inteligentes que emagrecem

Uma taça de salada de frutas ao invés de uma tortinha de fruta! Quem quer emagrecer, fuja dessas tortinhas. A massa delas é pura manteiga e açúcar! Muito calóricas, gordurosas e pouco nutritivas.

Mais algumas trocas inteligentes que emagrecem:

  • Carne suína gorda (costela, bacon, paio e bucho).
  •  Carne suína magra (pernil e lombo).
  • Lingüiça, salame, copa, mortadela, patê de fígado e presunto.
  • Peito de peru, chester e blanquet de peru.
  • Molhos brancos, quatro queijos e gratinados.
  • Molhos ao sugo.
  • Maionese.
  • Maionese light ou 0% colesterol.
  • Frango com pele.
  • Frango sem pele (antes do preparo).
  • Hambúrguer, almôndegas e salsicha de carne e porco.
  • Hambúrguer, almôndegas e salsicha de frango, peru ou peixe.
  • Croissant.
  • Pão branco, integral ou light.
  • Massa folhada.
  • Massa simples.
  • Arroz branco.

"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula." (Mahatma Gandhi)


BBel

  • Arroz integral.


21 comentários:

  1. Adoreii as dicas..ate me tirou algumas duvidas..
    obrigadinha..ótima postagem
    bjokinhasss

    ResponderExcluir
  2. Oii

    é mesmo mto importante informar esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no final, e realmente mudam pra melhor a nossa vida.
    Eu tbm concordo que as dietas da moda sao mto chatas e dificeis de seguir..
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ADOREI O POST

    é o que faço hoje

    não gosto de dieta da moda !

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oieee, eh eu tenho feito algumas alterações e estou me adaptando bem...é ótimo ver o corpo reagindo aos estimulos e a dieta...


    beijos

    ResponderExcluir
  5. boas as dicas.. ja trokei o cereal pela aveia ..agora falta o leite... e nessa vou me acostumando ..rsrsrs..bjus.. obrigada pelo e-mail ...

    ResponderExcluir
  6. amei seu blog!!! Vou te linkar!!! beijos

    ResponderExcluir
  7. amiga é isso que to fazendo, nao consigo fazer dietas restritas fico triste e logo logo perco a vontade aprendi a fazer as trocas me sinto melho emagreço sem sacrificios to feliz assim.
    bjnho lindona tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  8. verdade temos que fazer as trocas♥

    ResponderExcluir
  9. Rô, desculpa o comentário anterior era para outra amiga. Foi mal.

    suas dicas pela milésima vez me ajudam.

    bjs, querida.

    ResponderExcluir
  10. Rô!
    Essas trocas são milagres!
    Adoro suas matérias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Dietas da moda são um problema, pq não devem ser seguidas pro resto da vida e quando paramos o peso volta em dobro, a pior coisa é faze-las.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas...
    Essas são pra levar pro resto da vida.
    E não há absolutamente nada mais gostoso do que a felicidade de ter escolhas (inteligentes).
    Muito legal.
    Beijo pra ti, VITORIOSA mulher!

    ResponderExcluir
  13. . Rô querida, eu aprendi nesse período de mais de dois anos fazer várias trocas e acabei descobrindo sabores, não comia mandioquinha sala, experimentei e tornou-se uma paixão, melhor ela do que pão e massas, risos.
    . quero o feijão branco, vou incluir no meu dia a dia, assim como a caralluma.
    . amo vir aqui, venho todos os dias, acredite! sou sua fã em vários sentidos, não só no emagrecimento.
    . hj relatei minha primeira impressão no blog sobre a caralluma, acho que deve ter algum fundamento sim, em plena tpm a balança registrou 55,400kg.
    . amiga do meu cuore! como eu disse hoje na postagem, minha correria no trabalho (além da preocupação) não diminuiu nem um pouquinho só porque entrou dezembro, tentarei a partir de hoje, ao longo do dia, retribuir as visitas que receber, como promessa que fiz durante o mês de novembro, mas se acontecer de eu demorar um pouquinho para chegar no seu cantinho por esses dias, vc já sabe o real motivo.
    . beijinhos mil.
    . excelente dia!
    . fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a dica! Eu já faço tudo isso e só estimula ainda mais pra sabermos que estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir
  15. oi amiga sempre dando otimas dicas
    e realmente essa trocas fazem toda diferença no fim do mês na balança
    bjim e boa tarde

    ResponderExcluir
  16. olaaa...
    adorei as dicas..
    e vou te mandar um email.. to precisando de uma orientação pra ver se saio da casa dos 70 de algum jeito rs..
    bjss

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    to de volta...rsrsrs
    cheia de novis, vim aqui te agradecer a força e atenção de sempre.
    acho q seu post e sua aparente proposta é bem inteligente e possível, a gente tem q aprender a fazer escolhas corretas e não se privar demais, senão já viu, a dieta dura 2 dias, ou pior emagrece em 2 semanas, engorda em 3 dias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Rô.

    Dicas espetaculares, impressionante como as escolhas dos alimentos fazem toda a diferença em nosso organismo, né?

    abraços.

    ResponderExcluir
  19. A maioria dessas troquinhas são bem simples e depois a gente acaba nem percebendo que algo mudou, e comemos com prazer e com menos calorias!! Ótimo post
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. É realmente simples na maioria das vezes. Mas, sinceramente, eu não troco uma picanha mal passada por nada! kkk
    Tô aprendendo...
    Bjus

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...