Pular para o conteúdo principal

Beba água e emagreça!



Dê fim àqueles 3 últimos quilos — os mais chatos de ser eliminados — tomando esse líquido refrescante, do jeito e nas horas certas. Acredite, o efeito emagrecedor já foi testado e comprovado

Temos mais um motivo para você andar com a sua garrafinha a tiracolo: água emagrece mesmo. E a nossa proposta para ajudá-la a cumprir sua cota diária e enxugar uns quilinhos é a seguinte: beba com hora marcada. Isso não quer dizer que você vai colocar o alarme do celular para tocar de hora em hora. Nossa indicação é mais simples e tem o respaldo de um estudo realizado na Universidade Virginia Tech, nos EUA, no qual foi comprovado que beber dois copos de água 30 minutos antes das refeições — café da manhã, almoço e jantar — diminui medidas.
Segundo os estudiosos, além dos benefícios já conhecidos, como hidratar o organismo, eliminar toxinas e ter papel importante na digestão, absorção e transporte de nutrientes, o líquido também é capaz de fazê-la perder peso. A conclusão foi tirada após acompanharem dois grupos de adultos que seguiam uma dieta de baixa ingestão calórica. Após 12 semanas, todas as pessoas emagreceram, mas aquelas que beberam água antes das refeições alcançaram melhores resultados: 7 kg a menos, diante dos 5 perdidos pelos demais. “Constatamos que o consumo de água antes das refeições reduz o número de calorias ingeridas durante a alimentação”, afirma a americana Brenda Davy, professora do Departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício da Universidade Virginia Tech. Essa redução chegaria a quase 200 calorias por dia. “Com o estômago preenchido pela água, a pessoa sente-se satisfeita antes de ingerir uma grande quantidade de alimentos”, completa a nutricionista Cristina Almeida Prado, da Clínica Dr. José Bento de Souza, em São Paulo.

Fome Zero
Beber água antes da comida possui outra finalidade prática para ficar mais fininha: descobrir se o seu vazio interior é causado pela fome ou pela sede. “Tais sensações podem ser confundidas, pois os centros que regulam essas funções no cérebro são próximos”, afirma a nutricionista Andrezza Botelho, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Clínica Funcional. “Por isso, ao sentir fome, tome um copo de água e aguarde. Se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então coma”, recomenda. É muito melhor do que passar o dia beliscando sem parar.

De Copo em Copo
Dois litros de água. Essa é a quantidade aproximada para ser ingerida ao dia. Contudo, esse valor varia para cada pessoa, conforme alguns fatores como o peso e a prática de atividades físicas. Daniela Jobst, nutricionista e consultora de WH, ensina como fazer esse cálculo. “Para descobrir a ingestão necessária diária, multiplique seu peso por 30 ml [se você pesa 60 quilos: 60 x 30 ml = 1,8 l]”, exemplifi ca. Caso pratique exercícios, veja quanto você pesa antes e depois do treino. “A diferença deve ser compensada com o líquido [por exemplo, antes do exercício 60 quilos; depois 59,5 quilos = 0,5 l]”, fala. E não se esqueça de hidratar-se também durante a malhação: beba meio copo a cada 15 minutos.

Balança Leve
Para as amantes de água gelada, o efeito emagrecedor é ainda maior, já que o líquido recém-saído da geladeira possui efeito termogênico no organismo. “Ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar as temperaturas do líquido e da parte interna”, explica a nutricionista funcional Isabel Jereissati, do Setor de Nutrição do Núcleo Integrado de Atenção à Saúde da Mulher da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. O mesmo não acontece com a água gaseifi cada. “Ela pode causar desconforto abdominal, gases e distensão do estômago, o que difi culta a digestão dos alimentos”, completa.

Sem Sede ao Pote
Mas tome cuidado para não exagerar na dose. O excesso de água no organismo pode causar intoxicação hídrica. “É um quadro semelhante à intoxicação alcoólica, podendo levar a alterações da consciência, nas quais a pessoa age como se estivesse embriagada”, diz Andrezza. Para “encher a cara” sem correr riscos, use como limite o cálculo 90 ml x seu peso. Seguindo o exemplo anterior, quem pesa 60 quilos poderia tomar, no máximo, 5,4 litros por dia.

Água, pra que te quero!
A necessidade de ingerir líquidos ao longo do dia (refrigerante, cerveja e drinques não contam, ok?) já é sua velha conhecida. Mas quem nunca terminou o expediente com a garrafi nha quase cheia, deixando claro que não conseguiu cumprir nem metade do que havia planejado pela manhã? Estes hábitos vão ajudá-la a cumprir a tarefa árdua:
- A hidratação deve iniciar logo ao despertar. Mantenha uma moringa ao lado da cama e tome um copo de água ao acordar.
- Consuma água fresca durante todo o dia em pequenas quantidades e devagar, em golinhos. De nada adianta beber 1 litro de uma única vez. Isso sobrecarrega o organismo, que não consegue fazer a absorção correta e eliminará o que foi tomado por meio da urina, levando uma penca de nutrientes junto.
- Deixe uma garrafinha no carro e outra no trabalho. Aliás, cerque-se delas o máximo que puder. Não gosta de água pura? Crie sua versão aromatizada colocando folhas de hortelã e gengibre ou rodelas de laranja ou limão. Ela ganha outro sabor.
- Para as fãs das redes sociais: beba um copo cada vez que alguém retuitar o que você escreveu no Twitter ou um novo amigo pedir autorização no Orkut ou no Facebook.
- Leve uma garrafa de água para o treino para acioná-la entre cada série feita. Policie-se! Se falar mal do chefe ou choramingar pelo ex, vire um copo com água.
- A cada hora trabalhada, levante e reabasteça sua caneca ou garrafa. Dessa forma, você melhora a circulação nas pernas e evita vasinhos e celulite.
- Se pretende devorar uma sobremesa depois do almoço, prefira água ao suco (ou refrigerante) para acompanhar o prato principal.
- A garrafinha de tamanho padrão (cerca de 500 ml) deve ficar vazia em até 2 horas. Tente beber a medida equivalente a três dedos a cada meia hora.
DICA:
Cristina comenta que uma forma prática de descobrir se está tomando a quantidade ideal de água é checando a coloração do seu xixi. “Quando ele estiver bem clarinho, quase incolor, quer dizer que a pessoa está no caminho certo.”

Revista Womens Health


Comentários

  1. Oi Diva!!!

    Com certeza agua é algo mto importante, e pra mim sempre ajuda mto, é uma das primeiras coisas que falo pra quem quer emagrecer, vc bebe agua?? na maioria das vezes eu escuto nao..aff

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ENTÃO VAMOS TOMARA AGUAAA
    TENHA UM OTIMO DIA
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  3. Juntamente com os legumes e as frutas é o nosso melhor aliado:)
    Águinha boa:)
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. opaaa estou no caminho certo entao..
    mas vou aderir um a dois copos antes do almoço e do jantar..assim nao sinto tanta fome...
    bjos e boa terça

    ResponderExcluir
  5. Acabei de beber dois copos de água.
    Toda vez que ler seus posts vou fazer isso.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  6. Rô,

    eu costumo falar que me acho o máximo com minha garrafinha de água pelas ruas. Me acho chique, me acho magra, me acho inteligente e bonita.
    Por incrível que pareça, eleva a minha autoestima. Porque eu via as magrelas com água e pensava: 'que tanta sede elas sentem?' E hoje eu entendo que não é só sede que precisa de água... o corpo, a pele, os cabelos... tudo precisa de água!
    Amei o texto!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Com agua não tenho problemas, bebo muita agua, até mais que o recomendado...
    Mas é sempre bom ter artigos que nos dêem respaldo teórico...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu amoo àgua não tenho problemas....bebo no frio, no calor, em jejum a noite(leia-se dormindo) durmo com uma garrafinha ao lado.

    Masss artigos asssim sempre nos anima né!?

    É sempre boom ler!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô!

    Meu presentinho do sorteio ainda não chegou, aguardo ansiosa...

    Brigadinha pelos elogios das fotos! vale mesmo à pena, né?

    Vamos beber água e preservar a saúde...eu tomo sempre natural; não gosto gelada*

    Beijus

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda, adorei a matéria é muito construtiva para nós, eu já sabia, mais é muito bom sermos lembradas, bjos no coração.

    ResponderExcluir
  11. Passando pra deixar um beijinho!
    Amei o post de hoje!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi flor
    Vim agradecer o carinho e a presença sua lá no meu cantinho...obrigada de coração querida..Assim q a correria aliviar aqui, estarei mais presente...
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. oIE..

    Desse mal eu não morro...tomo muita agua....

    Eu não sabia que vc tinha saido na revista boa forma...nossa...vc ficou linda...parabéns!

    Beijos1

    ResponderExcluir
  14. Ja sabia que agua fazia bem a saude e ajudava a emgrecer mas agora com tudo mastigadinhu ficoi melhor para saber q quantidade e horarios, vou seguir a risca, beijao amiga

    ResponderExcluir
  15. . Rô querida! eu tenho bebido mais de 2litros por dia com certeza!
    .´dúvida, será que vc pode me escalarecer: comprei cápsulas de feijão branco, está escrito para tomar depois das refeições, é isso mesmo? não seria antes? risos.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  16. . Rô querida! eu tenho bebido mais de 2litros por dia com certeza!
    .´dúvida, será que vc pode me escalarecer: comprei cápsulas de feijão branco, está escrito para tomar depois das refeições, é isso mesmo? não seria antes? risos.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  17. Oieee, agua e agua e agua...o duro é tomar viu...confesso que sou uma negação com agua...rsrsr



    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Rô, Taí uma dica que PRECISO por em prática.

    eu simplesmente esqueço de beber água, apesar de saber a importância de ingerir pelo menos 2 litros por dia.

    Adorei as dicas, vou tentar coloc-alas em prática.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. adoreiiii seu blog, sua historia, tudo!!! já virei sua fã, e seguidora!!! obrigada pela visitinha, e seja sempre muito bem vinda!!!
    beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  20. oie,

    Eu procuro sempre beber bastante água, mais vou essa dica de beber antes de comer e ver a diferença!!

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …