Pular para o conteúdo principal

Como driblar a fome no Inverno

O inverno chegando e com ele aquela vontade de se consumir alimentos e bebidas mais saborosas e calóricas, como os chocolates, fondues, queijos, cremes, massas, bebidas alcoólicas entre outras guloseimas, ricas em carboidratos e gorduras. Nessa época do ano nossa fome parece aumentar, juntamente com a preguiça para a atividade física e as comidas calóricas são tentadoras. Veja algumas dicas para aproveitar o Inverno:

1. Não fique muito tempo em jejum. Faça lanches intermediários para evitar a fome e assim não comer demais na próxima refeição;

2. Abuse de preparações quentes como caldos e sopas à base de vegetais e legumes cozidos. As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para as receitas mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa;

3. Cuidado com as sopas cremosas que contêm muitas calorias; evitando principalmente aquelas com creme de leite;

4. Chás de frutas e folhas como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira e erva-doce são opções saborosas e quentinhas para o inverno;

5. De sobremesa, opte por frutas assadas, pois são bastante nutritivas e aquecem o corpo. Use canela em pó para dar um toque especial;

6. Aposte nos probióticos (lactobacilos vivos) encontrados nos leites fermentados e iogurtes, e vitaminas e minerais, especialmente a vitamina C, presente na laranja, limão, acerola e abacaxi, pois esses alimentos vão fortalecer seu sistema imunológico, já que no inverno aumenta a incidência de gripes e resfriados;

7. Não se esqueça de beber água. Apesar de não sentirmos muita sede nessa época do ano, a diurese está aumentada, logo, o consumo de água é fundamental, além de prevenir complicações pulmonares, já que a água ajuda a dissolver o muco dos pulmões;

8. Além de usar os legumes nas sopas, eles também podem ser consumidos em forma de omelete: é rápido, nutritivo e versátil! Pode ser feito com diversos vegetais e até como opção de recheio de um sanduíche;

9. É fundamental conciliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos.

Receita: Caldo Verde Light

 Ingredientes:

* 2 unidades de couve-flor
* 4 unidades de couve manteiga
* 2 cebolas raladas
* 4 colheres sopa azeite
* Sal

Modo de fazer:
Lave bem e pique a couve-flor, refogue na cebola até a couve começar a dourar. Salgue a gosto e cozinhe com pouca água. Bata no liquidificador com água suficiente para deixar o caldo grossinho, pois a couve-flor não engrossa muito. Leve ao fogo e coloque a couve manteiga picada (não fatiada a mineira). Ferva por 5 minutos para a couve ficar verdinha. 
Informações: Dieta Certa

Comentários

  1. ai Rô eu precisava de tua consultoria menina, ando me perdendo tanto
    bjim, amei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas serão valiosas, pois realmente no inverno o corpo parece que pede comidas calóricas! Tô investindo no chá!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia magrela linda! Adorei a receitinha do caldo verde Ligth nesse frio merecemos né rsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Muito boa as dicas....a água tem sido minha dificuldade com esse inverno, mais tenho tentado driblar com suco light...e sopa sempre são boas pedidas..

    beijos e uma ótima terça

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Vou salvar a receita da sopa. O que mais me ferra no frio e a noite, aquele friozinho q dá vontade de colocar o pé na jaca kkk
    Mas com sopinha assim vai ser tranquilo.

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona!!
    como sempre ótimas dicas!
    Realmente nesse tempo pede sopinha e chazinho quente para driblar as tentações calóricas.
    Vou tentar a receita do caldinho verde.
    beijoo

    ResponderExcluir
  7. Nunca uma dica foi tão importante, pra mim!!!Estava lendo sobre caldos quando lembrei que tinha deixado a panela no fogo, com um caldo de espinafre e abóbora que fiz!!!
    Socorro, já estava seca quase botei fogo na casa!!!!
    Obrigadão!!!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  8. Sempre encontro dicas ótimas por aqui... obrigada novamente!

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, tudo bem?
    Adorei de maaaais a postagem ~
    'xero' florzinha e tenha uma semana maravilhosa...

    Twitter.: @loja_zart

    ResponderExcluir
  10. Preciso dizer q amei o post?
    Vou fazer esse caldo verde amanhã mesmo!


    bjssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …