Pular para o conteúdo principal

Como driblar a fome no Inverno

O inverno chegando e com ele aquela vontade de se consumir alimentos e bebidas mais saborosas e calóricas, como os chocolates, fondues, queijos, cremes, massas, bebidas alcoólicas entre outras guloseimas, ricas em carboidratos e gorduras. Nessa época do ano nossa fome parece aumentar, juntamente com a preguiça para a atividade física e as comidas calóricas são tentadoras. Veja algumas dicas para aproveitar o Inverno:

1. Não fique muito tempo em jejum. Faça lanches intermediários para evitar a fome e assim não comer demais na próxima refeição;

2. Abuse de preparações quentes como caldos e sopas à base de vegetais e legumes cozidos. As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para as receitas mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa;

3. Cuidado com as sopas cremosas que contêm muitas calorias; evitando principalmente aquelas com creme de leite;

4. Chás de frutas e folhas como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira e erva-doce são opções saborosas e quentinhas para o inverno;

5. De sobremesa, opte por frutas assadas, pois são bastante nutritivas e aquecem o corpo. Use canela em pó para dar um toque especial;

6. Aposte nos probióticos (lactobacilos vivos) encontrados nos leites fermentados e iogurtes, e vitaminas e minerais, especialmente a vitamina C, presente na laranja, limão, acerola e abacaxi, pois esses alimentos vão fortalecer seu sistema imunológico, já que no inverno aumenta a incidência de gripes e resfriados;

7. Não se esqueça de beber água. Apesar de não sentirmos muita sede nessa época do ano, a diurese está aumentada, logo, o consumo de água é fundamental, além de prevenir complicações pulmonares, já que a água ajuda a dissolver o muco dos pulmões;

8. Além de usar os legumes nas sopas, eles também podem ser consumidos em forma de omelete: é rápido, nutritivo e versátil! Pode ser feito com diversos vegetais e até como opção de recheio de um sanduíche;

9. É fundamental conciliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos.

Receita: Caldo Verde Light

 Ingredientes:

* 2 unidades de couve-flor
* 4 unidades de couve manteiga
* 2 cebolas raladas
* 4 colheres sopa azeite
* Sal

Modo de fazer:
Lave bem e pique a couve-flor, refogue na cebola até a couve começar a dourar. Salgue a gosto e cozinhe com pouca água. Bata no liquidificador com água suficiente para deixar o caldo grossinho, pois a couve-flor não engrossa muito. Leve ao fogo e coloque a couve manteiga picada (não fatiada a mineira). Ferva por 5 minutos para a couve ficar verdinha. 
Informações: Dieta Certa

Comentários

  1. ai Rô eu precisava de tua consultoria menina, ando me perdendo tanto
    bjim, amei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas serão valiosas, pois realmente no inverno o corpo parece que pede comidas calóricas! Tô investindo no chá!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia magrela linda! Adorei a receitinha do caldo verde Ligth nesse frio merecemos né rsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Muito boa as dicas....a água tem sido minha dificuldade com esse inverno, mais tenho tentado driblar com suco light...e sopa sempre são boas pedidas..

    beijos e uma ótima terça

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Vou salvar a receita da sopa. O que mais me ferra no frio e a noite, aquele friozinho q dá vontade de colocar o pé na jaca kkk
    Mas com sopinha assim vai ser tranquilo.

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona!!
    como sempre ótimas dicas!
    Realmente nesse tempo pede sopinha e chazinho quente para driblar as tentações calóricas.
    Vou tentar a receita do caldinho verde.
    beijoo

    ResponderExcluir
  7. Nunca uma dica foi tão importante, pra mim!!!Estava lendo sobre caldos quando lembrei que tinha deixado a panela no fogo, com um caldo de espinafre e abóbora que fiz!!!
    Socorro, já estava seca quase botei fogo na casa!!!!
    Obrigadão!!!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  8. Sempre encontro dicas ótimas por aqui... obrigada novamente!

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, tudo bem?
    Adorei de maaaais a postagem ~
    'xero' florzinha e tenha uma semana maravilhosa...

    Twitter.: @loja_zart

    ResponderExcluir
  10. Preciso dizer q amei o post?
    Vou fazer esse caldo verde amanhã mesmo!


    bjssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …