quinta-feira, 5 de maio de 2011

Princípios de uma reeducação alimentar bem sucedida


O processo de perda de peso é complexo e multifatorial. É comum associarmos o tratamento médico para perda de peso diretamente com as medicações anti-obesidade, o que não é em absoluto incorreto. Porém, mudanças no estilo de vida são fundamentais, municiando o processo de perda de peso com armas que aumentam as chances de sucesso do tratamento e, uma vez alcançada a perda de peso, aumentam também as chances de manter o peso alcançado. Essas mudanças incluem a prática de atividade física e a revisão e reformulação da alimentação do paciente, chamada simplesmente de “dieta” ou mais apropriadamente de “reeducação alimentar”.

Os princípios descritos abaixo têm por objetivo auxiliar  na implementação do processo de reeducação alimentar visando à perda de peso e consequente melhora global da saúde.

1-Fracionamento: quanto mais vezes comermos ao dia, melhor tende a ser o processo de digestão e armazenamento de energia pelo corpo, propiciando menor acúmulo de gordura. Quando comemos mais freqüentemente tendemos a comer menos e a sobrecarregar menos as principais estruturas do corpo envolvidas na digestão.

2-Moderação: Comer é fundamental, claro! Mas devemos evitar os extremos, o radicalismo. Comer em demasia não faz bem, assim como comer muito aquém das necessidades fisiológicas básicas.

3-Equilíbrio: Equilibrar, no sentido de balancear, os grupamentos alimentares básicos nas refeições também é importante. Não é recomendável alimentar-se apenas de proteínas e gorduras.
 
4-Calma: Realizar a refeição com calma, mastigando repetidas vezes, dando oportunidade do cérebro registrar a alimentação e saciar a fome.

5-Conhecimento: observar e aprender as características dos principais alimentos contidos no programa alimentar, assim como daqueles alimentos que eventualmente serão ingeridos. Por exemplo: valor calórico, quantidade e tipo de gordura, quantidade de proteínas e carboidratos.

6-Planejamento: Muitas vezes, para colocarmos em prática nosso programa alimentar, precisamos planejar com antecedência as refeições. No contexto da vida atual, poli-atarefada e com pouco tempo, ter a refeição pré-preparada é fundamental. Programe-se!

7-Adequação: A reeducação alimentar deve ser factível, deve ser possível e realizável no seu dia a dia, ou seja, deve ser adequada às suas demandas diárias. Por isso, o planejamento alimentar deve sempre ser personalizado.

8-Foco: O sucesso de um programa de reeducação alimentar, que proporcione perda de peso e melhora global da saúde, requer foco, concentração. No dia a dia é fácil esquecermos os princípios acima citados e simplesmente comermos “qualquer coisa” rapidamente, como os famosos “fast food”. A concentração aqui sugerida é no sentido de encararmos as refeições e o programa alimentar não como uma obrigação absoluta e inalcançável que inevitavelmente falharemos, tampouco como uma “dieta” pregada na geladeira que “qualquer dia eu começo” ou “segunda-feira eu começo”, mas como um processo contínuo que requer atenção e seriedade permanente para que as metas sejam alcançadas e mantidas.

9-Uma nova proposta: Percebemos que o sucesso do tratamento anti-obesidade e da reeducação alimentar estão, em geral, acoplados a uma mudança maior de comportamento. Quando este complexo comportamental está presente, um nível diferente de tratamento é alcançado. As motivações são maiores e um ciclo virtuoso se estabelece, favorecendo a perda de peso e uma vida mais saudável: “Alimento-me melhor; reduzo meu peso; faço atividade física regularmente; me sinto melhor; tenho mais vontade de me alimentar bem e controlar meu peso…”.

Espero que estes princípios auxiliem no objetivo maior, pois são resultantes de observações feitas diariamente na prática.
Mexa-se e faça o seu melhor!

Bruno Henriques Marques (médico endocrinologista)
Mutatis

18 comentários:

  1. Oi Rô, realmente é uma verdade...a reeducação mostra somente beneficiios para corpo e mente...e mais ainda para nossa auto estima perante as pessoas..espero conseguir... e no proximo mes ja vou te querer perto..hehe....haja massagem para me auxiliar nas medidas..hehe..um grande beijo Mel

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro!
    Adoro estes posts falando sobre a RA, benefícios e também sobre AF.
    Só não consigo entender porq é tão difícil!!!
    Hj tirei o dia pra ler sobre estas coisas, pra me inspirar, pra tentar descobrir o segredo do sucesso na RA.
    E acredito q o q pega mesmo e a força de continuar, porq começar a gente começa, toda segunda, mas a força vai acabando e não se sai do lugar, muitas vezes até se ganha peso nesta busca desesperada fa perda.
    O que podemos fazer pra prosseguir? De onde tirar motivação auto estima necessária pra concluir o projeto?
    Sugiro q nos ajude neste sentido, fazendo um post sobre isso, ou vários, rsrsrsr
    Bjokas e obrigada pela disposição em nos ajudar sempre

    ResponderExcluir
  3. ro, vc é demais, adorei o post, acho que fala tudo que realmente precisamos fazer, prá mim a palavra base é equilíbrio...bjs

    ResponderExcluir
  4. adorei o post!
    mudança de comportamento já!:)

    ResponderExcluir
  5. Acho que principalmente, eu preciso de foco! Mtas vezes desiti da dieta, colocando td a perder! MAs dessa vez tô me reeducando e sinto que vai dar certo! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. suas dicas são sempre ótimasssss

    ResponderExcluir
  7. ola =)

    adorei as tuas fotos..sao uma motivação!!

    obrigado pelas dicas =)

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Talvez quando eu consiga meu peso desejado volte a fazer RA, agora não...mas gosto de ler teus posts.

    Ro queria te pedir pra fazer um post, não sei se tu ja fez, poderia fazer qual é o melhor aparelho para se ter em casa, marido quer aquele remador, eu to na duvida, de um bici, simulador ou eliptico, pode ser, se não puder, vou entender tambem...beijcoas!

    ResponderExcluir
  9. força de vontade faz uma diferença incrível na gente né! Tá aí um belo exemplo! Você; bjs!!!!

    ResponderExcluir
  10. Totalmente certa como sempre!
    e eu comprovo!
    bjo

    ResponderExcluir
  11. oi Rô, vou levar as dicas comingo e tentar colocá-las em prática, preciso principalmente de calma pra me alimentar, bjs e boa sexta feira

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...