segunda-feira, 30 de maio de 2011

Metas realistas favorecem o emagrecimento efetivo

Mais de 30kg separam as duas fotos
A Foto do DEPOIS, foi feita pela equipe da Revista Sou Mais EU, hoje estou 2kg mais magra ;)
É fato que a rotina corrida e sempre cheia de atividades, os novos relacionamento, trabalho e metas nos impedem de fazer uma refeição completa ou apenas balanceada. Por isso, quando descobrimos um novo método de emagrecimento, criamos muitas expectativas quanto ao processo.

Porém observamos uma tendência de potencializar essas expectativas a ponto de causar em nós mesmos uma grande decepção. Idealizamos, sonhamos e perdemos a noção do que é real e possível em nossa nova empreitada nutricional, e acabamos sofrendo, pois a realidade nos causa uma grande desilusão.

Um dos caminhos mais seguros para que isso não ocorra, é fazer uma breve avaliação das possibilidades para sair vencedor. É necessário sair de cena e ficar nos bastidores, observando os prós e contras da decisão a ser tomada.

Esse processo é muito importante quando decidir iniciar sua reeducação alimentar, pois regimes e dietas são contraproducentes, ou seja, contrários as nossas atividades comuns. Então faça certo desde o início. Saiba que comer é para se nutrir e não se empanturrar. Muitas vezes, ainda, comemos para preencher um vazio, um processo de ansiedade frente a outras situações que podemos estar expostos diariamente. Esqueça essa prática.

Portanto o ideal é traçar metas realistas, para que a frustração não seja obstáculo diante da sua determinação de vencer. Emagrecer aos poucos é a melhor forma de manter o peso magro, lembrando que "dietas" ou "regimes" restritivos levam a compulsão, atrasando seu objetivo inicial que é a perda de peso.

A reeducação emocional e alimentar é o caminho do sucesso para qualquer processo de perda de peso, pois o objetivo é aprender a comer de forma adequada, e sentir-se leve e tranquilo com as escolhas alimentares.

Dicas que contribuem para esse processo acontecer:
Aprender a identificar quando se tem fome ou vontade de comer. Fome é uma sensação ruim, que sentimos como se fosse um nó. Já a vontade de comer se come, mas continua a vontade de ingerir mais comida,a vontade não cessa, e voltamos à geladeira, ao armário a procura de mais alimento

Aprender a colocar para fora os sentimentos que incomodam, coisas que são importantes que sejam faladas, e resolvidas. "Os famosos engolidores de sapo" engolem junto com a comida aquilo que não conseguem colocar para fora.- Praticar o prato único – Sempre se servir uma vez só, de forma equilibrada e com qualidade.

O planejamento alimentar é necessário. Estabeleça um dia da semana para fazer suas compras. Faça uma lista de alimentos magros, adequados ao seu processo de emagrecimento. Organize seu armário, não armazenando alimentos que nos fazem perder o controle ou que aumentem a nossa quantidade de calorias diárias sem necessidade.

Em confraternizações, aniversários, aproveitar esses momentos para dar risadas, trocar idéias, contar um pouco da vida, saborear cada garfada, devagar, conversando, olhando ao redor, apreciando o ambiente e as pessoas, ou seja, comer para sua fome, e não usar essas oportunidades para se empanzinar de comida.

Estabeleça metas a curto prazo e que possa cumprir sem se frustrar. Comece reduzindo uma pequena parte da comida que ingere durante o dia. Em todas as refeições, vá tirando um pouco, e quem controla é você, de acordo com o que pode dar conta. Desta forma vai se sentindo confiante, e novos padrões alimentares irão se estabelecendo. Lembre-se apenas de consultar um nutricionista antes de achar que pode tirar isso ou aquilo do cardápio.

Faça um diário alimentar colocando o que come, os horários e as quantidades. Esta é uma importante ferramenta que permitirá conhecer seus hábitos alimentares e lhe auxiliará no auto monitoramento. Relacione os sentimentos presentes nessas situações, desenvolvendo a percepção desse processo de ingestão da comida com as questões emocionais.
*Por Luciana Kotaka, psicóloga (www.lucianakotaka.com.br)
.
E jamais esqueça: Reeducação alimentar e atividade física  são a fórmula para bons resultados, emagrecimento saudável e manutenção do peso. Persistência e força de vontade também são essenciais para emagrecimento.
.
Olhem que linda a super corredora Ingrid http://ingridrunning.blogspot.com/  com a Revista Boa Forma que saí:
 

23 comentários:

  1. Ro valeu elas dicas já imprimi.
    Beijokas Divas
    Deby Faria

    ResponderExcluir
  2. Ro, que lindo!!
    A.d.o..r.e.i!!!
    Obrigada!!
    Bjão!!!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Oi Ro,
    Adorei as dicas, é sempre bom a gente relembrar.
    O Diário Alimentar já faz parte do meu dia-a-dia, com ele me policio e aprendo que não preciso comer tanto para me sentir saciada.
    Quanto ao "engolir sapos" isto eu ainda preciso aprender a não fazer.
    Beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga???!!!Falei de vc no meu post de hoje.
    Otima semana.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Fotos inpiradoras e dicas valiosas..
    Musa master!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi. Nossa, não canso de dizer o quanto uma pessoa feliz fica muito mais linda, vc já era linda mas magrinha está poderosa e linda demais. Obrigada novamente pelas dicas.
    BJKAS e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Ro.

    Realmente se alimentar demais tem haver com o emocional...andei conversando com meu esposo sobre isso...pq teve uma época na minha vida..em que gastava demais...mais meu emocional era detonado...hoje que estou super bem...já não gasto mais...virei até economica, tipo dim dim sobra na carteira.
    Mais alimentação...é como vc falou...cuidando do emocional,..automaticamente, vamos nos alimentar melhor..


    beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Oi Rô,
    Eu procurei novamente sua história para ler na revista boa forma. É verdade que muitas vezes nos sentimos desmotivadas e sem forças pra ter uma alimentação nutricional adequada e atividades físicas que fazem bem.
    Uma frase ficou marcada na minha mente: "Levei aquilo a serio".
    Acho que é isso que eu preciso: ME levar a sério.

    ResponderExcluir
  9. Adoro sua determinação!
    Obrigada pelas dicas!
    Ótima semana para vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa segunda-feira já comeca bem com essa foto..INCENTIVO..
    Obrigada Rô
    Parabéns
    Bj no coracão
    Linda Semana
    Adoro sua visita

    ResponderExcluir
  11. Algumas dessas dicas, já estou seguindo!!
    MAs vou anotar as outras!

    ResponderExcluir
  12. Foto linda!!!Ótimas dicas..enfim ... uma diva!

    ResponderExcluir
  13. Oi,Rô!Pois é não sei porque as pessoas insistem em fórmulas mágicas para emagrecer, foi como eu disse lano blog no post de hj se levamos 3, 5 anos pra engordar,não vai ser da noite pro dia como num passe de mágica que iremos emagrecer.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Amei!!!
    ¨te mando o email agora a noite|!
    BEijoooo

    ResponderExcluir
  15. Rô sempre aprendo muito com vc! Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Rô, adorei o post de hoje!
    Dica super legal!
    Valeu!!!
    bjus e ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Amiga,
    Vc tá uma boneca na foto!! Adorei! E essa corredora, que linda, super inspiaraçao p todas! Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  18. Ah, vim tb agradecer pelo recadinho do níver! Vc é especial e fiquei feliz de vc ter lembrado!
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  19. Passei pra bisbilhotar e amei seu blog, vc é um incentivo pra todas... um cheiro especial pra ti.

    Voltarei logo.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...