quarta-feira, 11 de maio de 2011

Você não emagrece por causa do Metabolismo ?

Muita gente atribui ao metabolismo lento a dificuldade de perder peso. Mas será que faz sentido? Fernando Menegat Kuhn, endocrinologista, especialista em obesidade, de Caxias do Sul, esclarece o que é mito e o que é verdade.

Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.
MITO. Na maioria dos casos, essa é uma desculpa para o fracasso da dieta. Só uma pequena porcentagem de pacientes têm problemas orgânicos. Voracidade alimentar, sedentarismo e uso de medicações antidepressivas são as causas mais frequentes da obesidade. A dificuldade não está no organismo emagrecer, mas em mudar hábitos, fazer o que é preciso para emagrecer. São coisas diferentes.

Eu como pouco, mas não consigo emagrecer.
MITO. A não ser em raros casos de distúrbios, a pessoa não emagrece quando ingere mais calorias do que gasta. Às vezes, o problema não está na quantidade de comida ingerida, mas na quantidade de calorias da comida colocada no prato. Emagrecer é uma equação matemática. Para perder um quilo em uma semana é necessário haver um déficit de aproximadamente 1 mil calorias ao dia: 7 mil calorias/semana. Pode-se conseguir isso reduzindo 700 calorias pela dieta e queimando 300 calorias pelo exercício, o que vai dar 1 mil calorias/dia.

Pessoas com tendência a engordar nunca serão magras.
MITO. Não é uma regra imutável. Depende de mudança de hábitos (alimentares e prática de exercícios) e de perseverança nessa mudança do modo de viver. Quanto maior o grau de obesidade mais difícil é a transformação. Estudos apontam que a tendência a voltar a maus hábitos aumenta na proporção direta do aumento do IMC (Índice de Massa Corporal).

Os magros têm o metabolismo mais acelerado do que os gordos.
DEPENDE. Há pacientes que têm resistência à ação da insulina e podem ter mais dificuldade para emagrecer. Para descobrir essa resistência, é preciso fazer um exame com glicose/insulina e calcular o HOMA (Avaliação Dahomeostase Metabólica). A herança genética também tem importância (familiares magros ou obesos). Mas, em geral, são os maus hábitos que influenciam a obesidade e diferenciam gordos e magros.

O metabolismo do homem é mais acelerado do que o da mulher.
SIM. A diferença de massa muscular entre os sexos é que determina o ritmo do metabolismo. Os homens possuem 8% a mais de massa muscular do que as mulheres. Os músculos consomem mais energia do que a gordura para se manter.

O metabolismo desacelera com a idade.
SIM. A partir dos 30 anos, o ritmo metabólico diminui (média de 5% a cada década). Essa redução, que é maior nas mulheres que nos homens, decorre da perda de massa muscular, natural da idade.
  
Vida Saudável

21 comentários:

  1. Oi Rô!

    Gostei do post: eu não tinha tanta dificuldade para emagrecer antes dos 30...avv!

    Agora, tenho que rebolar, ops: pular, rs!

    Beiju

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô gostei do teu post, mas tem problemas que deixam sim o metabolismo mais lento, eu tenho um e se não controlo com medicação se não refaço os exames pra ver como está a situação complica e eu estaciono e aqs vezes engordo em função disso, e tens razão a idade tb ajuda kkkkkk
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Ah os homens sempre os homens! Eles não engravidam, não menstruam, não usam sutiã e ainda tem o metabolismo mais rápido que o nosso!Brincadeiras a parte gostei muito da matéria. Tenha um ótimo dia. Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu post, bem esclarecedor... bjs

    ResponderExcluir
  5. oiee lindaa
    mto boa a materia sobre metabolismo!!!
    e obrigada pelo recadinho!
    vc é nossa inspiracao !
    bjus
    xauxau

    ResponderExcluir
  6. Oieee...adorei a matéria. realmente é assim... normalmente o metabolismo funciona sim. quando percebi que nao estava me enganando e nao perdia nada..foi que descobri a Tireoidite...estou tentando controlar amiga...mas ainda nao esta 100%... mas vai vir...tenho certeza. um beijaoo e boa quarta.

    ResponderExcluir
  7. adorei o post percebi que emagrecia mais quando era mais nova será que isso tem a ver? bjs

    ResponderExcluir
  8. Nada de desculpas né
    vamos firmes
    adorei o post
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Concordo q com a idade o metabolismo diminui, eu antes dos 30 comia de tudo e nunca tive problema com a balança kkkk.querida q vc tenha uma linda quarta feira. beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. E vamos aos mito hein amiga!!!
    Vamos desmistificando cada um...rsrs
    Otimo dia!
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Eu acho que ficou mais dificil emagrecer depois dos 30.
    O meu maior problema é que sou baixinha e por mais kcal que queime no dia a dia, não posso passar de 1500kcal ao dia pra manter.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. tô chegando nos 30 amiga......tem que correr agora mesmo!rs
    Beijos.:)

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! O negócio é contar as calorias e muita AF pro negócio funcionar. rs
    Beijos e ótima 4ª!

    ResponderExcluir
  14. Então como eu já passei dos 30 posso dizer que meu metabolismo parou de vez, rs.
    Beijos Rô!

    ResponderExcluir
  15. É sempre bom saber oq ue é mito e o que é verdade! Para nã ficar colocando a culpa no metabolismo! Coitado!

    ResponderExcluir
  16. Oi. Tudo verdade isso mesmo. Sempre tive mil e uma desculpas para não conseguir emagrecer, mas acho que não fazia por mal, realmente achava que tava fazendo tudo certo, nossa mentalidade gorda é quem nos engana. Ainda bem que acordei e hoje vejo que relamente exagerava na comida mesmo. Isso no meu caso, pois cada um é um caso diferente né?
    Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Olá Rô,

    Esse post foi muito esclarecedor, me deu vários toques...

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, amei o post, muita gente realmente coloca a culpa no metabolismo, e nem tentam emagrecer !
    beijos e uma ótima semana !

    http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oieeee, postei um selinho para vc lá no meu blog! Corre lá pra ver!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu blog, cheio de dicas super bacanas.

    Beijo
    estou seguindo.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...