segunda-feira, 2 de maio de 2011

Corrida: Erros comuns antes e durante uma prova

Clique na imagem para ampliar
Neste domingo, 01/05/11, participei juntamente com os amigos Anna e Mágnor do  Circuito Poa Day Run, foi uma corrida com uma energia muito boa, parceria inesquecível, alegria e endorfina!

Para a Anna foi a segunda corrida, eu e o Mágnor já estamos nesse mundo maravilhoso da corrida há quase dois anos. E para você entender um pouco mais segue algumas dicas: Erros comuns antes e durante uma prova

ANTES
1) NÃO PROCURAR SE INFORMAR SOBRE A CORRIDA. Atualmente o corredor tem facilidade para saber sobre os eventos, através de publicações sites voltados ao segmento, informe-se e esclareça dúvidas sobre provas não apenas no Brasil, como também do exterior.

2) NÃO DESCANSAR O SUFICIENTE NA SEMANA. Se a prova é de 10 km ou uma meia-maratona, o que se faz é realizar treinos mais rápidos e mais curtos ou um pouco mais longos e não tão fortes, para essas duas situações citadas como exemplo. Não é nada "científica" tal preparação, mas é corriqueira, porque acaba funcionando de alguma forma. Só que muitos costumam manter ou até intensificar os treinos na semana da prova, para não perder condicionamento, o que geralmente é um erro, pois se vai chegar na competição não devidamente descansado. Uma regra que os mais experientes logo constatam é a seguinte: treinos excelentes durante a semana, prova ruim no fim de semana. Portanto, para a próxima competição, opte por fazer a última semana leve, mesmo porque está provado que não se perde condicionamento em alguns poucos dias de descanso.

3) FAZER UM CAFÉ DA MANHÃ DIFERENTE DO HABITUAL. Antes de começar a correr ou a recomendação para se beber um copo d´água a cada 20 minutos.

4) USAR ROUPA OU TÊNIS NOVO. Para dar o maior conforto possível ao esportista, assim como os tênis parecem que já vem "pré-amaciados", tal a qualidade que apresentam. Mas, mesmo assim, não vale a pena correr o risco de sofrer um incômodo durante a prova, por conta da roupa ou do calçado, recomendação válida especialmente para as mais longas, onde o problema tem mais chance de aparecer.

5) IR PARA A PROVA, COM POUCA ANTECEDÊNCIA E NÃO SABENDO PRECISAMENTE O LOCAL.

6) FICAR BEBENDO BASTANTE LÍQUIDO ANTES DA LARGADA.

7) ESQUECER DE AMARRAR FIRME O TÊNIS. Naturalmente que todo mundo sabe da importância de amarrar bem o tênis, ainda mais que se precisa prender o chip. Acontece que mesmo quando essa operação é feita com cuidado, os cadarços podem se soltar durante a competição, atrapalhando o corredor e o fazendo perder algum tempo. Isto acontece especialmente quando está chovendo ou quando se transpira muito (ou se joga bastante água no corpo), fazendo com que os cadarços se amoleçam e soltem. A solução é muito simples: basta dar um nó no cadarço, após o laço.

8) SE POSICIONAR O MAIS NA FRENTE POSSÍVEL.  O tempo que se perde nas largadas costuma ser inexpressivo e, além disso, as provas costumam considerar os tempos líquidos, contados apenas a partir do momento em que a pessoa passa pelo tapete da largada. E a saída entre os mais rápidos, pode acarretar uma queda e muito provavelmente alguns xingamentos ou empurrões, por estar atrapalhando os demais.

DURANTE

1) COMEÇAR A PROVA MUITO FORTE. Este aspecto por vezes está relacionado ao 10º quesito da primeira parte da matéria, ou seja, muita gente larga em ritmo acelerado por ter se posicionado na frente e, com medo de ser atropelado, faz os primeiros metros "voando", mas logo cansa. Mesmo para quem corre em bom ritmo, mas não é um atleta de elite, o recomendável é sair sem forçar demais, achando sua velocidade ideal logo depois e até guardando um pouco para a parte final da competição, para uma chegada triunfante.

2) ERROS AO PEGAR E TOMAR ÁGUA. A questão do abastecimento parece algo simples e efetivamente é, mas os iniciantes por vezes se atrapalham. A começar pela procura logo da primeira bancada de água, sempre a mais congestionada, quando normalmente muitas outras estão pela frente. E depois de pegar o copo a recomendação é se afastar do local, para facilitar para os outros e não se chocar com os mais (ou tão) afoitos.

3) FICAR CORRENDO EM ZIGUE-ZAGUE. Esta recomendação é óbvia, uma vez que qualquer pessoa sabe que o mais lógico é o corredor não sair de seu caminho, desviando para um lado ou outro, porque acaba cortando a frente dos outros, com risco de quedas, além de prejudicar seu próprio rendimento, uma vez que acabará fazendo uma distância superior à aferida pelo evento. Apesar disso, alguns fazem essa "operação", quando da proximidade de postos de abastecimento, ou para conversar com um amigo, ou para ser fotografado, ou para sair na TV...

4) NÃO PARAR OU REDUZIR AO SENTIR MAL ESTAR. Correr significa se esforçar para vencer determinada distância e mesmo que não se trate de uma pessoa competitiva, algum empenho sempre será necessário. Isso poderá significar algum sofrimento durante a competição, mas deve-se separar bem o que são dores musculares ou o cansaço natural, de um mal estar repentino, como tontura, dor no peito, vontade de vomitar. Nestes casos, não se deve titubear: é parar e ir caminhando, ou pelo menos reduzir o ritmo. Se tudo voltar ao normal, a corrida continua, caso contrário procurar ajuda médica o quanto antes.

5) NÃO RELAXAR OMBROS E BRAÇOS. Pode parecer bobagem esta recomendação, na medida em que o que manda numa corrida são as pernas (e os pulmões). Mas correr muito tenso é prejudicial para o rendimento do atleta, daí se indicar que de tempos em tempos o corredor procure dar uma relaxada nos ombros e braços, e também não fique olhando fixo para frente, mas aproveitando para trocar idéias com alguém ao lado, vendo a paisagem, brincando com a platéia (quando existe...).

6) ACABAR A PROVA, PARAR E ALONGAR. Assim como antes de começar a correr se sugere um prévio aquecimento, para depois também se indica um desaquecimento, que pode se dar através de caminhada ou mesmo um trote. Nada de parar imediatamente e começar a alongar. Esta atitude é perigosa para o sistema cardiorrespiratório porque o coração, que vinha trabalhando em ritmo acelerado, não muda automaticamente de ritmo ao se terminar a prova e, dessa forma, acaba bombeando mais sangue do que o corpo passa a necessitar. E alongar com o corpo muito quente pode levar a um esticamento exagerado das fibras musculares, com risco até de rompimento. Portanto, deixe o alongamento para depois de caminhar por uns tempos e se hidratar.

Informações: Revista Contra Relógio 

Quer começar a correr? AQUI tem um treino para inciantes. 
Precisa de músicas para se animar? AQUI tem uma super playlist. 

Faça o seu melhor, mexa-se!! 

17 comentários:

  1. Olá moça
    Admiro o seu empenho nas corridas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. OLá Ro,
    Parabéns pela corrida e pelo post muito bom... eu gostei!!!
    Amei a foto sua com sua cachorrinha, eu vou homenagear mãe de cachorro no meu blog dia das mães posso colocar essa foto, como ela chama?
    marlipalugan@gmail.com
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oiii, tudo bem Rô, sei q to longeee de chegar perto de onde vc está, mas ontem caminhei bastante e alternei pequenas corridas, de 3 a 5 min. é bem pouco mas pra alguem mega sedentaria como eu uma hora de caminhada alternada é tudo de bommm

    ResponderExcluir
  4. oi Rô, parabéns por mais uma superação!!! amei as dicas, tô levando bjs e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rô

    Correr é tudo de bom, Mas tô começando pelo Jump, quem sabe me animo mais daqui um tempinho?

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Adoro vir aqui e ver você tao feliz com suas corridas.
    Parabens pela determinação de sempre.
    Adorei as fotos e a Primavera foi correr danadinha..

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Rô, to quase me animando a correr!
    Ams acho que ainda estou um pouco "pesadinha" pra isso. Mas, um dia, eu chego lá!
    Bjos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. E ai corredora?? Como foi a prova? O dia tava lindo né? PEnsei em ti...torci apra que fosse tudo bem!! Quem sabe na proxima não nos encontramos né? Beijão!

    ResponderExcluir
  9. oi Rô vi as fotos no orkut, adorei, parabens pela corrida, amei a foto da Primavera contigo, as duas estão lindas hehehe...beijos e uma otima semaninha!

    ResponderExcluir
  10. Puxa! Essa última dica (de não alongar logo depois) foi uma novidade pra mim! Ontem eu fiz esse erro, mas bem q senti falta de caminhar pra "slow down" o ritmo do corpo...
    Acho que ao longo de cada experiência, troca com amigos, toques, observações, etc, a gte vai pegando o jeito, reparando em coisas diferentes, mais pontuais. Valeu a cia, o desafio, as dicas!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie amoreee!

    Guria, tu tá profissional em corridas. O melhor de tudo é falar a mesma língua da gente, não aquela coisa técnica.. aff..

    Ó.. vai te preparando, porque tu vai participar do meu blog também!!!! rsrsrr

    Bjkas e ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Correr...Um sonho de consumo! rsrs
    Ótima semaninha pra nós!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Parabéns...por isso tu é minha musa inspiradora...hehehe

    Bjuss e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  14. uhulllllllllll estamos juntas!!!
    E vamos treinar!:)
    Playlist top 10!rs

    beijoooo!

    ResponderExcluir
  15. Ei lindona!
    Mais uma! parabens, venho aqui me inspirar e aprender sempre!
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  16. Olha eu aliiii!
    hehehehe
    Como sempre, é muito prazeroso correr contigo! E a parceria que temos é algo que dinheiro algum pode comprar, e é o que me dá mais ânimo pra seguir em frente e participar de mais e mais!
    Amooo a minha #amigairmãlindadiva!
    Bjão,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  17. Oi Rô querida, parabéns pela corrida!!! Um exemplo para mim que vivo nessa vida vegetal!!!! hehehehe... Mas pretendo mudar isso logo logo, e entrar em uma academia o mais rápido possível!!! Passa lá no meu blog para me fazer uma visitinha!!!
    www.meugrandedesafio.blogspot.com
    Um beijão e uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...