Pular para o conteúdo principal

TPM: conviva bem com este mal


Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional). Todos esse sintomas estão associados a terrível TPM, inimiga de 80% da população feminina. Se você faz parte deste time, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no combate dos indesejáveis sintomas.
Há muito tempo se estuda a respeito da influência dos hormônios na absorção de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) e no metabolismo de água e eletrólitos no curso do ciclo menstrual.
Para se ter uma idéia, os hormônios influenciam o metabolismo de minerais importantes como o cálcio e o magnésio e de vitaminas, como é o caso da vitamina D. E é assim que se explicam as alterações deste período.
Então, já sabe: repor estes nutrientes é fundamental... e, claro, beber muito líquido. Para isto, recomenda-se aumentar o consumo de leite e derivados, vegetais verde-escuros, peixes, castanhas (do pará, caju) e cereais integrais.
Algumas mulheres apresentam também, no período da TPM, modificações do comportamento alimentar habitual, que se exemplifica num consumo exagerado de alimentos salgados, doces e, claro, chocolate. É, meninas, mas estes alimentos tem, normalmente, muitas calorias... prejudicando o sucesso da nossa dieta, não é mesmo?!

Tome nota então de algumas recomendações para este período:


VILÕES: alguns alimentos se tornam vilões na TPM. É melhor deixá-lo longe da dispensa e, principalmente, dos olhos. Quais são estes alimentos:
- Frituras e outros alimentos gordurosos: são extremamente calóricos, levando ao maior ganho de peso. Além disto, contém sal que leva ao inchaço, retenção de líquidos.
- Refrigerantes: além de altas quantidades de sódio, que piora a retenção de líquidos já comum nesta fase.
- Álcool: cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas pois quando não bem digeridas, podem propiciar a fomação de gases. Que, cá entre nós, não é nada confortável.
- Café e chá preto: assim como os refrigerantes de cola, contém cafeína que é um potente irritante. Por isso, atenção ao consumo destes alimentos.

HERÓIS: estes são alimentos poderosos no combate dos sintomas desagradáveis da TPM. Confira e transforme sua vida!
- Melância: esta fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.
- Nozes e castanhas: ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase. Só tome cuidado pois são calóricos!!!
- Leite e derivados: ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância impar na sua saúde. De preferência, utilize os leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. Estes são menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade!
Conciliar os vilões e os heróis é o segredo para garantir a sua tranqüilidade e manter a boa forma no detestável período da TPM!

Dieta Certa

Comentários

  1. muito bom vc listar os vilões , muitas vezes a gente tem os sintomas da TPm e não se dá conta que potencializa eles com a alimentação errada nessa fase né
    bjim

    ResponderExcluir
  2. eu estou entrando na famosa dita... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Rô =(
    TPM é uma zica, ela nada constrói viu...e suas dicas sempre são ótimas para amenizar essa agônia TPMastica...rs

    bjoka diva =)

    ResponderExcluir
  4. É Rô, tem que ter coragem pra ser mulher né!!!! Eu estou de tpm, peguei um resfriado daqueles e só agora estou conseguindo melhorar...mas sempre bom saber o que se pode consumir nesta época que tanto interffere na gente né!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Rô, boas dicas, gostei.

    Guria,
    olhei MAIS UMA VEZ SUAS FOTOS e juro, não consigo acreditar que você era gorda daquele tamanho. Não, não era vc. Definitivamente.

    UAU!!!!!!!!!!!!!!

    Hoje és liiiiiiinda.

    Bjkas.
    Nara.

    ResponderExcluir
  6. aiaii ótiimas dicas!
    Super necessário msm!

    SHUAUHAS
    beiijão

    ResponderExcluir
  7. Oi lindona!!
    Esse mal me acompanha, luto contra ele. Já melhorei, mas ainda sofro.
    Por isso, adorei as dicas dos vilões e heróis.
    Obrigada pela ajuda!
    Sucesso!beijoo

    ResponderExcluir
  8. Oi Rô, vim agradecer a sua visita e o seu comentário gentil, incentivador, e dizer que você é sempre muito bem vinda ao meu blog, viu? Quero lhe dar os parabéns pela sua conquista, também espetacular, exemplar, e pela forma bacana como você compartilha a sua experiência de sucesso e tudo que aprendeu através do seu blog. Eu já li sobre você em alguns lugares, vejo sempre comentários seus em diversos blogs amigos, e já a admirava pela sua virada, faltava vir aqui com calma para conhecer melhor o seu cantinho e, claro, também reciclar conhecimentos, outros aprender mesmo, pois nunca se pode dizer que sabe tudo, sou eterna aprendiz, e até aqulo que já sei/soube eu às vezes (como agora) preciso fazer uma recuperação, repetir o ano, né? rs Beijos, tudo de bom, parabéns! Linkei seu blog, virei mais vezes!

    ResponderExcluir
  9. adorei a materia e é verdade é assim mesmo,as dicas são otimas o seu blog amooo e sua historia é uma ispiração diaria pra mim,beijosss

    ResponderExcluir
  10. otima dica Rô pq to nesses dias , bom fritura,refri e alcool já cortei, mas meu cafezinho há Rô isso é sacanagem rsrs. Os Heróis adoro todos bjs!

    ResponderExcluir
  11. O post de hj foi feiro pra mim!! Tô numa TPM monstra! MAs tô me controlando!! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, te achei no blog do desafio das estações, estou participando do desafio. Estout te seguindo, vê essas dicas, já que você emagreceu muito, parabéns. Beijoss.

    ResponderExcluir
  13. Oi Linda!
    Amei o post pq estou nessa fase!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. ooi querida estou te seguindo adorei seu blog.
    obrigada pelas dicas serão mt uteis

    ResponderExcluir
  15. Oi querida... nossa, já ouvi falar tando de vc nos blogs que sigo que chegou a hora de vir aqui pessoalmente.... Também já te conhecia da Boa Forma, sou assinante!!!

    Adorei seu cantinho e as dicas que encontrei aqui.... farei dele mais um aliado nessa minha luta pelo emagrecimento. Um beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  16. óóóótimas dicas! adorei!
    quero sempre conseguir seguir!
    vc me inspira
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…