Pular para o conteúdo principal

Como fazer a dieta dar certo

Tire todas as suas dúvidas sobre o que prejudica a sua dieta

Quem está tentando perder peso volta e meia depara com alguns dilemas. Começar uma dieta significa excluir todos os pratos que nos dão prazer? O que vale mais a pena: fazer aulas de musculação numa academia ou correr no parque? Furar a dieta numa festa de aniversário significa que todo o esforço feito até agora está perdido? Quem quer perder peso precisa cortar de vez o arroz, os pães e o macarrão?

Para esclarecer essas e outras dúvidas e ajudar você a alcançar mais rápido sua meta de emagrecimento, consultamos as nutricionistas Ana Paola Monegaglia e Renata Bressan, da Clínica Halpern, de São Paulo, e o personal trainner Brucce Cota, da Fórmula Academia.

Nessa reportagem, esses especialistas dão orientações sobre como selecionar os melhores alimentos para a sua dieta, como eleger os exercícios mais adequados para ficar em forma e, principalmente, desfazem os mitos que só atrapalham o seu regime. Aproveite os conselhos deles para turbinar a perda de peso e prepare-se para escutar os elogios!

1. Qual é o exercício físico que mais contribui para queimar as gordurinhas?

As atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, bicicleta e natação, costumam ser apontadas como as mais eficazes para queimar as gorduras. Na verdade, o que interfere na queima de gordura não é a modalidade, mas sim a intensidade do exercício. Por isso, qualquer atividade realizada em uma intensidade moderada ou alta terá como efeito a redução da gordura corporal. A musculação, por exemplo, queima muitas calorias e ainda define o corpo.

2. É preciso cortar os carboidratos presentes nos pães e massas para emagrecer?

Não. Os carboidratos, assim como as proteínas e gorduras, têm uma importante função: fornecer energia para o nosso corpo. O mais recomendável é trocar os carboidratos simples, presentes nos alimentos preparados com farinha branca, pelos carboidratos complexos do arroz e do pão integral. Eles demoram mais para ser digeridos e não se acumulam tão rápido na linha da cintura em forma de gordura. Portanto, não exclua os carboidratos.

3. Se eu não resistir e furar a dieta com uma pizza, está tudo perdido?

Não. Todos os alimentos são permitidos numa dieta. O problema está na quantidade consumida e, muitas vezes, no excesso. Uma única fatia de pizza de mussarela equivale a uma refeição (1 prato de salada verde + 1 filé de frango pequeno grelhado + 1 porção pequena de arroz). Ou seja, para apreciar a pizza sem ultrapassar o seu limite calórico, você tem de se conformar em comer bem menos do que poderia se optasse por um prato menos calórico.

4. Qual é o melhor exercício para o culote e a barriga?

As características corporais de cada pessoa determinam que ela emagreça mais rápido em algumas partes do corpo do que em outras, como o culote e a barriga. A musculação e a ginástica localizada ajudam a equilibrar esse processo ao melhorar o metabolismo muscular e acelerar a perda de peso nessas regiões.

5. Depois de quanto tempo de exercícios é possível ver algum resultado significativo?

Toda atividade física necessita de um período de adaptação do organismo. Por isso, não desanime se o seu espelho não mostrar mudanças de um dia para o outro. Os primeiros resultados costumam aparecer apenas entre a quarta e a sexta semanas. Mas, a partir do terceiro mês, os efeitos da malhação se tornam bem mais visíveis para o praticante.

6. Durante a dieta, quantos quilos vou perder por semana?

Muitos fatores podem interferir no processo de emagrecimento, tais como idade, nível de atividade física e o comprometimento com a dieta. Se a pessoa realmente levar a sério as atividades físicas ou seguir à risca o cardápio de sua dieta, o normal é que ela elimine de 500 gramas a 1 quilo por semana. Entretanto, pessoas que apresentam um quadro de obesidade costumam ter uma perda de peso ainda maior.

Revista AnaMaria

Comentários

  1. Oie amiga... oq realmente ajuda a eliminar de vez as gordurinhas a mais é a famosa dobradinha RA X AF...
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  2. Eu vou seguindo certinho na dieta até que aparece alguma data comemorativa e eu ponho tudo a perder. Esse é o meu problema!

    ResponderExcluir
  3. Oie amiga,

    Fiquei boba com a comparação da pizza, a equivaler uma refeição!!
    E realmente poder coisa gostosa pode, mais deve-se prestar atenção a quantidade!!

    beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo para acabar com alguns mitos e dar o poder as pessoas de fazerem as suas escolhas, sem terem de se privar de tudo o que gostam o tempo todo.
    beijocas linda.

    ResponderExcluir
  5. Afê ...como é díficil encarar a dieta...
    Persistênciaaaa é o que há!!
    Adorei o post!!
    Bjo enorme

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …