segunda-feira, 21 de junho de 2010

Circuito de Corrida da Caixa: Eu fui!

Os gaúchos acordaram cedo neste domingo 20/06, marcado pelo segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, e enfrentaram um frio intenso na quinta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA em Porto Alegre.

Eu e meus amigos participamos do circuito correndo os 5km debaixo de muito frio, mas superamos nossos próprios limites. Para mim o frio sempre foi uma grande barreira pois não sou gaúcha e me esforço para acostumar-me com o clima intenso nesta região.

Na hora da prova é importante saber dosar a velocidade das passadas para não sentir o cansaço nos quilômetros finais, então a seguir algumas dicas importante para quem corre ou quer começar a correr:

No ritmo certo
Durante as primeiras provas, é comum quem está começando no esporte cometer alguns erros. E um dos que acontecem com mais frequência é sobre a velocidade durante o percurso, sendo muitas vezes maior do que o corredor pode suportar. Essa velocidade sem controle pode fazer com que o atleta não chegue até o final ou finalize o circuito muito mais cansado.

Entretanto, há como realizar um prova, ir muito bem e até chegar bem disposto no final do percurso. Saber dosar o ritmo durante as competições é fundamental para o esportista conseguir ter um bom desempenho em uma competição. Para conseguir esse feito, o atleta tem que ter em mente três tópicos:

Treinamento: Treinar é a única maneira de o corredor conhecer o seu próprio corpo e poder comandá-lo da melhor maneira durante uma competição. É dessa maneira que a mente irá conseguir assimilar qual é o ritmo forte e o fraco.

Alimentação e hidratação: Preocupação mais presente em provas longas, a hidratação e a alimentação são de extrema importância na corrida. Exagerar na quantidade de alimentos antes da corrida e não se hidratar corretamente durante a prova, pode ser um inimigo para quem deseja dosar o seu ritmo.

Estratégia: Dependendo da tática que será usada no dia da competição, pode se fazer necessário correr com o seu melhor desde o começo. Porém, o nível do corredor acaba contando muito nesse momento, já que para um iniciante a preocupação inicial é chegar bem no final do percurso para então dar atenção ao aumento da velocidade.

Dentro desses tópicos, existe um que é unânime: o treinamento. Importante para conseguir encontrar seu ritmo de prova, ele ainda depende de quanto o atleta o leva a sério. “A única forma de encontrar o melhor jeito e se sair bem na prova é treinando e descobrindo o que o seu corpo pode encarar”, diz Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports.

Encontrando os erros e corrigindo-os
Um dos principais erros é começar a prova em um ritmo mais elevado do que o normal, por entusiasmo de estar no meio de outros corredores, ou até mesmo para fazer bonito para a plateia. Contudo, o pace, que é ótimo nos primeiros quilômetros, começa a decair depois da metade da prova.

“A corrida em um dia de prova tem que ser o reflexo do treinamento. O atleta deve seguir correndo no seu pace habitual, sem sair muito dessa escala. Desta maneira, a corrida acaba sendo realizada de maneira correta sem haver cansaço exacerbado”, afirma Flávio Freire, diretor técnico da assessoria esportiva que leva o seu nome.

Para Kim Cordeiro, muitos atletas não conseguem encontrar o seu ritmo adequado por causa do tipo de treinamento que praticam. “Muitos corredores dão suas passadas sempre na mesma distância e não conseguem assimilar o que é ritmo leve e rápido. Quando esses mesmos atletas chegam na prova, não sabem em qual ritmo estão correndo”, afirma.

Para encontrar a solução deste problema, o atleta pode começar a cronometrar o seu pace, e tentar segui-lo no dia da prova, para tentar realizar uma corrida estável, largando bem, mantendo o ritmo e sem cansaço depois da chegada.

o2porminuto.uol.com.br

15 comentários:

  1. Meu pai correu a corrida de rua ontem tb...parabens pra vc amiga.Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Ammiga só de pensar em correr ja estou cansada.. acho show quem corre..

    Boa semana boa para ti beijoss

    ResponderExcluir
  3. amiga..o chá branco que vc diz eh eh granel?pq se faz bem posso colocar no chima chá branco sim..
    parabéns pela corrida amiga
    bjos e bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  4. bom dia linda... é quando seguimos as regras ,,, só coisa boa acontece,,,rsrsrsrs... boa semana,,, bjks

    ResponderExcluir
  5. oi querida, obrigada pela visitinha ao meu blog.
    Agora estou te seguindo.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela corrida
    para começar a semana super bem
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Oie...

    Estou iniciando esse processo da corrida...mais tenho muito medo de lesões futuras...oq eu tenho que fazer pra afastar esse perigo?...é saudável correr todos os dias...ou tem que ter um descanso?

    Estou correndo uns 40 minutos..intercalados..entre corrida e caminhadas...correndo mesmo..uns 15 minutos acho...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Hum...tendi..

    Se eu não correr mais caminhar todos os dias...tem perigo?

    É que é assim...xô explicar...eu caminho 2x ao dia...todos os dias...de segunda a sexta...agora comecei a correr...então eu corro pela manhã...e a tarde caminho...

    To fazendo errado?...como é fazer fortalecimento muscular?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi AMIGA!

    QUE INVEJA DE CORRER IGUAL A VC...RSRS...UM DIA EU CHEGO LÁ, ADOREI AS FOTOS.

    BJINHOS!

    ResponderExcluir
  10. menina, queri atanto participar dum circuito desses... mas faltou treino neh... uma semana super light pra ti! bjus!

    ResponderExcluir
  11. Boa dica pra quem tá querendo começar a correr,amiga.
    Obrigada!
    bEIJOS!

    ResponderExcluir
  12. amiga linda,

    eu te admiro tanto por sua energia e determinação que deus te conserve sempre assim e vc possa melhorar cada vez mais.
    eu admiro demais quem se amarra em correr eu estou longe disso de ter esse folêgo kkk
    lindona tenha uma excelente semana e força
    beijossssss

    ResponderExcluir
  13. Estou orgulhosa de vc.
    Eu mora em SP que com certeza é menos frio que aí e não para correr de jeito nenhum... rs...
    Passando para te desejar uma ótima semana!
    Obrigada pelo carinho.
    Ótima terça-feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olha nós ali outra vez! Parabéns a todos!
    Bjs, Mágnor

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...