sexta-feira, 18 de junho de 2010

Razões para optar pelo arroz integral

Há quem diga que não consegue comer o arroz integral porque o aspecto visual do alimento, em relação ao arroz branco, não agrada – ele é mais escuro e, diriam alguns, mais feio. Entretanto, quando bem feito, o arroz integral é muito saboroso e fica sempre bem soltinho. Para quem ainda não teve coragem de experimentar, saiba que o alimento pode se tornar um prazer não só pelo sabor, mas pela sensação de leveza que proporciona ao organismo.

O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. É rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na película e no gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.

O arroz comum é processado nos moinhos até ficar completamente branco, perdendo assim mais da metade do valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. É justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz, que ajuda a combater a prisão de ventre, tão comum e prejudicial à maioria das pessoas.

O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. Ainda é isento de glúten, portanto celíacos também podem consumir.

Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.

É importante ressaltar que a quantidade da porção do arroz integral deve ser a mesma. Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor. Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa.

Lembre-se de que o alimento deve nutrir e nos fazer pessoas vigorosas. Por isso, o arroz integral é uma ótima opção para iniciar uma alimentação saudável.

Saúde Plena

20 comentários:

  1. Ro excelente post gostei muito e particularmente eu amo arroz brancoo.. hummmm

    Bom final de semana tenha um ótimo dia

    Bejosss

    ResponderExcluir
  2. ja provei arroz integral e gostei bastante.. amiga tem selinho pra vc la no blog bjnho

    ResponderExcluir
  3. Eu adooooooro arroz integral, às vezes minha mãe faz e manda pra mim, ahuahuauahuhaa...nada a ver alguém falar que não come por causa do aspecto feinho dele, ahuahuaha...COITADO DO ARROZ, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. eu ando kerendo experimentar mas marido não ker nem ver rsrs
    vou ter que acabar fazendo dos 2 tipos
    bjim
    otimo dia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro antes de tudo me desculpe pela demora de vir aqui mas como falei não vou ficar me cobrando, aos poucos coloco em dia as minhas visitas, e vc era uma das que tenho na minha listinha, tenho muito o que ler aqui só que hoje está uma correria , mas o último post eu li e sobre o arroz sabe que como até mais o integral se não controlar , acho ele super gostoso e se vc faz na panela de pressão, coloca um pouco de gengibre ralado ele ficar super saboroso e macio, um grande beijo e que tenhas uma ótima sexta

    ResponderExcluir
  7. lindona,

    tudo integral e bem melhor para nossa saúde e o arroz com certeza tb!!
    amei o post
    querida tenha um lindo dia e força na peruca
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, querida Ro!!!
    Ai, eu ja tentei tantas vezes o arroz integral, mas nao desce!!! Alem do mais ele demora uma eternidade para cozinhar...
    bjo
    ...
    ah, eu nao consigo encontrar o tal cha branco aqui...
    Eu to tomando aquele que comprei...

    ResponderExcluir
  9. um... quem sabe um dia como esse arroz... boa sexta...bjoks

    ResponderExcluir
  10. oi querida..vou sim na academia hj..isso vai me renovar concerteza..
    amanha estarei novinha em folha..
    sobre o arroz integral eu nunca provei..mas da proxima vez mando minha mae comprar pra ver a diferença..
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Amei o post,só gostaria de saber como prepara,a minha endocrinologista falou que é bom fazer na panela de pressão,fica soltinho.Se puder me de a receita de como preparar,bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, lindinha..
    Adoro arroz integral..
    Parece uma farofa....
    Adoro comer bem geladinho ..
    Que gosto né???
    Compro apenas pra mim.. pois meu lovinho não gosta..
    Bjus no coração..
    Bom final de semana.........

    ResponderExcluir
  13. Oi :)
    Eu me acostumei super bem com o arroz integral, não é sacrifício nenhum para mim consumi-lo.
    Aliás, ainda prefiro o Rariz 7 cereais.
    Só como o branco hoje em dia qdo o prato fica melhor, um strogonoff por exemplo.

    Beijos e bom fins

    ResponderExcluir
  14. eu amo arroz brancooo...
    bjim e otimo fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Oi!!

    Menina eu nunca tinha comido arroz integral ,depois que comecei a RA experimentei e pode ver no meu cardápio branco é uma raridade,até meu filho de 3anos e 9 meses come....mas olha só que engraçado quando ele viu no vidro a primeira vez ele disse mamãe bota fora esse arroz ta estragado rsrsrsrs.. tenho uma vontade louca de experimentar aqueles preto mas é muito caro tenho medo que sejam ruim e depois ter que colocar fora seria um pecado né...
    bom final de semana
    beijo

    ResponderExcluir
  16. Acho que vou comprar esse arroz pra experimentar amiga Rô!
    Valeu pela dica!
    Bom final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. OI LINDA,EU FIZ E COMI ARROZ INTEGRAL E GOSTEI É SUPER SABOROSO.1000BJS TENHA UM OTIMO FINDI.

    ResponderExcluir
  18. Adoro suas postagens, sempre com muita informação,já provei o arroz e aprovei ,realmente temos que mudar alguns habitos.Um otimo fim de semana.Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. amiga.. passando pra desejar umlindo findi.. xero grandão no fundo do coração.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...