Pular para o conteúdo principal

Retenção de líquido

No período pré-menstrual, você ganha alguns quilos, se sente inchada e não vê a hora daqueles dias passarem para voltar à sua forma habitual. Como em quase toda reação no corpo feminino, a culpa do desconforto causado pela retenção de líquido é dos hormônios.

Como não dá para fugir do acúmulo de líquidos, o jeito é entender o problema e minimizar o desconforto. A retenção acontece porque o hormônio progesterona está no seu nível máximo. Essa substância é uma espécie de poupadora e tende a armazenar os fluídos, pois sabe que o corpo vai sofrer perdas com a menstruação. Apesar disso, existem mulheres que passam por esse período com mais prejuízos do que outras.

O nível pode variar desde um desconforto até dores fortes na perna. Como a área inchada fica com menos irrigação, há quem apresente problemas de pele e feridas.

Saiba como evitar:

Aquelas que sofrem mais no período pré-menstrual devem tomar alguns cuidados para diminuir a retenção de líquido. O primeiro passo é cuidar da alimentação. É aconselhável controlar o consumo de sal uma ou duas semanas antes da menstruação. Mas a regra para essa fase do ciclo não é só de restrições, pois existem alimentos que estão liberados e ajudam a eliminar os líquidos corporais. A mulher deve ingerir frutas com maior concentração de água, como melancia, melão e abacaxi. O consumo maior de líquidos fará com que os rins trabalhem melhor e, conseqüentemente, eliminem o excesso de fluídos.

Mulheres que se submetem a seções de drenagem linfática podem sofrer menos com os desconfortos do período da TPM. Essa massagem terapêutica aumenta a irrigação e favorece a eliminação de toxinas e impurezas do corpo.

A caminhada e a corrida também são aliadas quando o assunto é eliminar o excesso de fluidos. Essas atividades aumentam a circulação e a irrigação dos rins.

Revista O2

Comentários

  1. AMIGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA OIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE OLHAAAAAAAAAAAA EUUUUUUUU AQUIIIIIIII MUITOOO OBRIGADAAAA SEMPRE PELO SEU CARINHO VOCÊ É UMA FOFA NO BOM SENTIDO ADORO VOCE.
    OBRIGADA POR SE LEMBRAR SEMPRE DE MIM E POR SUAS VISITAS EU FICO FIEL COM A SUA FIEL VISITA AO MEU BLOG E AMIZADE.
    Em falar retenção de liquido é dose ninguém merece eu tenho amiga e sofro muito com isso. BOMMMM DOMINGOOOO
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!

    Passando pra deixar alô e beiju

    Feliz dia dos namorados, mesmo atrasado (aha)

    *

    ResponderExcluir
  3. Oi linda,
    Obrigada pela simpática visita lá no blog. Tem lá um selinho para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. lindona,

    retenção de liquido acaba com qualquer mulher kkkkkkk
    nossa e horrível mas a atividade física ajuda até nisso e incrível.
    amiga tenha uma linda semana
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu sofro com a retencao de liquido... as vezes ate fora do periodo da menstruacao... e ninguem merece!!! bjo

    ResponderExcluir
  6. Amei a reportsgem, sofro demais com inchaço na tpm.

    bjs

    Cacau
    http://blogdacacausp.blogspot

    ResponderExcluir
  7. OI LINDA,PASSADINHA PRA TE DESEJAR UMA OTIMA SEMANA,COMO SEMPRE VC ESTÁ PASSANDO OTIMAS DICAS.1000BJS

    ResponderExcluir
  8. passando pra deixar um oi e te desejar uma ótima semana... bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Obrigada pelas melhoras, ainda estou tomando remédio, mas sei que logo estarei melhor.

    Bjus e otima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Hehehe... tô falando que vc escreve pra mim! hehehe
    Nossa, sofro muito com a retenção de líquidos! E justamente estou nessa fase agora!!!
    Adorei as dicas!!!
    Ah! Adorei a idéia de nos encontrarmos uma hora dessas!!!
    Bjs e ótima semana!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …