Pular para o conteúdo principal

Treinando o seu corpo para queimar gordura



Quando queremos emagrecer, esperamos fórmulas milagrosas, alimentações mágicas, remédios, vitaminas, suplementos, exercícios sobrenaturais, enfim, algo que exija o mínimo de empenho de nossa parte e que nos faça perder gordura. Quanto mais se estuda, mais se percebe que o emagrecimento depende do esforço e dedicação de quem o procura.

Irei relatar informações que existem há décadas, porém muitos ainda não foram capazes de colocá-las em prática. Na década de sessenta, pesquisas lideradas pelo Doutor John O. Holloszy nos fez entender melhor a mecânica de queima de gordura durante a atividade física aeróbica (caminhada, corrida, bicicleta e natação, por exemplo). Nosso corpo funciona como um motor flex, consegue produzir energia com gordura e/ou carboidratos. O que Holloszy mostrou foi que, quanto mais expomos o nosso organismo a estímulos aeróbicos de longa duração, mais ele se adapta para queimar gordura. Como se o motor flex passasse, por livre e espontânea vontade, a dar preferência em consumir apenas um tipo de combustível, mesmo tendo os dois combustíveis à sua disposição. Mais interessante ainda foi que este consumo maior de gorduras acontecia durante e após a atividade física; isso significa que a queima de gordura passa a ser maior 24h por dia.

Pesquisas mais recentes procuraram então, descobrir quanto tempo é necessário treinar atividades físicas aeróbicas por dia para que esta adaptação ocorra em nosso organismo. No ano passado o American College of Sports Medicine, uma das mais renomadas instituições mundiais em pesquisas na área de atividade física, publicou um artigo recomendando treinar 250 a 300 minutos semanais para promover o emagrecimento e manutenção de peso. Se pensarmos em dias, devemos treinar aproximadamente 40 minutos todos os dias. Será que os sedentários são capazes de fazer todo este esforço logo de cara?

Não é indicado para pessoas sedentárias, principalmente aos obesos, começarem um programa de treinamento com tamanho volume (tempo). Uma vez começado, necessitamos de aproximadamente três meses para adaptarmos nossos aparelhos osteo-muscular e cardíaco aos impactos e esforços gerados pelo treinamento. Por isso precisamos de paciência para começarmos de forma lenta e gradativa e de um profissional de educação física que irá prescrever, de forma individualizada, a evolução deste treinamento. O maior índice de desistência nos programas de treinamento para emagrecer acontece nestes três primeiros meses; isso não é mera coincidência.

Portanto, comece devagar e dê um prazo, de no mínimo três meses, para atingir tempos de treino próximos ao pedido de 250 a 300 min. semanais. Consulte um nutricionista para adequar a sua alimentação e tenha paciência, pois uma vez que seu motor começar a queimar gordura, ele vai se “viciar” neste combustível e você “emagrecerá até dormindo.”

Bons treinos.

nutritips.blog.uol.com.br

Comentários

  1. Queria tanto fazer aula de bike,mas ainda não consigo.vou treinar mais o condicionamento físico né.???Beijos.

    ResponderExcluir
  2. hum... muito bom .... realmente... temos que queimar o que ganhamos... milagre e so da academia mesmo ... bjoks

    ResponderExcluir
  3. Olá

    É realmente isto que estou fazendo, caminhando primeiramente ja estou no terceiro dia e estou me sentido bem melhor, quando estava na acadmia fazendo os exerccios pesados não estava me sentindo bem - e com a caminhada ta bem melhor - depois eu recomeço a academia - bem legal esta matéria no seu post

    obrigada
    abraços

    ResponderExcluir
  4. OI FLOR, SIMPLESMENTE ADOREI ESSA MATÉRIA, QDO EU TINHA UNS 22 ANOS, FIZ DIETA E COMECEI A CAMINHA SAGRADAMENTE POR 1 HRA TODOS OS DIAS, EM MENOS DE 3 MESES EMAGRECI 12 KG E FUI PARA OS MEUS 66 KG FÁCIL FÁCIL, EU SOU DO TIPO QUE R.A SEM ATIVIDADE FISICA NÃO FUNCIONA, E EU PRECISO TOMAR VERGONHA NA CARA E COMEÇAR A CAMINHAR DE NOVO, VALEU ISSO JÁ FOI UM INCENTIVO.BJO LINDA.

    ResponderExcluir
  5. amigaaaaaaaaaaaaaaa que saudadeeee eu ando na correria porem feliz sempre pela sua visita é temos que por o nosso corpo para trabalhar e queimar calorias eu to precisando fazer isso viu.
    Valeu pelo selinho amiga fico muito agradecida.
    Adoro você
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Para poder comer temos que suar a camisa mesmo para poder equilibrar as contas! Tô em mega falta com isso, mas está na hora de corrigir!

    Bjinhos e um dia mara!

    ResponderExcluir
  7. Oiii...

    Adorei o post mto bom!!
    O selinho ja postei antes, mais obrigada!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. oii lindona,

    atividade física e maravilhoso antes eu morria de preguiça confesso que ainda sinto um pouco mas vejo o quanto e importante e faço todos os dias.
    amo bike!!
    amada tenha um lindo dia e força na peruca!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Nossa que interessante, principalmente porque eu era sedentaria ate uns dias atras e to nesse processo de começar a fazer exercicios aerobicos aos pouco.. é bom saber que verei resultados..

    bjs

    ResponderExcluir
  10. muito obrigada pela dica, vou acrescentar o carboidrato no café sim, mais o que acontece é que pela manhã eu não sinto vontade de comer, mais vou melhorar.

    bjim e volte sempre

    ResponderExcluir
  11. Amiga,
    O jeito e agarra o spinning todo santo dia, rsrsrs. Acho que to no caminho..
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  12. TÔ ENCANTADA COM SEUS POSTS! PARECE QUE ESTÃO SENDO FEITOS PRA MIM! HEHEHE
    O MAIS DIFÍCIL DE TUDO É JUSTAMENTE TER PACIÊNCIA, NÉ!? MAS A GTE CONSEGUE... SÃO HÁBITOS QUE A GTE TEM QUE CONQUISTAR!
    BJÃO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …