quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treinando o seu corpo para queimar gordura



Quando queremos emagrecer, esperamos fórmulas milagrosas, alimentações mágicas, remédios, vitaminas, suplementos, exercícios sobrenaturais, enfim, algo que exija o mínimo de empenho de nossa parte e que nos faça perder gordura. Quanto mais se estuda, mais se percebe que o emagrecimento depende do esforço e dedicação de quem o procura.

Irei relatar informações que existem há décadas, porém muitos ainda não foram capazes de colocá-las em prática. Na década de sessenta, pesquisas lideradas pelo Doutor John O. Holloszy nos fez entender melhor a mecânica de queima de gordura durante a atividade física aeróbica (caminhada, corrida, bicicleta e natação, por exemplo). Nosso corpo funciona como um motor flex, consegue produzir energia com gordura e/ou carboidratos. O que Holloszy mostrou foi que, quanto mais expomos o nosso organismo a estímulos aeróbicos de longa duração, mais ele se adapta para queimar gordura. Como se o motor flex passasse, por livre e espontânea vontade, a dar preferência em consumir apenas um tipo de combustível, mesmo tendo os dois combustíveis à sua disposição. Mais interessante ainda foi que este consumo maior de gorduras acontecia durante e após a atividade física; isso significa que a queima de gordura passa a ser maior 24h por dia.

Pesquisas mais recentes procuraram então, descobrir quanto tempo é necessário treinar atividades físicas aeróbicas por dia para que esta adaptação ocorra em nosso organismo. No ano passado o American College of Sports Medicine, uma das mais renomadas instituições mundiais em pesquisas na área de atividade física, publicou um artigo recomendando treinar 250 a 300 minutos semanais para promover o emagrecimento e manutenção de peso. Se pensarmos em dias, devemos treinar aproximadamente 40 minutos todos os dias. Será que os sedentários são capazes de fazer todo este esforço logo de cara?

Não é indicado para pessoas sedentárias, principalmente aos obesos, começarem um programa de treinamento com tamanho volume (tempo). Uma vez começado, necessitamos de aproximadamente três meses para adaptarmos nossos aparelhos osteo-muscular e cardíaco aos impactos e esforços gerados pelo treinamento. Por isso precisamos de paciência para começarmos de forma lenta e gradativa e de um profissional de educação física que irá prescrever, de forma individualizada, a evolução deste treinamento. O maior índice de desistência nos programas de treinamento para emagrecer acontece nestes três primeiros meses; isso não é mera coincidência.

Portanto, comece devagar e dê um prazo, de no mínimo três meses, para atingir tempos de treino próximos ao pedido de 250 a 300 min. semanais. Consulte um nutricionista para adequar a sua alimentação e tenha paciência, pois uma vez que seu motor começar a queimar gordura, ele vai se “viciar” neste combustível e você “emagrecerá até dormindo.”

Bons treinos.

nutritips.blog.uol.com.br

12 comentários:

  1. Queria tanto fazer aula de bike,mas ainda não consigo.vou treinar mais o condicionamento físico né.???Beijos.

    ResponderExcluir
  2. hum... muito bom .... realmente... temos que queimar o que ganhamos... milagre e so da academia mesmo ... bjoks

    ResponderExcluir
  3. Olá

    É realmente isto que estou fazendo, caminhando primeiramente ja estou no terceiro dia e estou me sentido bem melhor, quando estava na acadmia fazendo os exerccios pesados não estava me sentindo bem - e com a caminhada ta bem melhor - depois eu recomeço a academia - bem legal esta matéria no seu post

    obrigada
    abraços

    ResponderExcluir
  4. OI FLOR, SIMPLESMENTE ADOREI ESSA MATÉRIA, QDO EU TINHA UNS 22 ANOS, FIZ DIETA E COMECEI A CAMINHA SAGRADAMENTE POR 1 HRA TODOS OS DIAS, EM MENOS DE 3 MESES EMAGRECI 12 KG E FUI PARA OS MEUS 66 KG FÁCIL FÁCIL, EU SOU DO TIPO QUE R.A SEM ATIVIDADE FISICA NÃO FUNCIONA, E EU PRECISO TOMAR VERGONHA NA CARA E COMEÇAR A CAMINHAR DE NOVO, VALEU ISSO JÁ FOI UM INCENTIVO.BJO LINDA.

    ResponderExcluir
  5. amigaaaaaaaaaaaaaaa que saudadeeee eu ando na correria porem feliz sempre pela sua visita é temos que por o nosso corpo para trabalhar e queimar calorias eu to precisando fazer isso viu.
    Valeu pelo selinho amiga fico muito agradecida.
    Adoro você
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Para poder comer temos que suar a camisa mesmo para poder equilibrar as contas! Tô em mega falta com isso, mas está na hora de corrigir!

    Bjinhos e um dia mara!

    ResponderExcluir
  7. Oiii...

    Adorei o post mto bom!!
    O selinho ja postei antes, mais obrigada!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. oii lindona,

    atividade física e maravilhoso antes eu morria de preguiça confesso que ainda sinto um pouco mas vejo o quanto e importante e faço todos os dias.
    amo bike!!
    amada tenha um lindo dia e força na peruca!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Nossa que interessante, principalmente porque eu era sedentaria ate uns dias atras e to nesse processo de começar a fazer exercicios aerobicos aos pouco.. é bom saber que verei resultados..

    bjs

    ResponderExcluir
  10. muito obrigada pela dica, vou acrescentar o carboidrato no café sim, mais o que acontece é que pela manhã eu não sinto vontade de comer, mais vou melhorar.

    bjim e volte sempre

    ResponderExcluir
  11. Amiga,
    O jeito e agarra o spinning todo santo dia, rsrsrs. Acho que to no caminho..
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  12. TÔ ENCANTADA COM SEUS POSTS! PARECE QUE ESTÃO SENDO FEITOS PRA MIM! HEHEHE
    O MAIS DIFÍCIL DE TUDO É JUSTAMENTE TER PACIÊNCIA, NÉ!? MAS A GTE CONSEGUE... SÃO HÁBITOS QUE A GTE TEM QUE CONQUISTAR!
    BJÃO!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...