quinta-feira, 10 de junho de 2010

Atividade sem dieta e dieta sem exercício não emagrece


Durante o congresso americano de medicina esportiva (ACSM) realizado em Baltimore de 2-5 de junho, várias discussões importantes ocorreram sobre temas como nutrição, atividade física, treinamento, suplementos e etc.
Unindo boa parte das informações disponíveis e avaliando os dados abaixo que foram encontrados em estudos SEM controle da alimentação apenas com exercícios físicos, ou apenas controle da alimentação SEM atividade física, os pesquisadores foram unanimes em dizer que aliar a atividade física a um programa de reeducação alimentar é a única forma de perder gordura corporal.
Um dos temas mais discutidos em várias apresentações foi a questão do emagrecimento relacionada ao exercício físico e à dieta. Diversos autores demonstraram que a literatura científica tem apresentado vários estudos mostrando o fracasso de programas de atividade física auxiliando no processo de emagrecimento. Segundo estes pesquisadors fatores como humor, intensidade do exercício, variações hormonais, tipo de alimentação entre outros poderiam ser responsáveis por este fracasso. De forma bastante interessante, um importante pesquisador da área apresentou estudo no qual mulheres submetidas a programa de atividade física sem controle da dieta perderam gordura corporal em 12 meses. No entanto, após 18 meses o grupo começou a recuperar o peso perdido. Sendo o autor da pesquisa alguns fatores poderiam contribuir para este resultado:
1) após perder certa quantidade de peso o gasto energético diário também cai, afinal o organismo precisa de menos energia para manter uma massa menor;
2) também ocorre, de forma muito freqüente, a “recompensa” pelo exercício (“já que caminhei, posso consumir uma bola de sorvete”). No entanto, segundo o pesquisador as pessoas têm muito pouca idéia do quanto gastam de calorias na atividade. Até podem saber quantas calorias têm uma bola de sorvete, mas não quanto gastam em 40minutos de exercício. De certo modo, isto também é conseqüência do gasto calórico calculado nas esteiras, equipamentos de atividade aerobia e relógios específicos que na maioria das vezes superestimam o gasto energético na atividade.
3) alguns trabalhos também têm demonstrado que em mulheres a atividade física promove aumento da secreção de um hormônio chamado grelina, responsável por estimular a fome, isto é, após gastar energia com o exercício, o organismo ativa este sistema para que haja reposição das calorias gastas. Este mecanismo também explicaria porque as mulheres têm muito mais dificuldade de emagrecer do que os homens.
Outros dados apresentados mostravam resultados de estudos nos quais os indivíduos, ao contrário do relatado acima, apenas fizeram restrição alimentar, mas não se exercitaram. Para surpresa dos estudiosos a maioria das pessoas neste estudo ganhou gordura corporal ao invés de perder. Os resultados mostraram que ao submeter o organismo à restrição calórica houve perda de massa magra e conseqüentemente redução do gasto energético diário. Assim se o indivíduo gastava 2000Kcal/dia e passou a consumir 1600kcal/dia, em curto espaço de tempo o organismo passou a gastar menos calorias para se manter de forma a igualar o que estava sendo consumido ou gastando ainda menos de 1600kcal/dia, levando ao ganho de gordura com a dieta. Diversos mecanismos de controle existem no nosso corpo regulando fome, saciedade, sono, fazendo com que o processo de emagrecimento apenas com restrição calórica seja pouco efetivo.
Sendo assim, aliar a atividade física a um programa de reeducação alimentar é a única forma eficaz para perder gordura corporal e sustentar esta perda depois.

www.dicasdenutricao.com

20 comentários:

  1. ah então eh por isso que a mulher tem mais dificuldade de emagrecer que os homens?uhauha meu namorado come o triplo demim e eh magro...
    mas nada melhor do que aliar a atividade fisica com uma boa alimentação..
    agora eh fazer isso que da certo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro!!!

    Eu preciso aliar dieta com exercícios, mas moooooorro de preguiça, ai ai ai, num sei oq fazer...acho que tenho que encontrar um animo né...preciso me exercitar, AI MEU DEUS, rs.

    Bjão!!

    ResponderExcluir
  3. Muito jóia este post... Tá explicado muita coisa que acontece comigo....
    bjos

    ResponderExcluir
  4. nossa estou adorando as aulas de janp... ta hiper legal ... nem sinto dores de tanta satisfação das aulas.... obrigada por sempre comentar... bjoks ops... se quizer me chamar a atenção fique a vontade,,,rsrs...bjoks

    ResponderExcluir
  5. Seus post são de grande ajuda prá mim,confesso que ás vezes até os imprimo para ler com mais calma.Super bom.rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia moça!!!

    É realemente verdade - temos que fazer exercicios - e não esquecer de comer bem - comidas saudaveis é claro!!!

    Ai eu to fazendo isto, nem acredito!!!

    Logo. logo. terei meu resultado!!1

    Bjao

    ResponderExcluir
  7. ola

    Nossa isso é mto engraçado, pq eu me ligo nesses detalhes, eu sei bem que no meu ritmo de bike nao queimo mais que 80kcal em 30 min, ou seja 2 col de arroz..rs
    Meu marido fala, tanto esforço só pra isso! E eu to fazendo exercicios mais não vou comer nada a mais por isso.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosangela!

    Com certeza é preciso a dupla juntinha para aparecer resultado, experiencia própria..rs

    bjus e otimo dia!

    ResponderExcluir
  9. Ro, bom dia!!
    O que eu faco nessa semana que nao posso ir para academia? To comendo moderadamente... mas to com medao...
    Adorei a materia, alias, voce e' sempre demais!!
    Vou postar o selinho que voce me deu amanhaa, ta, nao esqueci nao!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Valeu, bom dia e tudo de bom pra vc também.

    Realmente dieta sem atividade física não emagrece, preciso urgentemente voltar com minhas caminhadas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rô! Obrigada pela força amiga! Amei a matéria, e é mais uma prova que uma coisa não anda sem a outra! É só eu abandonar os exercicios que a comilança começa!

    Bjos linda e um ótimo dia

    ResponderExcluir
  12. Que matéria ótima Ro, estou te seguindo e é a mais pura verdade fazer regime sem exercício não adianta mesmo tem que malhar, se exercitar, eu só consigo emagrecer malhando e eu odeio malhar, tenho que amar malhar mas esta bem difícil viu.rs

    Voltarei mais vezes beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Rô,

    Tem um selinho pra voce no meu blog

    Beiju*

    ResponderExcluir
  14. atividade física sempre!!
    beijos gatona e força

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    A bioquímica explica que 2h após os exercícios de alta intensidade, temos o que se chama de "janela de oportunidade"...neste momento, o organismo pode consumir boa quantidade de calorias, sem haver a biossíntese de ácidos graxos (formação da famosa "gordura"). Então, 2h após o exercício, é o momento que o corpo está queimando gordura...a queima se dá após, e não durante o exercício, como todos pensam...legal,né! E se associarmos um carboidrato leve pode acelerar ainda mais esta queima!
    Adoro teus posts!
    Bjão,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  16. Verdade, eu parei de caminhar tem mais de 5 meses e é complicadinho emagrecer agora e não posso bobear se não engordo mesmo, tb acho que precisamos sempre de atividade tanto para manter ou emagrecer e tb para saúde né?

    Bjusss

    ResponderExcluir
  17. Oiii

    eu ate acho que so alimentacao sem atividade fisica emagrece sim,mas vc tem q comer mto pouco, uma hora nao da mais p diminuir ne...sem contar q fica tudo mole,perde mta massa magra...e o contrario tb acho q nao emagrecer,tem gente q se mata na academia mas nao controla oq come, ai nao perde 100 gramas!!

    acho q o legal é dosar tudo ne...

    bjokas

    ResponderExcluir
  18. Amiga, venho agraecer o selinho,tá?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. É VERDADE! TÔ SENTINDO NA PELE ISSO!
    NÃO VEJO A HORA DE PODER VOLTAR PRA ACADEMIA!!!
    BJS

    ResponderExcluir
  20. amiga passando aqui pra desejar uma linda sexta feira xero grandão no coração

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...