terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atividade Física contribuindo em tratamentos de quadros Depressivos


Anda se sentindo triste, desanimado, sem vontade de sorrir, querendo não acordar mais, sem motivação para viver? Então seja forte, pense positivo e vamos fazer algum exercício.

A depressão é uma doença psíquica que, além de afetar o emocional de um indivíduo tornando-o incapaz de sentir prazer, afeta seu funcionamento fisiológico. É uma das doenças que causam maior índice de incapacitação psico-fisico-social à população geral, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) perderá apenas para as doenças cardiovasculares quanto a esse índice.
A atividade física é um importante aliado do tratamento antidepressivo devido ao seu baixo custo e sua característica preventiva de patologias que podem levar um indivíduo a situações de estresse e depressão. Os estudos que relacionam a atividade física à depressão têm verificado que indivíduos que praticam atividade física de forma regular reduzem significantemente os sintomas depressivos. A medicação farmacológica antidepressiva apresenta influencias positivas no tratamento da depressão, porém muitos pacientes não aderem ou não persistem a esse tipo de tratamento devido aos seus efeitos colaterais e ao seu alto custo. A falta de acesso e persistência ao tratamento farmacológico aumenta a procura por tratamentos antidepressivos alternativos, como eletroconvulsoterapia, psicoterapia e a atividade física.

A maioria dos psiquiatras percebe que a atividade física auxilia “de moderadamente a totalmente” o tratamento da depressão. De acordo com este grupo as variáveis que são moderadamente ou muito melhoradas com a prática da atividade física regular são:

  • A melhoria da estabilidade emocional,
  • A imagem corporal positiva,
  • O aumento da positividade e autocontrole psicológico,
  • A melhora do humor, a interação social positiva,
  • A diminuição da insônia e da tensão.
Alguns estudos indicam que o efeito antidepressivo da atividade física pode ser verificado rapidamente, sendo que 3 semanas de algumas seções regulares são suficientes para se perceber a melhora no estado de humor em pacientes com depressão subclínica. Os efeitos antidepressivos do exercício físico são percebidos em vários estudos, mas embora a maioria destes sejam realizados com exercícios aeróbios como a caminhada, estes efeitos também podem ser atribuídos aos exercícios anaeróbios. Uma caminhada durante 30 minutos, pode ser tão efetiva no alívio dos sintomas da depressão quanto o tratamento padrão à base de medicamentos antidepressivos, conforme publicado no The Archives of Internal Medicine.

Existem várias explicações para isso:

  • Melhora a neurotransmissão de Norepinefrina, Serotonina e Dopamina, resultando uma melhora de humor;
  • Exercício proporciona distração, diversão e um desligamento de emoções e comportamentos desagradáveis;
  • Aumento da temperatura corporal, devido ao exercício resulta em efeitos tranqüilizantes;
  • O aumento de endorfinas reduz a sensação de dor e estado de euforia;
  • Capacidade física melhorada proporciona aos indivíduos um senso de controle e auto-suficiência, entre outros.

Em pacientes depressivos os movimentos são comprometidos, e o profissional de Educação Física é capaz de identificar sinais motores característicos à patologia e que podem auxiliar na melhor condução do tratamento. As principais são:

Lentificação ou agitação, dificuldade de precisão, dificuldade no controle do movimento, dificuldade na manutenção do equilíbrio estático e dinâmico, hipertrofia muscular principalmente nos músculos da cintura escapular, cervical, intercostal, peitoral e quadris; hipotonia muscular (diminuição anormal de pressão ou tensão) nos músculos posteriores do tronco, ântero-laterias do abdômen e anteriores da coxa e restrições articulares: articulações coxo femural e escápulo-umeral. Estas alterações podem ser observadas através de desvios e vícios posturais.

Os pesquisadores estudaram 156 pacientes idosos diagnosticados com desordem depressiva principal (em inglês, MDD), os quais foram divididos em três grupos: exercícios, medicamentos e medicamentos com exercícios. Após 16 semanas, todos os grupos apresentaram melhoria similar e estatisticamente significativa. Cerca de 33% dos pacientes em geral não respondem a medicamentos, os quais causam, às vezes, efeitos colaterais indesejáveis.

Sintomas da MDD incluem ânimo deprimido ou perda de interesse combinados a, no mínimo, 4 dos seguintes itens: distúrbios do sono, perda de peso, mudanças no apetite, agitação psicomotora, baixa auto-estima ou culpa excessiva, cognição ou concentração debilitada e desejo de morte.

A simples ingestão de uma pílula é muito passiva, diferentemente do exercício, que faz com que os pacientes sintam-se dominadores de sua condição, com grande senso de realização. Sentem-se mais autoconfiantes, com melhor auto-estima por poderem realizar sozinhos os exercícios físicos.

Essas descobertas podem mudar a maneira pela qual alguns pacientes deprimidos são tratados, especialmente aqueles não interessados em antidepressivos. O estudo não incluiu pacientes acentuadamente suicidas ou com depressão psicótica.

Apesar da dificuldade em se avaliar o efeito da atividade física no tratamento da depressão de maneira isolada, ela se mostra como um importante agente auxiliar em um tratamento antidepressivo que envolva outras intervenções terapêuticas, entretanto, mais estudos são necessários acerca da influência da atividade física neste tratamento para que se dê maior suporte a formação de profissionais de educação física e para que se estabeleça uma metodologia aos programas de atividade física (freqüência, duração intensidade) direcionada aos objetivos do tratamento da depressão.

Corpo em Foco

21 comentários:

  1. Rô..
    Voltei hj pra academia e posso (com certeza!) comprovar que exercício físico faz bem pra caixola de qm está meio deprê mesmo!
    Saí de lá Zen..hahahaha
    Tava precisada!
    Adorei o post de hj!
    Bjão lindona..
    Bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estou louca para compar sua revista mas não estou achando.
    Magoei!

    ResponderExcluir
  3. amiga ja te falei que comprei sua revista?
    não lembro
    todos te acharam linda
    uii ,gostoso né amiga
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  4. Olá Rô,então é esse: esquadraocontragordura@gmail.com desde já obrigadinha linda,bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oii

    A impressao que tenho é que vc ta sempre tentando me convencer a malhar haha.
    Mto interessante esses ptos... o duro mesmo é começar..

    bjs

    ResponderExcluir
  6. ahhh vou voltar a correr hj mesmo ...rs bjoks

    ResponderExcluir
  7. Realmente Rô, exercitar nos deixa além de mais dispostas mais felizes!!!
    Caminhar diariamente mudou minha vida, como sou recém casada (agora já farei 2 anos!!!) e minha vida deu uma mudada completa pois não desde que me casei não estou trabalhando fora, ficava bem pra baixo e muito só, as vezes acordava e ficava deitada na frente da tv, hoje levanto cedo, caminho cerca de 1h com a mãe, e qdo volto, minha energia tá diferente!!!!! Todos que sofrem de depressão deveria realmente praticar um exercício!!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Oi linda obrigada pela visita no meu blog, eu comprei sua revista e nem sabia que era você, agora vou guardar de recordação.
    Parabéns você é linda!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô! Sua revista foi um sucesso hein? Parabéns linda!!

    Ai como eu queria gostar de fazer exercicios...rsrsrs
    Mas como não tem jeito é ir fazendo e rezando para que um dia faça sem reclamar...heeh!

    Bjocas e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  10. nossa eu ja tive sindrome do panico..era um tipo de depressao..tinha medo de sair na rua..tinha medo de morrer amanha..e medo de ficar sozinha em ksa..
    esse momento da minha vida fiquei enjaulada em ksa e mto sedentaria..so depois que melhorei com os remedios que me deram eu vi que tava tri sedentaria..ai descobri o grande prazer da vida..fazer uma atividade fisica..seja ela quel for..caminhada..passear com os cachorros..academia..
    hehe
    amiga obrigada viu?
    e agora vamos esperar nos pagarem ne
    bjos e boa terça

    ResponderExcluir
  11. Amei o post! Mais uma incentivo pra malhar, né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olhando essas fotos parece outra pessoa*

    Eu vibro por voce!

    Beiju

    ResponderExcluir
  13. Rô, adorei! e é impressionante mesmo como exercício melhora mesmo!
    isso ae, bora malhar!rs
    Beijos e ótima terça!

    ResponderExcluir
  14. Exercícios Físicos
    são ótimos pra alma e pro corpo

    Não podemos ficar paradas, não é mesmo???

    Beijo Ro, tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  15. adoroo fazer exercicios.. Rô passando pra lhe desejar uma linda terça bjos no ♥

    ResponderExcluir
  16. E VIVA a atividade física...gostando ou nao, ela é boa sim e os beneficios são aparentes na primeira semana


    amiga so pra constar, comprei sua revista hoje e esta maravilhosa hein


    parabenssssssss...vc merece



    bjosss

    ResponderExcluir
  17. adoro fazer exercicioos! (:
    obrigada pela visita floor.
    beijos.

    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. amiga oia eu aki.. consegui uma vaguinha na lan deste fim de mundo rsrsrs saudade gigante viu.. tem selinho pra vc bjo bem grandão no coração

    ResponderExcluir
  19. Amiga,
    Sinto nitidamente os efeitos da aividade física no meu humor, no meu ânimo, em tudo. Não posso ficar sem de jeito nenhum!
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  20. Oi,Rô!Pois é parece mágico,mas a atvidade física realmente contribui pra gente se sentir bem melhor.
    Cuide-se!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Então bora se exercitar mais>>
    Bjinhus

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...