segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mexa-se!!! Exercício também mata a fome

O benefício das atividades físicas para a sua silhueta está longe de se limitar à queima de calorias. Pesquisadores da Unicamp revelam que a prática de exercícios pode também controlar a sensação de saciedade.

Academia não rima com pizzaria. Não no dicionário do clínico geral José Barreto Carvalheira, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Carvalheira é o líder do grupo de 17 cientistas brasileiros que mostrou pela primeira vez uma associação entre a prática de exercícios e o controle da saciedade.

Um estudo publicado pela equipe brasileira esta semana no periódico PLoS Biology revela que as atividades físicas funcionam como um mecanismo de estabilização do organismo, que inibe o apetite nos indivíduos que estão acima do peso ideal. “As pessoas acham que exercício só queima caloria, mas conseguimos tirar o foco disso”, conta Carvalheira à CH On-line.

A prática de exercícios reverte a resistência do hipotálamo aos hormônios que controlam o apetite

A ideia da pesquisa foi sugerida por Eduardo Ropelle, que se formara em educação física pela PUC de Campinas e estava prestes a iniciar o mestrado em clínica médica na Unicamp. Ropelle queria ligar os dois campos aos quais se dedicava e, ao conhecer o laboratório de controle de ingestão alimentar de Carvalheira, decidiu investigar a ligação entre a sensação de fome e o exercício físico.

Cinco anos depois, Ropelle, agora doutor em fisiopatologia médica e professor da Unicamp, tem uma resposta para sua questão inicial. Os estudos desenvolvidos por sua equipe mostraram que a prática de atividades físicas reverte a resistência aos hormônios que controlam nosso apetite causada pela superalimentação.

A superalimentação no cérebro

Nos indivíduos que comem além da conta, o hipotálamo – região do cérebro que determina processos metabólicos – cria resistência aos hormônios insulina e leptina, cujo papel é nos informar quando estamos saciados. Essa falta de sensibilidade se deve a uma inflamação causada pelo consumo excessivo de gordura.

E é justamente nesse ponto que as atividades físicas entram em ação, segundo os cientistas brasileiros. A contração dos músculos característica da prática de exercícios libera uma proteína (IL 6) no sistema nervoso central que, agindo indiretamente por um complexo caminho bioquímico, acaba por inibir a inflamação do hipotálamo.

Com isso, o hipotálamo recupera a sensibilidade à insulina e à leptina, o cérebro volta a entender a mensagem de saciedade e inibe nosso apetite com eficácia. Ou seja, o exercício não funciona exatamente como um inibidor de apetite, mas como um estabilizador da gestão de alimentos.

Tratamentos em perspectiva?

Os resultados do estudo brasileiro são importantes para o entendimento dos distúrbios de sobrepeso, que afetam mais de 1,6 bilhão de adultos no mundo, de acordo com dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde (OMS) – o número pode chegar a 2,3 bilhões de indivíduos em 2015. No Brasil, a gravidade do problema não passa despercebida: 43% da população adulta está acima do peso e 13% é obesa.

Mas ainda é cedo para pensarmos em um tratamento para a obesidade derivado dessa descoberta. As conclusões dos pesquisadores da Unicamp foram tiradas a partir da observação de ratos de laboratório obesos e magros, que faziam exercícios constantes de corrida e natação. Foi usada também a injeção da proteína IL 6 sintética para simular a prática de exercícios nos roedores, o que restabeleceu satisfatoriamente o controle da saciedade dos animais.

É cedo para pensarmos em um tratamento para a obesidade derivado dessa descoberta

Carvalheira é reticente em relação à aplicação desse método em humanos. “É complicado introduzir a IL 6 no organismo, porque ela tem uma função dupla: pode ser pró-inflamatória, se injetada na corrente sanguínea, ou antiinflamatória, se aplicada no sistema nervoso central”, explica o clínico. “Não há por enquanto uma droga claramente desenhada para reproduzir o exercício com a injeção no sistema nervoso central direto.”

Seja como for, os resultados do estudo publicado esta semana abrem as portas para a pesquisa de tratamentos inspirados nessa descoberta. “É difícil ainda saber em que tipo de tratamento essa descoberta vai dar realmente”, avalia Carvalheira. “Estamos descrevendo um mecanismo para ser estudado”.

cienciahoje.uol.com.br

34 comentários:

  1. Oi lindonaaaaa!!!
    Como vc esta?
    Ótima semana!!!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga. Acredito que atividade fisica modera a vontade de comer. E que legal ter conseguido atingir sua meta dos 10km e como estavamos falando meu sonho e se Deus quiser minha conquista tambem será a São silvestre deste ano...tenho treinado para isto, te adcionei no msn, e vamos que vamos quem sabe nos encontrar na tão sonhada corrida.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Como foi de final de semana?
    Amei a reportagem!
    Beijinhos e uma linda semana pra você!

    ResponderExcluir
  4. Vc conseguio correr 10 kms ai que delícia Parabéns, tenho que vir mais aqui e pegar firme nos exercícios estou numa preguiça só, tb estou gripada, corpo todo dolorido nem falo mais de coisas assim no blog chega, mas vou seguindo muito obrigada pela sua presença constante lá na minha casinha bjs e que tenhas uma ótima segunda

    ResponderExcluir
  5. Amiga obrigada por tudooo viuuu é hj menina.. uiii
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. Oie...

    Otima semana pra vc tb...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii Linda!!!

    Uma ótima semana light pra nós!!!

    Fique com Deus!

    Beijoss e força ai!

    ResponderExcluir
  8. bom dia gatona
    olha eu preciso me empenhar mais nos exercicios
    estou flacida
    ainda bem que estou cnseguindo com o desafio fazer todos os dias
    espero pegar gosto rsrs
    beijão
    otima semana

    ResponderExcluir
  9. amiga deixa eu matar uma curiosidade
    vc fez lipo ou alguma cirurgia ?
    seu corpo esta perfeito
    e vi nas fotos que vc emagreceu bastente né

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda que ótimo post, quer dizer como sempre... nossa tô beje... olha por isso que eu estou sentindo pouca fome depois que começei a dar meus pulinhos aqui em casa...
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  11. Q vc tenha umaótimasemna tb minha flor
    bjinhus

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia flor do Dia!
    amiga pasando pra lhe desejar uma linda semana bjus no ♥

    ResponderExcluir
  13. Rô, bom dia!
    Exercícios físicos são bons demais, não somente para emagrecer, mas porque nos distraem, nos deixam com um humor melhor... só trazem coisas boas!
    A matéria é muito boa, adorei!

    Boa segunda pra ti!

    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Eu uso a academia como forma de eliminar o stress e nervosisto!!!! qdo to mtooo nervosa comorro pra la, faço umas 2 horas e saio mto melhor!!!!!! tnho gostado mto

    beijaaoooo
    Liza

    ResponderExcluir
  15. Oi, então o que estaos esperando? Vamos nos exercitar.
    Boa semana, bj

    ResponderExcluir
  16. nossa amiga que td hein vc ta ótima
    eu agora que emagreci um pouco fiquei com uma micharia de seios que raiva ,se um dia puder vou colocar tb rsrs
    eu tenho que vencer a falta de cragem de sari na rua me exercitAR
    quero começar correr mais todo dia eu olho para a praça aqui em frente maravilhosa e não tenho coragem ai prefir me exercitar aqui dentro nos aparelhos
    eu ainda venço essa fobia
    eu tenho dificuldade para sair de casa
    mas eu cnsigo
    beijão

    ResponderExcluir
  17. Oi flor!
    Poxa, deve ser por isso que quando estou na academia não sinto fome, vontade de doces e etc. Adorei a matéria!

    Voce esta linda! Parabéns pela vitória!

    Beijão no coração!

    ResponderExcluir
  18. oi amiga
    essa eu num sabia
    que bom saber que exercício dá saciedade....
    vou me exercitar muitooooooo

    kkkk

    amiga, adoro quando vc passa lá no meu cantinho
    obrigada por passar lá sempre e deixar um comentário viu

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Amiga..ótimo texto!!..e vamos malhar!!!

    esta semana eliminei 1 kilo.!!!..passa lá no meu cantinho, amiga!!

    beijokas e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Rô,passei p t ver e dxr um grd bjinho amiga,tenha um dia produtivo e leve!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Rô! ainda tô atualizando as visitinhas!!!
    Seus posts são um incentivo pra eu ao menos, caminhar! Quero ver se consigo.
    Te desejo uma excelente semana com todos os seus objetivos de curto prazo alcançados!
    bj

    ResponderExcluir
  22. Que bom que vc conseguiu entrar em contato com ela!!!
    eu moro em Eldorado do Sul e trabalho aqui em POrto Alegre!!!
    Beijos... torço muito por vc!!!

    ResponderExcluir
  23. Oii

    Eu to parecendo retros de linha toda enrolada hoje, mais nao podia deixar de vir aqui agradecer o meu presente do sorteio, e todo o carinho dos acompanhamentos.... e a cartinha linda!! Muito obrigada mesmo Rô, fiquei muito feliz principalmente pelo carinho de sempre.

    Bjs deixa eu voltar a trabalhar.

    ResponderExcluir
  24. Oie amiga,

    E como foi de fim de semana? espero que bem!!
    Amei a reportagem e as dicas!!!

    Boa segunda!!

    bjos

    ResponderExcluir
  25. Mulher exercicio não sai mas da minha rotina... é otimo.. beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oiii.. tb participei do circuito da adidas primavera, mas so fiz 5km, e mais caminhando do que andando.. mas ta bom ne.. ja é alguma coisa..rs.. e vamos malhar!!! bjss e otima semana!!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns por ter concluido a corrida, é uma grande vitória.
    Com certeza atividade física modera a vontade de comer, mas eu acho que principalmente vc recarrega as baterias. Venho das minhas aulas de dança com outra energia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi amiga,
    não vou me cansar de dizer que suas reportagens são muito boas,tava bom o findi???
    bjinhos e boa semana.
    *-*

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pela corrida!

    Obrigada pela recepção!

    Um beijo grande e boa semana!

    ResponderExcluir
  30. me sinto mais diciplinada quando faço exercicios... me sinto com amsi energia para tudo, por isso acabo comendo menos! obrigada pelo carinho! uma semana super light! bjus!

    ResponderExcluir
  31. Oiiiiii...Ro,
    amiga eu acredito sim que atividade fisica ajuda e muito tirar a saciedade deixa a gente até menos anciosa.
    Parabéns por conquistar sua meta no circuito!vc é uma verdadeira guerreira!
    Bjo

    ResponderExcluir
  32. Oi flor
    Malhar é tudo de bom mesmo...apesar q eu não gosto muito, faço por obrigação e pq sei dos bons resultados...Uma bela semana
    Beijosss

    ResponderExcluir
  33. Academia não rima com pizzaria foi a melhor!
    Grande bjo,
    Mágnor

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...