domingo, 22 de agosto de 2010

Vamos caminhar ou correr ?

Sim, essa pessoa super ultra mega hiper feliz correndo sou eu, na Family Run na Maratona do Rio de Janeiro em 18/07/10.

Para quem estiver afim de experimentar essa sensação maravilhosa de participar de um circuito de corrida - ENDORFINA na veia, segue abaixo alguns circuitos que acontecerão nos próximos dias em Porto Alegre-RS, quero participar de todos!

29/08 - Circuito das Estações Adidas: http://o2porminuto.uol.com.br/circuitodasestacoes/

12/09- Corrida da Longevidade Bradesco: http://www.corridadalongevidade.com.br/

19/09- DJ Run: http://www.djrun.com.br/

25/09-Poa NIght Run: http://www.poanightrun.com.br/

O prazer da endorfina

Você já deve ter ouvido que praticar um esporte como a corrida pode ajudar na melhora física e mental. Já deve ter ouvido também que a atividade física dá aquela sensação de bem-estar logo após a sua prática. Isso tudo tem explicação científica. Trata-se da endorfina.

O termo endorfina se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico), e trata-se de um neuro-hormônio endógeno (produzido pelo próprio corpo), da glândula hipófise. A endorfina traz vários benefícios para o nosso corpo, como aumento de disposição, melhora no sistema imunológico e alívio de dores.

“A endorfina é o que chamamos de neurotrasmissor, ou seja, é uma substância produzida pelo cérebro através do estímulo de exercícios físicos aeróbios, que modula dor e estresse. Regula a utilização de carboidratos como forma de energia, estimulando a queima de gordura corporal como forma de energia”, explica Páblius Staduto Braga da Silva, médico do esporte do Hospital 9 de Julho, que completa.

“Sua liberação através do esporte propicia o aumento da disposição física e mental, dá a sensação de bem-estar, alivia as dores, melhora a resistência física e a tolerância ao esforço fisico, melhora o humor etc”.

A corrida e a endorfina
Por mais cansativo e doloroso que tenha sido o treinamento, ou até mesmo a prova, é comum que os corredores, logo após terminarem o exercício, sintam uma sensação de satisfação, de alegria. Isso também se explica cientificamente.

Um estudo recente da Universidade de Bohn, na Alemanha, analisou o cérebro de 10 corredores antes e depois de uma corrida de duas horas de duração. Imagens captadas da região mostraram áreas ligadas à emoção que foram ativadas por causa da liberação da endorfina. Os participantes da pesquisa relataram ainda que, após o término da atividade, sentiram um aumento de euforia e de bem-estar.

“A corrida ajuda sim na liberação de endorfina, principalmente por ser uma atividade aeróbia, ou seja, de média intensidade e de longa duração. Após 30 minutos de atividade o corpo começa a liberar este hormônio, que está ligado à sensação de prazer por causa da ação cerebral.”, comenta Staduto.

A endorfina vicia?
Depois que começam a correr, muitos atletas dizem que não conseguem mais parar. E ainda vão além, se dizem “viciados” pela atividade. Isso é natural, já que uma vez que o organismo se acostuma com as boas sensações geradas, isso gera uma espécie de dependência, ou seja, o corpo sente falta das substâncias liberadas pelo exercício, como a própria endorfina.

“A prática de atividades promove a liberação dessa substância, que é uma espécie de ´droga natural´. Por ser produzida pelo próprio organismo, a endorfina é benéfica e funciona como um anestésico natural, que diminui a dor após uma determinada carga de exercícios”, afirma Maurício Pires de Albuquerque, psicólogo clínico e esportivo e professor de Psicologia Esportiva do IEFD/UERJ.

“De certa forma, podemos dizer que a endorfina é viciante sim, já que a falta do exercício físico por alguns dias, quando se está em um treinamento, pode levar à sensação de desconforto, mau-humor e cansaço. Prontamente as boas sensações retornam após reiniciar o programa de treinamento. É o ´sentir falta do exercício´”, completa Staduto.

Revista O2

13 comentários:

  1. ODOREI amiga... linda... corre que faz bem e eu aqui com a minhas caminhadas um dia vou correr tb...
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  2. oi rô! que empolgaçao bonita de se ver. mó corpão hein!!! ainda nao vou aderir a corrida pq nao aguento mas semana que vem devo começar a caminhar, se deus quiser.
    super beijo e otima semana!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi rô! que delicia correr! fiquei com vontade!
    Bom eu me sinto uma pessoa levemente viciada em endorfina, era bem sedentaria mas depois que descobri como A.F faz diferença na vida, viciei! cheguei a ficar um tempo sem fazer A.F, mas foi horrivel!
    Eu quero endorfina na veia! kkkk
    parabens pela propaganda pró endorfina! essa sua foto deixa qualquer um com vontade de sair correndo já!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. adorei
    linda magra e esportista
    parabéns
    continue assim
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ro... mas a endorfina é produzida em qualquer exercício físico, certo? ou só na corrida/caminhada?
    Eu tenho feito caminhada (na esteira) e musculação e saio suuuuper bem.

    Na sua opinião como já corredora... o que é mais importante... tempo ou distância? explico: estes dias eu fiz 5 km em 45 min. Outro dia fiz mais devagar e deu 4 km em 40 min. Mesmo que tivesse feito 45 minutos não teria dado 5 km. Vc acha que para queima de calorias é melhor focar no aumento de tempo ou aumentar a velocidade para aumentar o percurso mesmo que o tempo seja o mesmo? Hummm, eu sou complicadinha para me explicar, será que vc entendeu? hehehe

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  6. menina não é que é verdade. Endorfina vicia mesmo. To adorando dar minhas corridinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi Rô, você anda bem disposta, né?
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. ai amiga lindo do meu♥
    um dia eu chego la igual a vc rsrsr
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  9. Menina que animo e disposição heim!
    Parabéns!!!! Adorei :D

    Bjos
    Gi

    ResponderExcluir
  10. Uaall, correr é realmente muito bom.
    Estava vendo seu blog e minha nossa, PARABÉNS pela superação, continue sempre nesse rumo!

    bjus!

    ResponderExcluir
  11. olaa.. eu ja to começando a sentir essa picadinha da endorfina..rs.. e to adorando.. e vamos correr!!! bjss

    ResponderExcluir
  12. Sempre ligada nas melhores competições! Preciso me organizar pra participar de alguma...quero outra no RJ, pleeeeease!
    Bjão! Mágnor

    ResponderExcluir
  13. Oi Rô decidi não tomar o remédio! Joguei a receita fora!
    Eu não quero inibir minha ansiedade e sim controlar ela, sabe?
    Um bj

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...