sábado, 28 de agosto de 2010

Fome de chocolate no Final de Semana ?

Quando você não tem o que fazer, ou após um episódio estressante, você sente vontade de devorar uma caixa inteira de chocolates? Saiba que não é a única pessoa a sentir tal desejo. E existem explicações científicas para tal. A diferença está entre aquelas que colocam em prática a gulodice e as que esperam a vontade passar.

O ócio e emoções como insegurança, ansiedade e depressão geram um descompasso bioquímico no sistema nervoso central que provoca alterações no apetite. Ou seja, os componentes cerebrais responsáveis pela variação de humor são capazes de disparar o gatilho para a fome emocional (que nada tem a ver com a fome por necessidade física de mais energia).

Como a maioria das pessoas faz uma associação subjetiva entre comida e sentimentos como alívio e prazer, se empanturrar com uma caixa de bombons é uma forma de compensar o desgaste provocado por algo ruim ou ocupar o tempo.

As mulheres são 25% mais propensas a comer em excesso por fome emocional do que os homens. Para não pôr em risco a dieta (e a saúde) é preciso estar atento a essas armadilhas do organismo - e não cair nelas. Uma dica da psicóloga americana Judith Beck, autora do livro Pense Magro, é contar até 20.

Mas não são 20 segundos, são 20 minutos! Nesse espaço de tempo, segundo a autora, uma pessoa está mais suscetível aos pedidos do cérebro. Se puder resistir à tentação de comer por esse tempo, a urgência por doces irá sumir. E a culpa não virá depois.

Vida Saudável

22 comentários:

  1. Oiii amore...tinha certeza que me responderia...rsrsrs,,,qdorei o post...o meu problema é massa...chocolate até resisto ..principalmente se nao vejo....agora vou contar os minutos pro paozinho..rsrsr Bjãooo bom findi!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ro!

    Vc sempre com dicas maravilhosas para gente,obrigada!!!

    Ameiii essa de esperar os 20min antes de atacar o chocolate ou qualquer outra gula,esse tempo da sim pra vc pensar bem se realmente vale a pena!!!

    Fique com Deus!
    Tenha um ótimo fds...beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. é nessa hora que a gente tem que bater um papo serio com o cerebro e com o estomago, parece complo...kkk


    bom findi,bjssss

    ResponderExcluir
  4. Meu ponto fraco fraquissimo é chocolate .. uiiiii

    Otimo final de semana amiga
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá flor vim te desejar um lindo sabdooo bjus no ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga,

    Meu fraco é o tal do chocolate e aconteceu isso essa semana....fiquei preocupada com um assunto, vi a caixa de bombom e cai matando!!! Por isso vou usar a dica dos 20 minutos, antes de atacar!!

    beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  7. ultimamente qdo to mto nervosa, corro pra academia!!!!
    melhor coisa!!!!

    beijaaao

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro...
    A dica é legal, contar 20 minutos e se controlar.
    Este é o meu quarto dia sem açucar nenhum yuhuuuu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei a dica... ui, acho que já vou começar a contar desde já!! Bjkas ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post de hoje, posso dizer que foi para mim. Estou me tornando naquela que espera a vontade passar, mas ainda não estou curada!

    Miga tem um selinho lá no blog para vc se quiser pega lá :D

    beijos

    ResponderExcluir
  11. . Até que eu resisto bem a chocolate atualmente, já foi muitooooooo diferente, risos, mas agora seguro a onda na boa. Só na tpm que sinto imensa vontade de comer.
    . Beijinhos mil.
    . Excelente final de semana.
    . Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Quando estou emocionalmente abalado com algo, tendo a comer mais mesmo... é o tal "desconto na comida"...mas nem é tanto chocolate...adoro chocolate, mas não me acho chocólatra, certamente não é um ítem que eu compro quando faço as compras no mercado...
    Adoro este site! é um SUCESSO!
    Bjão,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga linda, estou conseguindo me livrar da vontade de doces, eu penso assim enquanto menos como menos quero e assim está dando certo...
    bjinhos florzinha

    ResponderExcluir
  14. Amiga linda....agora só me falta correr...rsrsrs
    MUITO ORBIGADA pelas palavras, pela entrevista, por estar sempre por perto e me incentivando! Estamos juntas e SIM! nós conseguimos!
    Beijooooo :)

    ResponderExcluir
  15. Esta semana do cão que vivie me deixou bem propícia a cair em tentação cai comi uma barra inteirinha de choco 170gr mas me senti tãobem depois Rô isso é o que foi pior de tudo mas fazer o que ainda não engrenei de fato, te agradeço de coração as visistas que me fizestes esta semana e por isso estou aqui para agradecer pessoalmente e te dar um abraço bem apertado memso que seja virtualmente

    ResponderExcluir
  16. Bah Ro!!!
    Bem isso mesmo, por isso as mulheres ficam tão descompensadas e só pensam em chocolate na tpm, putz eu cedi a tentação infelizmente, mas vou testar esta técnica, tentando me controlar mais.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oiiiii...Ro,
    que dica maraaaa...vou começar a adotar essa dos 20 minutos adorei!
    BjO

    ResponderExcluir
  18. Ro...isto ja aconteceu comigo, resisti naquele momento de fissura rss e realmente depois de alguns minutos aquela vontade passou! Estou aprendendo a me controlar! Valeu a dica! bjuss ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  19. Oi Rô!

    Acho que no meu caso dura 20 HORAS!

    TPM então.. é chocolate na certa e como não tomo anticoncepcional, as vezes fico 2x no mês! São dois sofrimentos no período!

    Bjka e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  20. Que historia de sucesso! Parabens pela determinação!
    adorei o post!
    to pensando em ler esse livro!
    Boa semana!
    mel

    ResponderExcluir
  21. meu deeeeus, isso acontece demaaais comigo!
    adorei essa dica aii dos 20 min, só que eu tenho eh que contar umas 20horas kkkkkkkkk.. nunca vi ser doida por um chocolate que nem eu. sinto prazer em comer,ai que vergonha hihihi.. gosto até daqueles amargos, com bastaaaante cacau, aii credo! vo parar de falar que dá até água na boca. kkk
    beijão :*

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...