sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Descubra qual é seu tipo físico e alcance seus objetivos


Tendo em vista que todos nós somos geneticamente diferentes, saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma apropriada.

Existem três tipos físicos principais:
  • Ectomorfo: destaque para a estrutura óssea
  • Endomorfo: destaque para a gordura
  • Mesomorfo: destaque para os músculos
Você é na verdade uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “principal” vai ser aquele no qual você vai se identificar. Então vamos ver qual é o seu e como equilibrar um programa de treinamento para que cada tipo atinja um corpo equilibrado e saudável.

Os Ectomorfos

Difícil de ganharem peso! Tem mais dificuldade em ganhar massa muscular, por isso a musculação deve ser priorizada no programa e, pelo menos durante o primeiro ano, os exercícios aeróbicos devem ser feitos com moderação, para não atrapalhar o ganho de músculos por conta do gasto calórico excessivo. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente têm uma visão diferente. O ideal é que o programa seja montado com 80% de musculação e 20% de aeróbicos.


Dicas de dieta para o Ectomorfo:

Lembre-se que a sua alimentação é responsável por pelo menos 75-80% de todo resultado do seu treinamento. Dessa forma mesmo que você seja naturalmente magro você precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional, saudáveis e completos.

Os Endomorfos
Tem maior quantidade de gordura, bem como mais dificuldade para queimá-la. Nesses casos existe a necessidade de uma quantidade maior de trabalho aeróbico, embora a musculação seja igualmente importante para modelar o corpo e sustentar o emagrecimento em longo prazo. O ideal é um programa com 50% de cada. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular. Se você se identificou com o tipo físico endomorfo saiba que o uso de monitores cardíacos é muito útil na sua rotina de exercícios. Eles vão permitir que você se mantenha exercitando dentro da sua zona de batimentos cardíacos alvo para maximizar a perda de gordura.
Dicas de dieta para o Endomorfo:

Todos nós precisamos fazer refeições menores e frequentes ao logo do dia, além das principais que já estamos acostumados a fazer (café da manhã, almoço e jantar). Essa regra não é uma exceção para os endomorfos. Muito pelo contrário, eles são os grandes beneficiados disso já que sabemos que refeições menores e mais freqüentes aumentam o metabolismo e mantém os níveis de energia mais estáveis. Certifique-se de comer pelo menos 5-6 refeições por dia.

Os Mesomorfos
São os grandes sortudos, com maior quantidade de músculos e menor de gordura. Mesmo assim correm o risco de ter alguma parte do corpo com músculos demais, como as mulheres de coxas grossas, ainda que musculosas. Geralmente tem um visual mais atlético e sarado, tem boa postura e são simétricos. Nesse caso é importante estabelecer um programa que equilibre isso, diminuindo o estímulo de hipertrofia para esses grupos musculares.

O ideal é um programa com 60 a 70% de musculação e 30 a 40% de aeróbicos, com os devidos ajustes para cada grupo. Se você se identificou com o tipo físico mesomorfo é muito importante que não se exceda nos exercícios cardiovasculares porque eles podem fazer com que você perca massa muscular magra se forem feitos durante muito tempo e/ou com muita frequência.

Dicas de dieta para o Mesomorfo:
Proteína é a chave para os mesomorfos! Procure ingerir proteínas de alta qualidade ao longo do dia com uma quantidade moderada de carboidratos (de preferência aqueles com baixo índico glicêmico) e gorduras. O mesomorfo deve evitar variações de peso para ganhar/reter massa muscular. Adotando uma dieta nutritiva e evitando alimentos com pouco valor nutricional o apetite e os níveis de energia ficarão estáveis proporcionando uma saciedade e evitando o desejo de comer besteiras como balas, doces, etc.
Misturando dois tipos físicos
Existem ainda casos de corpos com uma mistura de dois tipos, como já mencionado anteriormente como por exemplo os endomesomorfos, que tem facilidade para ganhar músculos, mas também dificuldade para perder gordura. Eles exigem um ajuste ainda mais preciso para equilibrar e atingir um bom resultado. É difícil estabelecer uma regra definitiva.

A busca pelo corpo perfeito não é uma tarefa fácil. Requer muito sacrifício, organização e disciplina. Esperamos que através desse artigo você tenha identificado o seu tipo físico e com isso consiga otimizar seus treinamentos e sua alimentação para alcançar seus objetivos mais rapidamente. Não usem o tipo físico como uma desculpa para o insucesso, mas como um parâmetro para a elaboração do programa. Bom treino a todos.

Corpo em Foco

25 comentários:

  1. Como endomesomorfa agradeço mais uma vez as indicações que ajudam sempre a que tenhamos consciência que o nosso sucesso depende de um equilíbrio adequado a nós e não em passar horas infindas no ginásio a treinar que nem umas malucas.Às vezes o pouco e bom produz mais resultados do que o muito e desadequado.
    Obrigada por mais esta informação utilíssima amiga

    ResponderExcluir
  2. Oi. Acho que sou endomesomorfa, tenho facilidade para ganhar musculos mais dificuldades para perder gordura, aiaiaiaia. Bom fim de semana, bjkas

    ResponderExcluir
  3. Sou mesomorfa...

    e adorei seu texto! miga, que novidade..

    amei*

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA AMIGA,OLHA COMO ESTOU NA CORREIRA VOU SALVAR ESSE SEU POST PRA LER COM MUITA CALMA DEPOIS,ELE É SUPER INTERESSANTE.1000BJS TENHA UM OTIMO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  5. Oi, lindinha...
    Já me enquadradei.
    Endo .. preciso fazer maiso numeros de refeiçoes. Sabe que isso funciona mesmo..
    Adorei.. Vou tentar fazer isso..Bjus no coração... Tenha uma sexta cheia de milagres...

    ResponderExcluir
  6. Oi

    To confusa.. mesmo lendo nao sei o que eu sou....
    Serio dessa vez eu não entendi mesmo?? haha

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, muito bom amiga...sou endo... bjinhos flor

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post de hoje...
    Vou ler com calma no tipo que me encaixo e ver se isso muda alguma coisa na minha cabeça, ahuahuaa.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor! Adorei teu post!
    Realmente tem diferença o trabalho de pessoa pra pessoa e entre os vários treinos que me passaram na academia, notei que em alguns, em 1 mês notava grande diferença e em outros, malhava pesado e em 4 meses de treino não notava diferença alguma!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. oi linda estou aqui pra te agradecer o carinho ... te adoro e não vou mais desistir bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga adorei o post mas sério não sei ql eu sou hehehe
    Bjinhos e bom final de semana
    *-*

    ResponderExcluir
  12. é duro ter que admitir, mas acho que entro para a classe dos endomorfos...tá bom, um endomorfo que se cuida, melhorado..mas endomorfo! Nunca tinha ouvido falar sobre esta definição, vc sempre trazendo novidades...Bjão,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  13. Não consegui me encaixar nesses rsrsrsrsrs
    tem parte do meu corpo que mesmo gordinha aparece mais os músculos
    e tem outras partes que aparece mais as gorduras
    rs

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa materia, acho q nunca tinha lido nada igual!!

    Otimo tbm os abdominais q vc postou antes...

    Fiquei com remorço de colocar a foto no twitter...kkk...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. como sempre suas materias muiito intereçantes adoro sempre que venho aqui algo novo. parabéns ahh tenha um lindaaa sexta e maravilhoso FDs bjusss no ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Rosângela! acho que eu sou uma mistura desses três mesmo..
    tenha um ótimo final de semana! beijooo!

    ResponderExcluir
  17. Oi amada, obrigada pela força!
    Vou sair dessa em breve, prometo!
    Bjs e mt força!!!
    Ahhhh descobri que sou endomorfa, o que confirma o que venho tentando fazer, cortar os carboidratos e açúcar!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Comprei a revista e vc está maravilhosa!
    Adorei a reportagem.
    Parabéns pelo sucesso!
    Ótimo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Amiga como smp com um poster esclarecedor,mt bom msm!!um findi com mta energia positiva,bjinhos

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post amiga ! Eu sou do tipo endomorfo ( é assim ??)

    ai, ai , agora quanto aos exercicios ! preciso me puxar até pra conseguir segurar a rotina !

    Beijao e bom findi ! Tomara que tenha um encontro mesmo ! Tem tantas meninas legais pra gente conhecer né ?!!

    Beijao

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga,

    Gostei muito do post, muito informativo, mesmo!!!
    Acho que me encaixei no endomorfo, tenho mais gordura abdominal, devido a cesarea!!!
    Mais ainda vou perder essa barriguinha!!

    beijos ebom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela força tha tenha um lindo sabadooo bjs no ♥

    ResponderExcluir
  23. Querida obrigada pela visita. Adorei o post foi muito esclarecedor. bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi,Acho uqe sou endo mesmo,mas sempre podemos mudar né, então é hora de arregaçar as mangas e correr atrás do meu objetivo.
    Um ótimo findi!
    Beijosss

    ResponderExcluir