sábado, 21 de agosto de 2010

Vamos correr por uma vida saudável ?

Um estilo de vida saudável, que inclui alimentação e a prática de exercícios, é capaz de prevenir doenças e retardar o que os médicos chamam de “relógio biológico” do envelhecimento. Hoje, mais do que nunca, atividade física faz parte de qualquer tipo de prescrição médica voltada a qualquer idade. Mas os médicos vão além. É consenso entre eles que o que você faz hoje (principalmente a partir dos 30 anos) resultará em uma velhice com mais ou menos qualidade de vida.


A partir da terceira década para as mulheres e da quarta, para os homens, começa o processo de degeneração das células. Por isso, as pessoas precisam fazer atividade física para chegar à terceira idade saudáveis. Eu sempre digo aos meus alunos que a atividade física deve ser vista como dormir, se alimentar, tomar banho, enfim, isso tem que ser incorporado em nosso dia a dia como qualquer hábito.

Atualmente, a modalidade que mais vem crescendo como prática de atividade física, é a corrida, e esta modalidade vem tendo apoio de todos os lados, principalmente do Estado de São Paulo que aos finais de semana fecha avenidas para que todos possam ter acesso fácil a corrida, geralmente as avenidas que estão sendo fechadas ou esta sendo separado um espaço para a corrida, leva para parques, o que ajuda ainda mais você a deixar seu carro na garagem e sair pela cidade correndo.

Como começar a correr?
Se você tem a intenção de começar a correr, ótimo! Se você já corre, melhor ainda! Esta é uma excelente atividade física, desde que seja feita com orientação de um professor de Educação Física, para fazer a atividade corretamente, garantindo benefícios com segurança para a sua saúde e eficiência de resultados .
Antes de iniciar qualquer atividade física, devemos nos certificar que tudo está sob controle, que seu corpo está em boas condições para receber novos estímulos e se ele vai receber e aceitar positivamente esses novos estímulos. Por isso a grande e importante responsabilidade de fazer uma Avaliação Física e Médica.
Para que haja ganhos, é preciso correr uma distância ou tempo suficiente para se estimular as adaptações fisiológicas, mas sem exagerar a ponto de ocasionar lesões. Trinta minutos é um tempo bom, mas o ideal é uma hora. Porém, quem é iniciante deve respeitar seus limites e intercalar a caminhada com a corrida, evoluindo aos poucos. Se há disciplina nos treinos, com certeza logo logo seu organismo começa a se acostumar com o estímulo dado. Então a corrida contínua chega com certeza.
Alternar com exercícios de força e flexibilidade também é uma ótima opção para quem não pode correr todos os dias, até porque para correr o corpo tem que estar preparado, os músculos devem ser fortes e as articulações resistentes e com um movimento amplo, por isso a importância do fortalecimento muscular (musculação) e o alongamento.
Uma boa postura para correr é muito importante. Corra sempre mantendo seu corpo ereto, cotovelos fletidos em aproximadamente 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com palma para baixo. Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada.
Devo ressaltar a importância de trabalhar com o controle dos batimentos cardíacos, ou seja, sua Zona Alvo de Treinamento. Isso vale para quem busca melhora da performance e também perda de peso. Quando uma pessoa corre dentro da faixa de 70% a 85% da frequência cardíaca máxima, ela obtém todos os benefícios para o corpo de forma segura e eficiente. Um iniciante, apenas com a caminhada vai conseguir chegar a estes batimentos, mas, com o tempo ele precisará correr em um ritmo cada vez mais intenso para alcançá-lo pois seu coração vai ficando cada vez mais forte. Para este tipo de monitoramento o ideal é ter um frequencímetro para acompanhar os batimentos cardíacos (Ex: Polar), mas em caso de não poder adquirí-lo, poderá usar a medição manual que é passível de erros, mais dá para ter uma idéia e também pode utilizar a percepção de esforço, onde deve perceber se a intensidade é confortável, moderada, forte ou exaustiva e a partir daí controlar sua evolução no treino.
Antes de cada sessão de treinamento, realize um aquecimento (trote) e um alongamento rápido. Após o treinamento, faça uma volta à calma caminhando por aproximadamente 5 minutos e em seguida uma outra sessão de alongamento, desta vez mais concentrado, procurando manter cada posição aproximadamente 20 segundos.
Não faça os treinos fortes por muitos dias seguidos. Guarde ao menos um dia de intervalo entre as sessões semanais.
Se for participar de alguma competição, diminua a intensidade do treinamento com sobrecarga pelo menos uma semana antes. Não faça sobrecarga na semana anterior à prova para evitar fadigas durante a prova. O chamado overtraining (excesso de treino).

Descanso
Como em todas as atividades e para uma vida saudável, o descanso também é um fator muito importante para se obter os benefícios fisiológicos. Descanso é dormir, e não ficar sentado vendo televisão. Depois de um treino, a condição física piora, a imunidade diminui e os músculos sofrem pequenas lesões. Quando dormimos, ocorre a recuperação de todo o organismo.

Dicas Importantes
Use um tênis adequado ao esporte e ao seu tipo de pisada. Controle a alimentação, ingerindo alimentos com baixo valor calórico, evitando açúcar e gorduras. Tenha sempre o acompanhamento de bons profissionais. Experimente correr com grupos de treinamento de corrida. O estímulo, sem dúvida, é muito maior. Corra com regularidade e torne o esporte um hábito em sua vida. Melhore suas marcas. Aumente o seu limiar aeróbio. Aumente a força muscular, pois o treinamento de resistência potencializa cada músculo exigido na corrida. Treine musculação pelo menos três vezes por semana. Faça um trabalho de fortalecimento, principalmente, dos tornozelos, panturrilhas e músculos que reforçam os joelhos. Não tenha pressa para aumentar distâncias ou a velocidade de corrida, deixe que isso aconteça gradativamente. Faça incrementos de carga suaves e gradativos. Sempre que possível corra de manhã, pois se você deixar para correr no final do dia, poderá estar atrapalhado com seus afazeres ou estar muito cansado das atividades que fez. Corra de preferência na mesma hora, acostumando assim o organismo à atividade. Desta forma, quando você não correr, sentirá falta.


Corpo em Foco

Ahhh não se esqueça, segunda-feira acontecerá o sorteio, ja está participando ?

18 comentários:

  1. BOM DIA LINDA,OLHA TENHO MUITA VONTADE DE CORRER,MAS FALTA COMPANHIA(ACHO)E UM "PROFESSOR"QUALIFICADO,E AQUI INFELIZMENBTE NÃO TEM.MAS QUE SABE EU AINDA ARRUMO UMA COMPANHIA?QUERIDA 1000BJS PRA VC,TENHA UM OTIMO FINDI.

    ResponderExcluir
  2. Oiee!
    Ultimamente tenho corrido menos do que eu gostaria, por conta dos muitos compromissos do dia a dia... mas desistir, jamais!
    Excelente post! E a foto, olha eu ali outra vez! heheheh
    Valeu!
    Bjão,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  3. Obrigada :)

    Para ti tbm

    Bjinhos,
    Adriana *-*

    ResponderExcluir
  4. Que diposição hein...
    Confesso que sou um pouco preguiçosa com exercícios mas sei que nada melhor para ter uma vida saudável, mas acho que correr ainda é um sonho bem distante para mim.
    Obrigada pela visita e qnd quiser é só aparecer...
    Bom findi e bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Ro, ótima postagem como sempre. adoro suas dicas.
    Ontem cheguei a conversar com um professor que tem um grupo de corrida, ele dá assessoria. O problema foram os horários que eles treinam...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga linda... passei aqui só pra deixar um carinho.. bjinhos flor

    ResponderExcluir
  7. Como vc sabe começei agora e estou amando virou meu vicio, aqui em minha cidade tambem estão fechando avenidas para esta atividade aos finais de semanas, e mesmo os locais que não são fechados os motoristas tem respeitado os praticantes de corrida de rua, logo mais a noite tem uma badaladíssima.Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi
    eu sou doida pra correr
    hoje em dia meus seios não deixam, incomodam muito
    por mais sutiã reforçado que eu coloque..... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. oiii
    eu bem gostava de correr, mas fico logo sem ar e nao aguento...
    pode ser que quando emagrecer um bocado grande já consiga melhor... mas aposto nas caminhadas...
    bjuuu

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga,
    como gostaria de poder correr mas como estou acima do peso não posso se correr acabo de vez com meu pobre joelhinho que ja sofre em me aguentar hehehehe mas um dia chego lá.
    bjinhos e bom restinho de final de semana.
    *-*

    ResponderExcluir
  11. Passando pra deixar um beijão*

    Tenha um domingo de pazzzzzzz!

    ResponderExcluir
  12. OIE AMIGA,

    TENHO PENSADO QUE SÓ VC PODER ME DEDICAR MESMO HÁ EXERCICIOS, QUANDO MEU FILHO MENOR FOR PRA ESCOLA, PQ AGORA TOTALMENTE IMPOSSÍVEL!!
    ENTÃO POR ENQUANTO...EXERCICIOS NO LAR!!!

    BEIJOS E BOM DOMINGO!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro!

    Que bom que gostou do selinho.fico feliz =D

    Tenha um ótimo domingo...beijosss

    ResponderExcluir
  14. . Amiga, deve ser muito gostoso ter um grupo de caminhada ou corrida, um estimulando o outro! Adorei a postagem.
    . Excelente domingo pra vc!
    . Bj. Fique com Deus.
    . Estou comentando do celular, através do vivoon pode ficar com erros.

    ResponderExcluir
  15. Amiga muito importante a dica! Vc tem dica de auto massagem pra ajudar a combater aquela celuluite que se localiza bom quadril e nas coxas (tenho muita)? Uma semana iluminada pra vc!

    ResponderExcluir
  16. OIe Rô obrigada pela força viu! adoro suas visitas elas me fortalece d+. passando aqui pra lhe desejar um maravilhoso domingo e uma linda semana mil bjus ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi,Rô!Eu adoro correr,mas confesso uqe não tenho preparo físico para enfrentar uma corrida dessas, e além do mais tenho problemas no joelho o que me impdem de uma certa forma de correr muito.
    Uma ótima semana!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Superb blog post, I have book marked this internet site so ideally I’ll see much more on this subject in the foreseeable future!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...