terça-feira, 24 de agosto de 2010

Você não emagrece por causa do metabolismo? Veja mitos e verdades.

Muita gente atribui ao metabolismo lento a dificuldade de perder peso. Mas será que faz sentido? Fernando Menegat Kuhn, endocrinologista, especialista em obesidade, de Caxias do Sul, esclarece o que é mito e o que é verdade.

Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.
MITO.
Na maioria dos casos, essa é uma desculpa para o fracasso da dieta. Só uma pequena porcentagem de pacientes têm problemas orgânicos. Voracidade alimentar, sedentarismo e uso de medicações antidepressivas são as causas mais frequentes da obesidade. A dificuldade não está no organismo emagrecer, mas em mudar hábitos, fazer o que é preciso para emagrecer. São coisas diferentes.

Eu como pouco, mas não consigo emagrecer.
MITO
. A não ser em raros casos de distúrbios, a pessoa não emagrece quando ingere mais calorias do que gasta. Às vezes, o problema não está na quantidade de comida ingerida, mas na quantidade de calorias da comida colocada no prato. Emagrecer é uma equação matemática. Para perder um quilo em uma semana é necessário haver um déficit de aproximadamente 1 mil calorias ao dia: 7 mil calorias/semana. Pode-se conseguir isso reduzindo 700 calorias pela dieta e queimando 300 calorias pelo exercício, o que vai dar 1 mil calorias/dia.

Pessoas com tendência a engordar nunca serão magras.
MITO
. Não é uma regra imutável. Depende de mudança de hábitos (alimentares e prática de exercícios) e de perseverança nessa mudança do modo de viver. Quanto maior o grau de obesidade mais difícil é a transformação. Estudos apontam que a tendência a voltar a maus hábitos aumenta na proporção direta do aumento do IMC (Índice de Massa Corporal).

Os magros têm o metabolismo mais acelerado do que os gordos.
DEPENDE
. Há pacientes que têm resistência à ação da insulina e podem ter mais dificuldade para emagrecer. Para descobrir essa resistência, é preciso fazer um exame com glicose/insulina e calcular o HOMA (Avaliação Dahomeostase Metabólica). A herança genética também tem importância (familiares magros ou obesos). Mas, em geral, são os maus hábitos que influenciam a obesidade e diferenciam gordos e magros.

O metabolismo do homem é mais acelerado do que o da mulher.
SIM.
A diferença de massa muscular entre os sexos é que determina o ritmo do metabolismo. Os homens possuem 8% a mais de massa muscular do que as mulheres. Os músculos consomem mais energia do que a gordura para se manter.

O metabolismo desacelera com a idade.
SIM
. A partir dos 30 anos, o ritmo metabólico diminui (média de 5% a cada década). Essa redução, que é maior nas mulheres que nos homens, decorre da perda de massa muscular, natural da idade.

Vida Saudável

34 comentários:

  1. Olá amiga tbm..às vzs tbm tenho vontade d dar um tiro na balança,rsrs..ms como sou da paz,vou tentando com a RA msm,rsrs..um lindo dia Rô,bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oláa! Parabéns pelo blog!! :) . Estamos juntas nessa caminhada. Posso contar com você? Conte comigo! Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. bom dia ..boas dicas... ahhh queria ter feito algo pra evitar os sintomas da tpm ...afff..bjus

    ResponderExcluir
  4. bom dia Ro...fantastica as dicas é bem a verdade mesmo, muitas vezes usei algumas destas frases como desculpas kkk!! Obrigada pelo carinho de sempre amiga!! Ah logo logo vou correr assim como vc!! Meu sonho e correr 10 km eu chego la!! bjuss linda!

    ResponderExcluir
  5. Olá...td bem e vc?
    meu findi foi otimo a R.A certinha
    no domingo caminhei foi bom,pq o maridao me acompanhou..rsrs
    Mas na segunda minha coluna travou...afff...tenho um probleminha,as vezes até esqueco e me lembro só qdo piora mesmo..
    Hoje posto peso e medidas(tenho novidades..rsr)e o cardapio da nutri,ok?
    ahh o spa,rs..em outubro depois do dia 15, quero passar 2 semanas num spa...bomm,né?
    Bjo
    obrigada por tudo
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Concordo, acho que nunca usei esse tipo de desculpa, pq sempre soube que tudo depende de nos mesmas pra emagrecer... e somos um exemplo disso não é?
    Pura matematica... adoro essa parte... meu marido diz sempre que alguem fala de emagrecer que a pessoa precisa de duas coisas, fechar a boca e ser boa de matematica, afinal ele me ve pra cima e pra baixo fazendo contas..rs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Menina!!! bom dia!
    Juro que queria q todos esses mitos fossem verdade, mas, não podemos nos enganar, e sim encarar e lutar!
    Bj

    Aqui, tentei entrar no blog da(o) BUBY, (q comentou aí em cima)mas não consegui, se vc conseguir me fala como eu faço?

    ResponderExcluir
  8. Ólá, linda!
    Gostaria de usar essa deculpa, mas para quê enganar a mim mesma? Eu não emagreço simplesmente porque como igual um bicho, porque tenho cabeça de gorda e porque desconto todas as minhas emoções na comida. Emagrecer requer mudança de hábitos, e isso é mais difícil de curar do que um metabolismo lento! rs

    Tenha um lindo dia!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga tudo bem?
    Confesso para vc que fiquei na dúvida no começo, qndo vi aquela receitinha na minha mão!!!
    Mas com cada post q leio me anima,e eu me sentiria uma traíra se tomasse qquer tipo de remédio, eu sei que se VCS conseguiram e tbm POSSO conseguir sem DROGAS!!!
    Confesso que nesses 4 últimos dias estou tão desanimada .... preciso de força para voltar com tudo, mas de onde tirar essa força?...Isso eu não se!!!Vc ja se sentiu assim?
    Lendo seu post me identifiquei bastante com as perguntas e respostas... eu tenho resistência a insulina fiz esse exame há +/- 1 ano.... Saco viu, isso atrapalha nem que seja (um pouco) na perda de peso, né?

    Um bjão e obrigada pela ajuda de sempre.
    PS: Aqui em Cotia/SP não achei onde faz essa massagem desportiva japonesa, tem onde me indicar em São Paulo/ Capital?

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, mitos e verdades...agora assim, discordo um pouco do lance de que metabolismo lento é mito... acho q em alguns casos é verdade sim, a resistência sob a ação da insulina produzida no fígado, pode acarretar em lentidão na queima de lipídios, é cientificamente comprovado...claro, o q não pode é ser sedentário, se alimentar erroneamente e usar de desculpa um metabolismo lento...a pessoa come tudo q vê, não se exercita, acaba engordando e aí diz "meu metabolismo é lento"... aí sim, me poupe! Mas tem pessoas que se cuidam, se exercitam e demoram muito para perder peso, estas sim tem resistência a ação da insulina...e isto é considerado uma patologia, passível de tratamento com medicação...
    Teus textos são ótimos, muito informativos e diversificados!
    Grande bjo,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  11. oi linda, meu metabolismo é fogo na roupa paradinho ...afff... intestino então nem se fala ...

    ResponderExcluir
  12. Oi. Antes de iniciar a RA, não consegui entender porque não emagrecia, achava que coia pouco e culpava meu metabolismo, mas depois que comecei a anotar o que comia, vi que eu mesma me enganava, comia pouco mas coisas muito caloricas, hoje como mais vezes ao dia em pequenas porções e alimentos menos caloricos. E como uma fritura, salgadinhos e bolachas recheadas engordam gente? Ainda bem que eu vi isso a tempo e parei de culpar meu metabolismo. Acho que nosso pensamento gordo, tende a querer nos enganar, kkkkkk, bj

    ResponderExcluir
  13. Oie Rô Bom dia!!
    obrigada pela força de sempre viu. vc é muito especial. te lovu bjus bem grande em seu coração tenha u7m lindo e maravilhoso dia.

    ResponderExcluir
  14. ahhhhh eu amo suas dicas...por isso vc me inspira ^^

    bjinhoss flor querida :*

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, obrigada pelo carinho lá em casa.
    É verdade mesmo...usamos mnuitas desculpas para não assumir a falta de comprometimento com a reeducação alimentar, eu mesmo já disse várias vezes que meu matabolismo era lento, hoje eu descobri que eu é quem era lenta...rsrsrsrsr...bjokas

    ResponderExcluir

  16. Adorei a matéria, ótima para meu momento!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ótima reportagem! Esclareceu dúvidas que eu tinha e até de pessoas que ja me perguntaram.
    Valeu pela dica do chá branco. Não lembrar que era vc, é tanta gente..hhihiii...bj.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas amiga...
    Realmente...depende só de nós!!!
    Bjãooo e ótima 3a feira!
    Tô por aqui!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga linda e chique... olha o meu metabolismo é muito bom e vejo isso hoje, antes eu falava que era lento, mais na verdade eu era preguisosa e dava valor ao fracasso, ele é rápido e mostra o seu poder logo logo quando ando na linha... bjinhos florzinha

    ResponderExcluir
  20. Legal, ja muita gente botando a culpa no coitado do metabolismo!! rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Ro

    Passando pra retribuir a visitinha
    Tb adorei as suas dicas

    Bjusss

    ResponderExcluir
  22. oi amiga do meu♥♥
    quantas vezes não coloquei a culpa no meu metabolisamo afff
    agora não faço mais isso a mudança começa por mim né?
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  23. Rô..............tá no post de hoje!! Acabei de postar! Linda....orgulhosa demais de vc, muito obrigada pela história!
    Beijooo :)
    e divulga ae!

    ResponderExcluir
  24. olaa aforei seu blog
    parabens pelo seu resultado
    bjoss estou te seguindo

    ResponderExcluir
  25. Miga! Essa sua matéria foi esclarecedoooora para mim ! Eu amei !

    Deixei um selinho para vc no meu blog :D

    Vamos com tudo tá ?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oi amiga,
    estou viciada em suas dicas hehehe
    adoro mesmo, e meu organismo é uma lesma nossa quase parando hehehe.
    Bjinhos e boa semana
    *-*

    ResponderExcluir
  27. Oie, amiga,

    Eu já usei algumas dessas dicas, como desculpa!!!
    E o caso do sedentarismo, tem me preocupado, pois neste inverno virei uma!! Todo dia fico treinando no pensamento que vou fazer caminhada e acabo não fazando, ô vida aff!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  28. O que me preocupa é o fato de que depois dos 30 o metabolismo muda. AI MEU DEUSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  29. Oi querida amiga!!!

    To numa fase meio melancolica..rs..mas já já me regenero..rsrs..
    Obrigada pelo carinho de sempre!

    Binhos!

    ResponderExcluir
  30. Adoreeeeei as explicaçoes!!! mto boas mesmo!!!!

    beijaaaao
    Liza

    ResponderExcluir
  31. isso acabou com muitas desculpas que os gordos dão
    não tem desculpa para emagrecer né, basta força de vontade
    bjo

    ResponderExcluir
  32. Amiga só posso te dizer uma coisa a respeito dessa matéria: -Eu quero ser homem - Queimam mais calorias e tem mais músculos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. ola
    eu usei muitas dessas desculpas durante muito tempo...
    agora ainda bem que abri os olhos e resolvi mudar...
    bjuuuu

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...